TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Logística Reversa

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  3.822 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo abordar os principais conteúdos relacionados a Logística Reversa e a sua aplicação no Brasil, como os canais de distribuições reversas e as atividades sustentáveis na cidade de Assis.

A Logística Reversa é uma das formas de aplicação da responsabilidade empresarial no retorno de bens de pós-venda e pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo das empresas, desta forma agregando mais valor e oferecendo maior competitividade empresarial. No Brasil, essa competitividade crescente entre as empresas faz com que a preocupação em preservar o meio ambiente se torne um assunto que sobressaltam as empresas que adquirem conscientização ambiental e adotam a Logística Reversa ao seu negócio.

A Cooperativa Coocassis é uma inciativa socioeconômica que tem como objetivo principal a inclusão social de catadores e outros trabalhadores desempregados. Iniciou suas atividades no começo de 2011 na cidade de Assis, com a responsabilidade de realizar as atividades do parque de reciclagem e compostagem do município com o apoio da Prefeitura Municipal de Assis que disponibiliza todo recurso e equipamento necessário.

Os Canais de Distribuição Reversos (CDRs) estabelecem etapas e meios necessários para o retorno dos produtos com prazo de validade vencido ou com o ciclo de vida útil encerrado, produtos com defeito e recolhimento das embalagens reutilizáveis para o ciclo produtivo ou de negócio, acumulando valor através de seu reaproveitamento. Os CDRs são classificados em duas categorias, sendo os de Pós-consumo que constituem produtos com sua vida útil encerradas, impossibilitando o consumo primário e sua venda, mas que podem ser reutilizados; e os de Pós-vendas que caracterizam os produtos com problemas observados no pós-venda, que são redirecionados aos centros produtivos ou de negócio. Os canais reversos de reciclagem tem como finalidade revalorizar materiais de produtos descartados, tornando-se matéria prima secundaria ou recompostas no processo de produção de outros produtos.

Conclusão

Neste trabalho abordamos as iniciativas relacionadas à logística reversa e sua importância no processo empresarial associado ao retorno financeiro, a preservação do meio ambiente e a valorização da imagem corporativa em âmbito social.

A vida útil de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Os produtos que tem seu ciclo de vida encerrado, produtos danificados ou inapropriados para o uso devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.

A Cooperativa Coocassis (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis e Região) tem possibilitado melhorias reais na vida dos cooperadores por meio da coleta e reciclagem de materiais, motivando-os a avançarem nas atividades da cadeia produtiva e no compromisso ambiental da cidade de Assis.

Este trabalho foi muito importante para a compreensão do tema abordado, visto que fortalece não somente a importância da Logística Reversa para o meio ambiente, mas também para a valorização da imagem das empresas que adotam essas medidas.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (746.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com