TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência das teorias de administração na empresa Gerdau

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.434 Palavras (18 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR NÚCLEO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Gabriel Antonetti Alves Gabriel Lino Gonçalves Karolyne Brito Tome Viana Luciano do Amaral Kanezaki Ursula Marques da Silva Wendel Duarte Pereira

GERDAU

PORTO VELHO - RO 2021

GABRIEL ANTONETTI ALVES GABRIEL LINO GONÇALVES KAROLYNE BRITO TOME VIANA LUCIANO DO AMARAL KANEZAKI URSULA MARQUES DA SILVA WENDEL DUARTE PEREIRA

GERDAU

Trabalho apresentado à disciplina de Administração e Empreendedorismo do curso de Engenharia Civil da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Prof. Fabiano Medeiros da Costa.

PORTO VELHO – RO 2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  1. OBJETIVO        5
  1. DESENVOLVIMENTO        6
  1. ANÁLISE 1: ESCOLA CLÁSSICA        6
  1. Conselho de Administração        6
  2. Conselho Fiscal        6
  3. Diretoria        6
  1. ANÁLISE 2: BUROCRACIA        7
  1. A Teoria Burocrática na GERDAU        7
  2. Ética e Integridade        8
  3. Ter a Preferência dos Clientes        8
  4. Saúde e Segurança        8
  5. Foco em Resultado        8
  1. ANÁLISE 3: FOCO CONTIGENCIAL        9
  1. Plano de Transformação Cultural        9
  2. Definição dos imperativos do negócio        10
  3. Avaliação da Cultura Organizada Atual da Empresa        10
  4. Definição dos Atributos da Nova Cultura Organizacional        10
  5. Desenvolvimento do Plano de Ação        10
  1. ANÁLISE 4: ESCOLA DE QUALIDADE        11
  1. Certificado de Qualidade        12
  2. Qualidade Total (TQC)        12
  1. ANÁLISE 5: ESCOLA MODERNA        13
  1. As Principais Características de uma Organização Formal Moderna        13
  1. Divisão do Trabalho        13
  2. Especialização        14
  3. Hierarquia        14
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

  1. INTRODUÇÃO

A administração traz as empresas novos caminhos atrelados em suas teorias administrativas. Umas das teorias precursoras é a administração científica de Frederick W. Taylor na escola clássica, onde há também a linha de montagem de Henry Ford, seguido dos princípios de administração de Henri Fayol até a criação da organização moderna. As ideias de gerência de Negócios têm sua influência nos dias atuais, na qual incluem partes dessas teorias em acordo com sua missão e visão de trabalho.

Na pré-história o homem sobrevivia da caça, ocorre que eles observaram que quando caçavam em grupos conquistavam seus objetivos ao contrário que de forma isolada. A administração inicia-se desta concepção de auxilio nas atividades e da união das pessoas. A união de esforços em prol de objetivos, de forma planejada e com uso da liderança (BATISTA, 2011).

Ao planejar o trabalho o homem desenvolve suas habilidades naturais, aumenta a produtividade, a eficiência e a eficácia. As equipes agregam valor, pois cada ser especializa-se em algo, isso reduzirá o tempo para as tarefas, além de trocarem experiências e conhecimentos de suas abordagens. (TEIXEIRA et al., 2016). Algumas teorias surgiram destes conceitos, tais como a administração cientifica clássica, comportamental, burocracia, contingencial, relações humanas, sistemas, estruturalista etc. Sendo assim, as empresas passaram a refletir mais sobre o processo administrativo, podendo-se citar Empresas Multinacionais Brasileiras

como o exemplo da Gerdau.

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aço especiais no mundo. Foi fundada por João Gerdau e seu filho Hugo em Porto Alegre (RS), no ano de 1901, com a compra da fábrica de pregos Pontas de Paris. Em 1946 Curt Johannpeter, genro de Hugo, assumiu a direção da empresa. A direção de Curt foi decisiva para que a empresa expandisse seus negócios. Em 1948, a Gerdau ingressava no ramo da siderurgia com a Usina Riograndense, onde realizou sua trajetória tornando-se uma empresa de referência.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é identificar os conceitos de administração estudados ao longo do curso dentro da organização escolhida. Neste caso, iremos apresentar as principais características das escolas da Administração no Grupo Gerdau, realizando uma pesquisa de caráter exploratório, revisão bibliográfica e uma análise comparativa sobre a influência destes conceitos administrativos na empresa brasileira produtora de aço Gerdau.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ANÁLISE 1: ESCOLA CLÁSSICA

A escola clássica compreende os avanços na teoria e na prática da administração das organizações. Atualmente, a estrutura de governança do Grupo Gerdau é dividida da seguinte forma:

  1. Conselho de Administração;
  2. Conselho Fiscal;
  3. Diretoria.

  1. Conselho de Administração

O Conselho de Administração é responsável pela definição das estratégias de longo prazo da empresa e pelo acompanhamento de diretrizes e metas estabelecidas para o negócio. Faz parte desse conselho: Richard Chagas Gerdau Johannpeter e Fernando Fontes Lunes.

  1. Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem a função de fiscalizar os atos dos administradores e as demonstrações financeiras. Estão presentes os conselheiros: Aod Cunha De Moraes Júnior, Claudia Sender Ramirez e Márcio Fróes Torres.

  1. Diretoria

A Gestão Corporativa fica a cargo da Diretoria Executiva e dos líderes das operações de negócio. São eles: Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter (presidente), Cláudio Johannpeter (vice-presidente) e André Bier Gerdau Johannpeter (vice-presidente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (198.7 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com