TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Administração Financeira

Por:   •  23/5/2017  •  Dissertação  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

Lista de Exercícios 01 – Introdução a Administração Financeira

1) O que são finanças? Explique como esta área afeta a vida de todas as pessoas e a organização.

R: O termo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”. Finanças diz respeito ao processo, às Instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. A má gestão financeira faz com que as empresas não tenham recursos disponíveis, dificultando o pagamento das contas (Fornecedores, salários, impostos e outros).

2) Cite e explique 3 tarefas que são realizadas pelos administradores financeiros.

R: Planejamento; Concessão de crédito a clientes; Avaliação de propostas que envolvam grandes desembolsos; Captação de fundos para financiar as operações das empresas; E outras.

3) Você é um renomado administrador financeiro de uma grande empresa que fabrica brinquedos. Atualmente você está decidindo se substituirá uma antiga máquina da produção por outra mais sofisticada, que aceleraria o processo produtivo e permitiria suprir um maior número de lojas que vendem os produtos. A nova máquina exigiria o desembolso de $123.000,00 e a antiga poderia ser vendido por $34.000,00 líquidos. Os benefícios totais com a nova aquisição (medidos em moeda atual) seriam de $150.000,00. Os benefícios produzidos pela máquina antiga no mesmo período (em moeda de hoje) seriam de $85.000,00. Aplicando a análise marginal, você realizaria este investimento?

R: -24.000,00 não realizaria pois os benefícios líquidos são negativos.

4) Qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência?

R: O regime de competência registra os fatos contábeis, vendas e compras independente de terem sido recebidas ou pagas. Já o regime de caixa registra as entradas e as saídas no caixa da empresa.

5) A empresa ABC, vendedora de máquinas agrícolas, vendeu uma máquina por $135.000,00 no ano passado. A máquina foi comprada durante o ano ao custo total de $98.000,00. A empresa ABC pagou todo o custo de aquisição da máquina a vista, e ao final do ano ainda não tinha recebido os $135.000,00 de seu cliente. Elabore a DRE e o Fluxo de Caixa deste negócio. Responda, porque existem empresas que chegam a falência mesmo obtendo lucro nas suas negociações?

R: DRE: 37.000,00 / Caixa: - 98.000,00. Empresas que possuem lucro mais não possuem caixa, podem apresentar problemas de liquidez, dificuldade de honrar seus compromissos no curto e longo prazo, sendo necessário uma constante captação de recursos próprios ou de terceiros. A má gestão do caixa pode levar a empresa a falência, quando ocorre a captação de um volumes elevados e caros de recursos junto a terceiros e em prazos curtos de tempo.

6) Qual a diferença na tomada de decisão do contador e do administrador financeiro?

R: Os contabilistas dedicam a maior parte de seus esforços à coleta e apresentação de dados financeiros. Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, desenvolvem mais dados e tomam decisões com base em uma análise mais ampla dos resultados.

7) O que é estrutura de capital? Quais os tipos de capital compõem esta estrutura?

R: A estrutura de capital é uma composição de dívida de longo prazo e capital próprio mantida pela empresa. O capital próprio de uma empresa S.A. pode ser composta de ações ON e PN e o capital de terceiros pode ser formado de empréstimos bancários e emissão de Debêntures (títulos de dívida privada).

  

8) Porque o capital de terceiros possui custo menor do que o capital próprio?

R: O custo do capital está atrelado ao risco dos recebimentos, neste caso o capital próprio possui risco mais elevado do que o capital de terceiros, pois os acionistas podem ou não receber os dividendos, dependo da situação em que a empresa se encontra, já os credores tem de receber os juros conforme fixado em contrato.

9) Quais as modalidades jurídicas (tipos de sociedade) de organização de empresas? Que modalidade é dominante em termos de faturamento líquido?

R: Tipos de Sociedade: Empresário individual; Sociedade Empresária; Sociedade Anônima (S.A.)  Aberta ou Fechada. As Sociedades Anônimas Abertas são responsáveis pela maior parte do faturamento líquido oriundos de empresas do país, pois são empresas multinacionais.

 

10) As sociedades por ações tem seu capital próprio composto por ações ON e PN. Qual a diferença entre cada tipo de ação? Porque os acionistas ON são considerados os verdadeiros donos da empresa?

R: Os acionistas ON possuem direito a voto na eleição do Conselho Administrativo, decidindo assim os planos para o futuro da empresa, por este fato são considerados os verdadeiros donos. Os acionistas PN não possuem direito a voto porém tem direito de recebimento de dividendos fixos e periódicos, diferente dos acionistas ON que recebem o que sobra. 

11) Faça um esboço do organograma de um empresa S/A, Identifique qual a posição dos acionistas, do conselho administrativo e do presidente executivo e descreva quais são suas respectivas funções na organização.

R:

[pic 1]

Acionistas: Os acionistas (proprietários) votam periodicamente para eleger os membros do Conselho de Administração e deliberar sobre outras questões, como a alteração do estatuto social.

Conselho de Administração: É responsável pelo desenvolvimento de planos e objetivos estratégicos, pelo estabelecimento de políticas gerais, pela orientação dos negócios da empresa, pela aprovação de grandes dispêndios e pela contratação ou demissão, pela remuneração e pelo monitoramento dos principais diretores e executivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com