TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA

PROFESSOR ROGÉRIO DOS SANTOS

INTRODUÇÃO

A história da computação percorre um grande caminho onde é possível cada vez mais descobrir porque os sistemas computacionais são projetados de uma certa forma, onde possibilita criar raízes a partir da sua base para um futuro excitante que está por vir. Nunca sabemos se determinada tecnologia vai ser usada em médio ou a longo prazo, pois cada vez mais estamos sendo exigentes com o sistema da informação.

Vivemos em um mundo que queremos respostas rápidas e precisas, a própria sociedade exige qualidade e competividade para poder se manter no mercado atual. O hardware que auxilia o humano tem o surgimento no passado com poder de crescimento, trazendo novidades no futuro. Devemos sempre estar preparado para as novas fases e desafios que estão por vir.

A evolução tecnológica permite que nós vivemos em uma nova onda, desde o surgimento dos primeiros computadores que ocupavam algumas salas, até o surgimento dos PCs (Personal Computer) ou seja computadores pessoais, notebooks, netbooks, computadores de mão como palmtop, pda, celulares, pagers.

Como hoje somos cobrados por resultados rápidos, necessitamos de informações rápidas, sendo que a mobilidade de um computador está substituindo os computadores desktop que ocupam um pequeno lugar em escritório, estabelecimentos comerciais e uso doméstico. Se temos passagem por cada onda, para enfrentar uma nova onda devemos estar preparado, acompanhando o crescimento da tecnologia, formando bases para um futuro em crescimento                  

        

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA

A informática é o termo usado para interpretar como o conjunto da ciência da informação sendo composto por: Sistemas da informação, ciência da computação, tecnologia da informação, engenharia da computação, teoria da informação, cálculos numéricos, processo de cálculo e uma analogia de conhecimentos para solução de problemas. O estudo da informação surgiu da matemática quando Alan M. Turing, desenvolveu um modelo matemático abstrato sendo como máquina de Turing, definindo à base para uma importante área da teoria da computação. O conceito da informática aplica-se ao estudo racional e automático da informação. Portanto a informática é a ciência exata onde programas de computador que são codificadas e interpretadas por processadores que através de números binários de 0 e 1 fazem  o processo através de informações que são informadas pelo usuário.

Segundo Dale et al (2010, p.9)  entre os séculos XVI e XX, a computação evoluiu rapidamente. William Burroughs desenvolveu uma máquina mecânica de adição. Dr Herman Hollerith desenvolveu o primeiro tabulador eletromecânico que fazia a leitura de informações a partir de um cartão perfurado. No surgimento da  Segunda Guerra Mundial, vários computadores estavam sendo projetados e construídos.

Nessa época, o ENIAC e o Harvard Mark I tiveram destaque, onde o ENIAC foi um estudo feito pelo John Von Neumann que depois começou a trabalhar em outra máquina, o EDVAC que foi concluída em 1950. Na verdade a idéia inicial foi o Ábaco figura 1, que terminou com UNIVAC 1, sendo o primeiro computador para prever o resultado de uma eleição presidencial. O objetivo era ter uma máquina que pudesse rapidamente manipular números e a princípio o projeto estava encerrado. Mas após isso especialistas perceberam que a necessidade de realizar cálculos rápidos em grande quantidades de dados como engenharia, física, matemática não estava no alcance dos computadores recentemente construídos. Em 1951, após a conclusão do UNIVAC1 houve o crescimento no surgimento dos computadores com objetivo de solucionar problemas em todas às áreas, então não houve crescimento somente em máquinas maiores e mais rápidos, mas também em ferramentas que permitem utilizar esses dispositivos para ser mais produtivo. E assim houve o surgimento das gerações de computadores.

[pic 1]

[pic 2]

Figura 1 - Ábaco

1. EVOLUÇÃO DO HARDWARE

1.1 Gerações de Computadores

1.1.1 Primeira Geração  (1951-1959)

A primeira geração de computadores utilizavam salas de espaços muito grandes, sendo computadores utilizado por válvulas para armazenar informações. Gerava uma grande quantidade de calor.

[pic 3]

Figura 2. Válvula termiônica.

1.1.2 Segunda Geração ( 1959-1965)

Na segunda geração de computadores, às válvulas foram substituídas pelos transistores figura 3, sendo o principal componente de hardware. O transistor era menor, mais confiável, mais rápido, mais durável e mais barato.

[pic 4]

Figura 3 - Transistor

1.1.3 Terceira Geração ( 1965-1971)

Na terceira geração, os computadores são compostos por circuitos integrados (CIs).

Circuitos integrados era muitos menores, mais baratos, mais rápidos e mais confiáveis do que placas de circuito impresso. Para Dale et al (2010, p.11) , Gordon Moore, um dos confundadores da Intel[1], percebeu que desde o tempo da invenção dos CIs, o número de circuitos que podiam ser colocados em um único cicuito integrado foi dobrando a cada ano. Esta observação ficou conhecida como Lei de Moore.

[pic 5]

Figura 4 – Circuito Integrado

1.1.4 Quarta Geração (1971 em diante)

No período de 1971 a 1981 surge uma nova fase: o microprocessador, figura 5. Com o microprocessador [2] surgem os microcomputadores mais rápidos, possibilitando a execução de várias tarefas ao mesmo tempo. Segundo Dale et al (2010, p.12) a quarta geração de computadores encontrou alguns nomes no mercado comercial. Apple, Tandy/Radio Shack, Atari, Commodore e Sun se juntaram às grandes empresas de gerações anteriores como a IBM, Remington Rand, NCR, DEC (Digital Equipment Corporation), Hewlett-Packard, Control Data e Burroughs. O PC (Personal Computer) da IBM foi introduzido em 1981, sendo que também outras máquinas compatíveis foram surgindo no mercado, no caso um dos principais que teve destaque foi a Dell e Compaq que foram sucedidas em fabricar PCs que tinham certa compatibilidade com os equipamentos da IBM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (487.9 Kb)   docx (269.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com