TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação na construção civil

Por:   •  5/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.458 Palavras (26 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 26

A INOVAÇÃO NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Alexandre Geraldo Paixão Oliveira¹

Amanda Soares de Souza Sena

Fernanda Carine de Paula Lemos

Fernando Soares Leal

Guilherme do Couto Mendes

Guilherme Campos de Sá

Joseane Alves Roberto Rocha

Kamila Lima Flores dos Santos

Matheus Fedel Queiroz

Maria Aparecida de Oliveira²

RESUMO

O artigo desenvolvido tem o objetivo de entender como a Inovação pode contribuir para o desenvolvimento e consolidação das organizações no mercado competitivo. Com o intuito de aprofundar os estudos sobre esse tema, a empresa Precon Materiais de Construção foi escolhida como objeto de estudo por desenvolver as telhas PreconVC, uma linha de telhas de PVC inovadora que alem de 100% reciclavel, ainda é anti chamas, possui proteção sonora e tem garantia de qualidade atestada atraves de selos exclusivos no mercado como DATec, que possibilita a sua comercialização para programas do governo como “Minha Casa Minha Vida” além de vários outros diferenciais. Para conseguir os resultados esperados, esse artigo foi desenvolvido atraves de pesquisas bibliográficas, em sites e revistas, também foram utilizadas como método as pesquisas exploratória, descritiva e social, além de entrevistas estruturadas e semi estruturadas. Estudo este que tem como  problema de pesquisa verficar como que as telhas PreconVC, um produto inovador, contribui  para a gestão empresarial e a fidelização de  clientes na empresa investigada.

Palavras-chave: Inovação, PreconVC.Telhas.


INTRODUÇÃO

A inovação estende-se a todas as formas de negócio, é uma mobilização empresarial que busca inspirações e estratégias competitivas a fim de suprir as necessidades do mercado, contribuindo para o crescimento econômico.

Ela por si só não acontece, é necessário haver interação com a sociedade, capital intelectual e investimento financeiro. As mudanças constantes e a tecnologia cada vez mais avançada tornam os clientes mais exigentes, obrigando as empresas a inovarem para satisfazê-los.

Projetos inovadores dentro do ambiente mercadológico é o ponto chave para a negociação. Visto que as ideias colocadas em prática se torna um atrativo para os consumidores em geral, desde as grandes empresas às pessoas físicas. Deste modo, a inovação é um processo complicado de se desenvolver, mas que no final gera bastante satisfação de todas as partes.

Considera-se que a inovação é uma oportunidade desejável para instituir, crescer ou mesmo conservar-se em um negócio no meio de um mercado competitivo, visto que é uma estratégia empresarial que tende a ser cada vez mais importante para o futuro.

Contudo, sempre que menciona-se o tema Inovação, seja ela de um produto, uma nova técnica ou um novo método, encontra-se um obstáculo comum pelas organizações, a dificuldade no desenvolver e ao executar os planos, resultado da complexidade e as incertezas que a inovação gera, por envolver a gestão dos custos e a aceitação dos produtos no mercado de acordo com a necessidade e o desejo do cliente.

Nesse sentido através dos conceitos apresentados será analisado o impacto da inovação no mercado de atuação da Precon  em busca de entender a seguinte questão: Como que o produto inovador, as telhas PreconVC, contribuem para a gestão empresarial e a fidelização de seus clientes?

Este estudo terá como objetivo geral estudar as práticas aplicadas através da inovação no mercado e na sociedade analisando a importância e os valores que contribuam para as iniciativas de sucesso em prol de atingir as expectativas dos consumidores, uma vez que cada dia mais são levados ao desejo de adquirir produtos e ou serviços. Como objetivosespecíficos, serão apresentados: 1) Conceituar e caracterizar a inovação e as principais tendências de mercado; 2) Mostrar as características de um profissional inovador; 3) Estudar a proposta da empresa PreconMateriais de Construção e verificar suas práticas inovadoras e 4) Apresentar a Inovação - Mostra de Projetos Acadêmicos- através de Feira de Inovação.

O mercado está em constante mudança, pois os consumidores buscam produtos e serviços diferenciados, exclusivos e que apresentem sustentabilidade ambiental, o que torna a inovação uma prática estratégica entre a empresa que inova e os seus concorrentes. De acordo com o crescimento econômico e as tendências de melhorias e reduções de custos das empresas de Sete Lagoas e seus entornos, este estudo irá avaliar, a nível regional, as tendências mercadológicas da construção civil  na busca por construções sustentáveis que levam os clientes a optarem por produtos que pratiquem esses ideais. O Grupo Precon Materiais de Construção, atenta às necessidades de seus consumidores, desenvolveu telhas mais resistentes, leves, 100% recicláveis e com preços acessíveis. Esse diferencial torna o produto, as telhas PreconVC, um objeto de estudo em potencial para esclarecer os pontos citados acima.

Um outro aspecto a ser abordado neste estudo é a interdisciplinaridade, vivienciada através da análise da participaçao das disciplinas do 4º período de Administração: A disciplina Matemática Financeira irá contribuir sobre o custo-benefício do projeto. Já em Comunicação Empresarial beneficiará para divulgação do projeto sobre a aceitação no mercado e o feedback.Administração Logística e Patrimonial serão analisadas as informações de planejamento e a implementação dos processos desde a sua origem até o consumo final, verificando se realmente atende as necessidades dos consumidores. Na disciplina Administração Mercadológica serão apresentados a visão do Marketing e as estratégias organizacionais que atendam as necessidades, os desejos e as demandas entre oferta e procura. Por fim, em Administração de Pessoas II, serão avaliados a competência e o grau de conhecimento dos colaboradores para com a organização, relatando quais os impactos positivos e negativos devido as açoes e investimentos que a empresa destina aos mesmos.

REFERENCIAL TEÓRICO

Conceitos de Inovação

A era da mudança. Essa é a definição correta da área mercadológica a qual estamos vivendo. As empresas estão lutando através de estratégias que possam mantê-las com credibilidade. E uma dessas estratégias é a Inovação, que consiste em criar, aprimorar ou renovar aquilo que já está obsoleto.

De acordo com CHIAVENATO (2003), a inovação representa a aplicação prática de novas ideias, no sentido de criar uma nova empresa, um novo produto ou um novo serviço.ARANHA (2009) diz que a inovação faz coisas novas. A inovação é a utilização do conhecimento de forma aplicada. Já TAKAHASHI (2007) diz que a inovação, inevitavelmente, diz respeito à mudanças. Entretanto, as mudanças podem ser relativas ao objetivo que a organização oferece o produto, ou podem estar relacionadas ao modo como a organização cria, produz e entrega esses produtos, o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.5 Kb)   pdf (449.4 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com