TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições de direito público e privado

Por:   •  24/7/2015  •  Dissertação  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Seminário Temático I

Nome da Atividade:  Atividade Recuperação Trabalho de Pesquisa – 2015-1

Nome do aluno:

Polo: Belford Roxo     Matrícula:

Atividade Recuperação Trabalho de Pesquisa – 2015-1

Etapa A

É notório que a saúde pública de nosso país é muito aquém que pagamos nossa tributação elevada faz, que no mínimo tenhamos hospitais bem equipados, profissionais bem pagos e insumos de qualidade, tendo em vista que o serviço de saúde e ramificado com enxertos de verbas das esferas federais, estaduais e municipais.

Embora nosso país seja de tamanho continental a quantidade de unidades de saúde são suficientes para atender pelo menos as demandas de ambulatório, já nos casos internação é possível que com agendamento e critério nas internações os pacientes não fiquem ou meses na fila de espera ou simplesmente morrendo nas enfermarias e corredores de hospitais

No trecho “É esse contexto de esquecimento ou de relutância em promover uma discussão mais ampla sobre a saúde pública no Brasil “ ( FUNCIA & LAVIOLA, 2008 1-2). O autor expressa a necessidade de expor os problemas outrora elencados por varia formas de sistemas de comunicação, mas que caem no esquecimento. Com objetivo traçar ideias e contextos sobre a distribuição de verbas, organização da governança e atendimento nivelado em todas as camadas sociais, escreve o presente artigo para fazer alusão aos objetivos reais do projeto do SUS (Sistema Único de Saúde).

No trecho “dependência da eficácia da politica de saúde a sua integração com outras politicas setoriais e macroeconômicas, bem como com as aspirações reveladas pela participação da sociedade em torno do que entende ser o seu direito de acesso a um bem coletivo”.

Explana-se que a politica brasileira buscou contemplar toda a sociedade, buscando valer os direitos de cidadania no tocante ao “bem estar” individual e do “bem estar” coletivo, porém devidas as restrições da politica fiscal, onde deve ser orientada a fazer as distribuições de verbas igualitariamente dentro das esferas para que não haja desequilíbrio fiscal.

O êxito politico e favorável quando são cumpridas as exigências da eficiência e eficácia, além da total transparência dos gastos públicos, na criação do SUS foi a consolidação dos planos de servir a sociedade com uma saúde publica de qualidade a alcance de todos porem dentre de suas especificidades.

A criação do SUS foi sem dúvida um modo de aplicar o “Welfare State”, porem por causa das diversidades politicas adotou-se a descentralização onde os municípios assumiram a organização local buscando implementar com a direção, planejamento, organização e controle uma qualidade maior nos serviços de saúde. As esferas estaduais e federais participaram ativamente do serviço de saúde fazendo a ideia da intergovernalização funcionar em sua plenitude.

Tomando por base a tabela de gastos públicos em saúde em % do PIB(2000-2005), pode-se obter uma comparação desfavorável ao cenário mundial, ainda mais comparando com os países da América Latina e o Caribe que não tem sua economia tão forte quanto a nossa, mas oferecem para saúde uma parcela maior do PIB isso nos leva a perceber que o Brasil tem de buscar ajustamento nas contas publicas para oferecer saúde de qualidade.

O Brasil mesmo com um sistema de saúde idealizado para diminuir as desigualdades nas distribuições de serviços de saúde na sociedade tem de buscar aperfeiçoamento nas descentralizações orçamentárias e aumentar seu sistema de controle, com isso poderá alcançar a tal sonhada formula do “Welfare State” aplicada com maestria nos países desenvolvidos.

Minha observação sobre om papel do Estado é claramente voltada para a melhoria da governança, justo que o papel do administrador público é de suma importância para a exatidão das aplicações das verbas e controle na distribuição, tenho a visão absoluta que se trata de investimento devido a ideia de ter uma população saudável e por consequente ativa faz com que o Brasil produza mais, obtendo ainda mais recurso para as contas públicas.

Etapa B

(1) FAÇA UMA PESQUISA na internet (use também o Google) sobre o Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e EXPLIQUE qual a sua função/objetivos. O ScIELO é um importante banco de da FAPESP o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. Tendo como função facilitar a pesquisa e consulta através desse meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com