TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos organogramas

Abstract: Importância dos organogramas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Abstract  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

1) Uma empresa para alcançar seus objetivos deve fazer uma análise completa de sua estrutura, pois é através disso que ela saberá o que tem e o que vai precisar para alcançar a sua meta. Essa análise deve levar em conta a estrutura financeira, a estrutura física e a estrutura humana. Atividade-fim é a finalidade principal do negócio e as correlatas. Para simplificar nós damos um exemplo: Uma empresa Transportadora não pode ter motoristas autônomos, porque a finalidade do negócio é o transporte rodoviário de mercadorias. Logo, essencial para que a empresa funcione a existência dos motoristas. Uma Construtora nao pode ter engenheiros autônomos, pelo mesmo motivo, e assim por diante. As atividades-meio classicamente terceirizadas, são: A limpeza, a segurança e a manutenção patrimonial, exceto para as empresas que são criadas com esse objetivo comercial, de fazer esse serviço. Para os que terceirizam atividade-fim, visando a redução (aparente) de custos, o risco (também aparente) que existe, é na chegada da fiscalização do Ministério do Trabalho ser detectado que tais atividades não estão sendo exercidas por empregados, e isso tem sido alvo de multas e da exigência do pagamento de todos os diretos (como se empregados fossem) retroativamente. Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes, que são separados em órgãos Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.

2) A O&M Tem sua origem na Escola Clássica (tendo Taylor como precursor e maior contribuinte).Com a necessidade de organização, devido ao uso da TI pelas empresas, o O&M foi mudando gradativamente para Organização, Sistemas e Métodos (OSM). Organização é a atividade voltada para a estruturação harmoniosa dos recursos disponíveis, com o intuito de promover uma atuação sistêmica eficiente e, assim, obter a esperada eficácia de conjunto e Método, refere-se à economia de esforços, tempo e movimentos por meio da simplificação do trabalho, tendo, como resultados diretos, o aumento da produtividade e a diminuição das despesas.

3) As atividades fins são dos processos que agregam valores ao produto ou serviço, portanto, necessárias aos objetivos organizacionais relacionados ao lucro. As atividades meios tem por finalidade apoiar ou assessorar atividades fins, portanto, são possíveis de serem terceirizadas.

4) Como o estudo das organizações por meio da analise de cada uma das suas atividades, afim decriar procedimentos que venham a interliga-las de forma sistêmica, ou seja, princípios que visam planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de um grupo que tem como objetivo atingir resultados em comum dentro de uma organização.

5) Os princípios de Henri Fayol vieram para colaborar com o surgimento da OSM, mas as técnicas só foram utilizadas no governo americano após a crise de 1929 com a finalidade de melhorar os processos da administração pública do governo. Em seguida as técnicas de OSM foram aplicadas no governo da Inglaterra, principalmente nas industrias nas décadas de 40 e 50.

6) A mudança é um processo contínuo, está na base da própria natureza. Nada é sempre igual; tudo está em permanente processo de transformação. Se o movimento é uma das características mais perceptíveis da natureza, significa que a cada instante o movimento desloca uma condição à outra, altera uma posição, transforma uma composição, enfim, altera e renova ao mesmo tempo. A inovação se dá pela introdução de novas idéias no sistema organizacional, capazes de manter ativo o processo de atualização, de modernização permanente, independendo muitas vezes das mudanças tecnológicas. A inovação é a capacidade de criar novas situações, melhorar a qualidade do desempenho e buscar incessantemente novas formas de ação.

7) Pelas seguintes características : Visão compartilhada, liderança e desejo de inovar: geralmente a inovação tem a ver com mudança e aprendizagem e, em geral, rompe padrões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com