TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústrias de bebidas Pira

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

        

A indústrias de bebidas Pira, criada em 1965 pelo João Barroso, um senhor carismático que acumula histórias de luta e superações desde a vinda da sua família, em 1956, do Nordeste a São Paulo.

Esta é uma empresa familiar criada a partir de um pequeno alambique o qual servia para a produção de cachaça e conhaque, que com o tempo foi se desenvolvendo e o processo artesanal de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. Os processos mais rápidos e de qualidade fizeram crescer ganhando mais demanda, dessa forma a empresa cresceu proporcionalmente ao se desenvolvimento se consolidando no mercado regional de bebidas, sendo reconhecida pela sua qualidade e sabor em todo o Brasil.

O cenário atual da Indústria de Bebidas Pira é de queda, devido a uma crise de gestão, causado pela idade avançada do João Barroso que não apresenta mais condições para gerenciar a empresa, tendo isso em vista, ele tem a ideia de atribuir a responsabilidade gerencial e administrativa aos seus filhos Paulo e Iran que sempre estiveram presentes em segundo plano.

Por conta da competência gerencial e intuitiva do João, os seus filhos não se preocuparam em buscar qualquer qualificação profissional para ser o sucessor do negócio familiar, dessa forma, tanto Iran quanto Paulo concordaram em contratar um escritório de consultoria empresarial para analisar os candidatos à sucessão, para estabelecer aquele que se enquadra melhor na função do pai.

2. PERFIL DOS SUCESSORES

A empresa de consultoria com o intuito de escolher o melhor sucessor procurou traçar o perfil dos filhos de senhor João Barroso, considerando as competências e habilidades de cada um, juntamente com suas deficiências. Como toda empresa familiar o atual gestor deseja que a sucessão seja familiar, por isso fez seus filhos acompanharem o processo de desenvolvimento da empresa e trabalhar em algum setor. Embora tenha tido interesse do pai em perpetuar o negócio familiar faltaram esforços dos filhos em se profissionalizar na área para melhorar sua atuação dentro e fora da empresa. É importante ter competências gerenciais que qualifiquem a empresa, principalmente quando há uma natural renovação de conhecimentos e conceitos sobre os processos que vem sendo realizados.

Uma hipótese a ser cogitada pela empresa, é definir outro funcionário melhor capacitado e deixar os filhos do João participarem de outras formas na empresa, dentro de ações estratégias, gerenciando outros setores ou até mesmo como membros do conselho.

2.1. Tabela de competências

O conceito de competências conforme Dutra (2004 apud WITTE; DOMINGUES; SILVEIRA) foi inicialmente estruturado por David McClelland em 1973, e de lá para cá, muito se falou sobre as responsabilidades de cada um nas organizações e das habilidades requeridas pelos administradores, o qual Katz (2000 apud WITTE; DOMINGUES; SILVEIRA, 2007) se refere as atividades dos administradores: “(a) dirige as atividades de outras pessoas e (b) assume a responsabilidade de atingir determinados objetivos por meio da soma de esforços”.

Para Witte, Domingues e Silveira (2007) as habilidades mais procuradas no mercado de trabalho são:

  • Responsabilidade
  • Liderança
  • Iniciativa
  • Capacidade de trabalhar em equipe
  • Tomada de decisão
  • Criatividade

Por consequência dos trabalhos anteriores Fleury e Fleury (2000, WITTE; DOMINGUES; SILVEIRA, 2007) definiram o termo competências como “um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Dessa forma foram identificadas cinco competências de maior destaque para Sant’Anna, Moraes e Kilimnik (2005 apud WITTE; DOMINGUES; SILVEIRA, 2007)

  • Capacidade de gerar resultados seletivos;
  • Capacidade de se comprometer com os objetivos da organização;
  • Capacidade de trabalhar em equipes;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de comunicação.

Com os pressupostos dos autores predecessores Witte, Domingues e Silveira (2007) criaram uma tabela de habilidades e competências das quais, de forma intuitiva, consegue relacionar os indivíduos com suas qualidades. Dentre elas, para o presente trabalho, selecionei as que eram mais pertinentes no problema proposto.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR

PAULO

IRAN

  1. Aprender novos conceito e tecnologias

X

---

  1. Atuar preventivamente

---

X

  1. Autocontrole emocional

---

X

  1. Capacidade de lidar com mudanças e situações novas

X

X

  1. Capacidade de tomar decisões

X

X

  1. Capacidade de trabalhar em equipe

X

X

  1. Criar de manter uma rede de relacionamentos

---

X

  1. Gerir conflitos (incertezas, situações ambíguas)

X

X

  1. Liderança

X

---

  1. Pensar estrategicamente

X

X

2.2. Tabela de competências mais argumentos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR

PAULO

IRAN

  1. Aprender novos conceito e tecnologias

X

---

Paulo sempre conectado as novas tecnologias reconhece a importância  da mudança provoca por elas.

  1. Atuar preventivamente

---

X

Iran é mais estratégico e reconhecimento o planejamento como um elemento norteador, já Paulo se arrisca mais e é mais confiante nos seus instintos.

  1. Autocontrole emocional

---

X

Paulo fica alterado quando suas convicções são contestadas.

  1. Capacidade de lidar com mudanças e situações novas

X

X

Ambos gostam de desafios e mudanças, Iran gosta de planejar a mudança enquanto Paulo tem mais iniciativa.

  1. Capacidade de tomar decisões

X

X

Ambos já estão acostumados a gerir algum setor da empresa.

  1. Capacidade de trabalhar em equipe

X

X

Ambos tem essa habilidade principalmente pelo fato de já ter tido experiência em trabalhar com a equipe.

  1. Criar de manter uma rede de relacionamentos

---

X

Iran é mais carismático e gosta de fazer amizades, enquanto que Paulo mantém certa distância afetiva com seus funcionários.

  1. Gerir conflitos (incertezas, situações ambíguas)

X

---

Por ser um líder nato, Paulo consegue entender melhor as situações conflitantes e consegue tomar decisões mais assertivas.

  1. Liderança

X

---

Iran tem dificuldade em ser rígido, não consegue comandar mas consegue influenciar.

  1. Pensar estrategicamente

X

X

Paulo pensa estrategicamente, sabe como alcançar seus objetivos, porém é impetuoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com