TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovando no Processo de Aprender: churrasco como tema interdisciplinar

Por:   •  17/9/2021  •  Monografia  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Inovando no processo de aprender: churrasco como tema interdisciplinar

Aline Ribeiro1* (PG), Ivete Ana Schmitz Booth1 (PQ), Ana Maria Coulon Grisa1 (PQ).

*aribeir1@ucs.br

1 Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade de Caxias do Sul, Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Caxias do Sul, 95070-560, RS, Brazil

Palavras-Chave: Projeto integrado, interdisciplinaridade, ambientes interativos de aprendizagens.

Área Temática: Ensino e Aprendizagem - EAP

RESUMO: O TEMA ESTRUTURADOR SELECIONADO PARA A CONSTRUÇÃO DESTE PROJETO FOI O CHURRASCO, UMA ATIVIDADE PREDOMINANTEMENTE DO RIO GRANDE DO SUL E UM DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS CULINÁRIOS DE NOSSO PAÍS. O DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS POR MEIO DE PROJETOS TEM COMO OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DO EDUCANDO, CENTRADA EM NOVAS RELAÇÕES COM O OBJETO DE ESTUDO. O TRABALHO COM PROJETOS É UMA ALTERNATIVA SIGNIFICATIVA, NAS QUAIS OS ALUNOS APRENDEM VIVENCIANDO EM CONJUNTO, A FIM DE ATINGIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS, E O CONHECIMENTO VAI SENDO CONSTRUÍDO ATRAVÉS DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO DIA A DIA. ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE PROJETO VOLTADO AO TEMA CHURRASCO, COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR, COM ATIVIDADES BASEADAS EM UMA METODOLOGIA QUE VISE O DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NOS ALUNOS.

INTRODUÇÃO

De acordo com Hernández e Ventura (1998 p.31), os projetos de trabalho constituem uma metodologia que pode promover nos alunos um sentimento de inovação e curiosidade para uma aprendizagem voltada a situações de seu cotidiano, possibilitando-lhe assim um maior envolvimento, tornando sua aprendizagem ativa e significativa, e não apenas um mero absorver de informações.

Um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central, formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação e divulgação dos trabalhos.

Um projeto interdisciplinar desenvolve a construção de conhecimentos envolvendo a mobilização e a elaboração da síntese do conhecimento. O trabalho do professor está centralizado em desenvolver habilidades relacionadas com o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Segundo Paviani,

“(...) interdisciplinaridade está nas transformações dos modos de produzir a ciência e de perceber a realidade e, igualmente, no desenvolvimento dos aspectos político – administrativos do ensino e da pesquisa nas organizações e instituições científicas. Mas, sem dúvida, entre as causas principais estão à rigidez a artificialidade e a falsa  autonomia  das disciplinas, as quais não permitem acompanhar as mudanças no processo pedagógico e a produção de conhecimento novos” ( PAVIANI, 2008, p. 14).

Nesse sentido, novas relações com concepções ''alargadas'' epistemologicamente, é o que oferece estrutura para compreender e tornar a interdisciplinaridade um instrumento significativo do fazer docente voltado para o desenvolvimento de aprendizagens estruturadoras para a autonomia e a cidadania.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (PCNEM-2002), a interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar sua diluição em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do ensino médio.

Levando-se em consideração que o professor, primeiro, deve mudar sua visão profissional sobre o que seja interdisciplinar, sua forma de relacionar-se com a informação para transformá-la em saber compartilhado, dificilmente poderá viver o que seja definitivamente uma experiência de conhecimento.

A metodologia de projetos compreende várias possibilidades; conforme a proposta, diferentes papéis para professores e alunos estão previstos. O presente material visa subsidiar apenas os projetos contextualizados e interdisciplinares, tendo em vista a realização de ensino e aprendizagem em ambientes interativos de aprendizagem, favoráveis ao desenvolvimento de habilidades explicitadas nos referenciais oferecidos pelo PCN.

Os conteúdos necessitam seguidamente de retomada, a partir de diferentes perspectivas, numa espiral ascendente em que a cada retomada os conhecimentos atingirão níveis de maior sofisticação.

Almeida (2001) corrobora com esta ideia, destacando:

“(...) que o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas do conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas a qual tem como plano de fundo a unicidade do conhecimento em construção” (ALMEIDA, 2001, p.58).

A aprendizagem, nessa perspectiva, facilita o desenvolvimento de competências e habilidades e enfatiza situações problemáticas reais e de forma crítica, garantindo a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas.

Segundo Martins (2005, p. 56), os Projetos de Ensino têm como fundamento a atuação docente, transformando o educador em pesquisador, planejando o projeto, desenvolvendo-o em sala de aula, utilizando as estratégias que acredita facilitar o aprendizado esperado e, por fim, avalia o processo e os resultados alcançados.

METODOLOGIA

Este trabalho apresenta uma proposta de projeto integrado com as áreas do conhecimento para desenvolver habilidades relacionadas com o tema estruturador churrasco, visto que é muito conhecido e praticado, predominantemente no Rio Grande do Sul, tornando-se um dos principais atrativos culinários de nosso país. No Rio Grande do Sul, nosso Estado, é a atração em diversas reuniões de famílias, amigos e festas em gerais. Muitas pessoas ainda desconhecem algumas informações a respeito da prática do churrasco, passando pelo âmbito social, ambiental e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (340.4 Kb)   docx (182 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com