TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intermodais

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um tipo de modal especifico, DUTOVIÁRIO, mostrando suas vantagens e desvantagens, e sua importância para a Logísticas.

TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

Primeiramente veremos o conceito de transporte, onde consiste no movimento de mercadorias de um local para outro, com isso observamos a necessidade da uma infraestrutura específica para o tipo de modal utilizado, neste caso será demostrado o modal Dutoviário, neste transporte encontramos produtos específicos que necessitam de um grande volume de movimentação a custos relativamente baixos, onde no Brasil os insumos normalmente transportados são: gás natural, petróleo (e seus derivados líquidos), etanol, minérios de ferro e recentemente no Brasil o transporte de suco de laranja concentrado.

Dentre os insumos transportados podemos observar os principais:

1. OLEODUTOS: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP (gás liquefeito de petróleo), querosene.

2. MINERODUTOS: sal-gema, minério de ferro e concentrado de fosfático.

3. GASODUTOS: gás natural, hidrogênio no estado gasoso.

4. AQUEDUTOS: agua, e em alguns países os DUTOS são utilizados para transporte de cerveja, suco de laranja entre outros perecíveis.

VANTAGENS

Principal vantagem é o transporte em grandes volumes por um período longo, onde se for comparado com outros tipos de modais supera com muita vantagem a questão do custo benefício em relação ao volume x custo de transporte, outra vantagem é a questão da diminuição da poluição onde os riscos de acidentes são inferires a outros modais, outro fator importante é o custo com mão de obra ser baixo por se tratar de um modal que utiliza equipamentos automatizados para sua operação sendo necessária pouca mão de obra para o sistema.

DESVANTAGENS

Meio de transporte pouco utilizado no Brasil, pois para sua implantação é necessário ter diretos de acesso para infraestrutura e estações de controle, além de necessitar de equipamentos de custo alto para realizar o bombeamento dos produtos

CONCLUSÃO

Concluo que este tipo de transporte por ser específico para certos tipos de insumos e produtos, é ideal, pois sua operação em grandes volumes se faz necessária, contudo o Brasil investe pouco nesta área e acaba sobrecarregando outros tipos de modais existentes, gerando congestionamentos em rodovias e poluindo o meio ambiente.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS

TRANSPORTE TUBULAR OU DUTOVIÁRIO. Disponível em:

<http://www.internationalforeigntrade.com/page.php?aid=278#.<VRHvWfnF_fg>

Acesso em: 24/03/2015.

WIKIPÉDIA – TRANSPORTE TUBULAR. Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_tubular>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com