TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia dos filosofos na administração

Por:   •  24/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  3.535 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

A INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS NA ADMINISTRAÇÃO

NOMES: Delvane Jarabisa, Janaina Perin Hilbig, Joslaine e Suzana Segat.

Santa Rosa, 10 de março de 2016.

INTRODUÇÃO

A Administração recebeu enorme influência da Filosofia. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época.

O conhecimento filosófico se torna imprescindível para conhecermos as coisas que nos rodeiam. Os executivos de uma empresa assumem posturas filosóficas, os religiosos, os políticos, os roqueiros, os ecologistas, os sindicalistas e assim por diante, quer os próprios agentes tenham consciência disso ou não.

A primeira influência aposta à administração ocorreu na antiguidade, por parte dos filósofos gregos. Eles buscavam soluções para os problemas que ocorriam em seu meio externo e/ou interno. Buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO DE TAREFAS, CONTROLE e DIREÇÃO. Em suma, a filosofia está presente na existência humana e sua utilização permite ao ser humano pensar com clareza, refletir mais profundamente sobre suas ações.


A INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS NA ADMINISTRAÇÃO

A história da administração encarada como ciência, é recente. No decorrer da história da humanidade ela se desenvolveu de forma lenta, mas contínua, recebendo ao longo contribuições dos mais diversos setores do conhecimento humano. Porém, somente no início do século XX, é que a administração se estabeleceu como ciência, sendo modernamente agrupada no campo das ciências sociais aplicadas.

Os principais filósofos que influenciaram a Administração foram: Sócrates (470-399 a.C), Platão (429 a.C. 347 a.C.) discípulo de Sócrates, Aristóteles (384 a.C. 322 a.C.), discípulo de Platão. Ambos deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX, como veremos a seguir:

- SÓCRATES

Sócrates foi um filósofo que em sua vida dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico. A introspecção é ponto característico de sua filosofia. Seu programa de vida foi: Conhece-te a ti mesmo, isto é, torna-te consciente de tua ignorância, o que ele considerava o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude.

Ele diz ainda que o filósofo não deve ser presunçoso a ponto de tudo conhecer, mas sim, assumir humildemente o papel de eterno aprendiz. O único meio de alcançar a felicidade, para Sócrates, é através da prática da virtude, adquirido com a sabedoria. Sócrates valorizava acima de tudo o debate e o ensinamento oral. Seus métodos buscam despertar o posicionamento crítico, a capacidade de pensar por si mesmo e de construir conhecimento na interação com seu mestre e com os demais.

Utilizava esse método na conversação com seus discípulos e adversários, se propondo a esclarecer os debates a partir de princípios básicos, o que significava definir os conceitos fundamentais que seu adversário adotava.

Os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que o correm em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle, porém vemos que em um período tão desglobalizado, houve mais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia.

Sócrates afirmou que a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Veja o que ele diz sobre a administração, em um diálogo citado por CHIAVENATO (1997 pág. 50-1):[...] sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e ser for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquides, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres; pois os afazeres privados diferem dos públicos somente em magnitude; em outros aspectos, são similares, mas o que mais se deve observar é que nenhum deles pode ser gerido sem homens, nem os afazeres privados são geridos por uma espécie de homem e os públicos por outra: pois aqueles que conduzem os negócios públicos não utilizam homens de natureza diferentes daqueles empregados pelos que gerem negócios privados; e os que sabem empregá-los conduzem tanto os negócios públicos quanto os privados, judiciosamente, enquanto aqueles que não sabem errarão na administração de ambos. (SÓCRATES 470 a.C  399 a.C.).

Pode-se dizer que Sócrates acreditava que para ser um bom administrador, precisa que este, tivesse total controle do que faz, conhecer o que faz e saber realizar as coisas seja em qualquer área que este for escolher. Também defendia que os homens tinham a administração como uma habilidade nata, e que seja, em qualquer área pública ou privada tem maneiras diferentes de gerir, mas que ambas precisam de pessoas, pois sem pessoas não tem como administrar.

- PLATÃO

Platão (428 – 347 C), filósofo grego, nasceu em uma família em Atenas e se destacou entre os pensadores mais influentes da civilização ocidental. Platão foi um brilhante escritor e filósofo. Seus diálogos abordaram praticamente todos os tópicos que vieram a ser discutidos por filósofos que se seguiram a ele. Suas obras fazem parte da mais reconhecida literatura mundial.

Desde jovem, Platão tinha ambições políticas, mas logo se decepcionou com a liderança política de Atenas. Ele se tornou discípulo de Sócrates, seguindo sua filosofia e aderindo ao método por ele utilizado: a busca da verdade através de perguntas, respostas e mais perguntas. Seu professor, Sócrates, não escreveu seus ensinamentos.

Platão, como discípulo de Sócrates, escreveu muito dos ensinamentos que lemos dele. Porém, nos diálogos, Platão faz do personagem Sócrates porta-voz de seus próprios pensamentos, de modo que é difícil estabelecer quais são os ideais de Platão e quais são os de Sócrates. Os ensinamentos de Platão foram escritos em forma de dialogo, de uma conversa ou um debate entre várias pessoas. A parte central da filosofia de Platão é a teoria das formas, ou o mundo das ideias.

A República é a maior e mais reconhecida obra política de Platão. A obra se foca na questão de justiça: Como é um Estado justo? Quem é um individuo justo? Segundo Platão, a melhor forma de governo é a aristocracia por mérito. Platão divide o estado ideal em três classes: a classe dos comerciantes, a classe dos militares e a classe dos filósofos-reis. Os filósofos-reis são encarregados de governar o país. As classes não são hereditárias, elas são determinadas pelo tipo de educação obtida pela pessoa. Com maior nível de educação a pessoa se pertence à classe dos filósofos-reis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com