TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Pesquisa Cientifica

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA

Edilaine Danieski dos Santos

Letícia Zomer

Patricia de Medeiros Danieski

Tutor- Clemerson Ávila

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Administração (ECN0928)

Prática do Módulo I- 02/12/2020

RESUMO

Este trabalho intenciona compreender que ao dedicar-se as pesquisas, estamos alimentando a nossa formação profissional, ao mesmo tempo estamos contribuindo, de forma reflexiva e crítica, para os problemas dentro da nossa sociedade. A pesquisa é a alma da vida acadêmica, visam à melhoria e à evolução material da sociedade, permitem que sejam criadas novas políticas públicas direcionadas ao bem-estar social. A pesquisa tem por característica a objetividade e a crítica, pois sempre procura meios de provar e questionar teses. Pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento a fim de contribuir na construção da aprendizagem e da autonomia do cidadão. Desde os primórdios da humanidade, a pesquisa sempre contribuiu significativamente para o desenvolvimento da sociedade a partir da percepção crítica e das buscas por paradigmas sociais que guiavam as organizações e grupos informais. Este presente trabalho foi desenvolvido dentro de uma perspectiva qualitativa e exploratória para melhor análise do problema.

Palavras-chave: Pesquisa Científica. Contribuição. Indivíduo.

1 INTRODUÇÃO

              Atualmente, vivenciamos dias de intensa interferência de inovações científicas e tecnológicas no contexto social. As relações humanas são fortemente ressignificadas pela influência desses aparatos e nosso cotidiano é totalmente permeado por eles. Mediante a um cenário que necessita de cidadãos que saibam pensar, sejam capazes de realizar reflexões, de criticar, diante de uma sociedade imersa a inúmeras distrações, a pesquisa vem ao encontro de estabelecer um parâmetro de construção e mediação de conceitos e conhecimentos com qualidade científica, sem meramente ser uma reprodução de algo pronto, ao qual pode ser encontrado em sites de busca.

              A capacidade do indivíduo de descobrir como manipular os distúrbios causados pela saúde, pelos fatores ambientais, pela formação psicológica do indivíduo e principalmente fatores sociais, econômicos e tecnológicos que podem dificultar o convívio em paz na humanidade, está ligada à ética que lhe foi dada durante sua formação social e profissional. O conhecimento de novas técnicas e de novos horizontes consegue dinamizar o mundo a reagir com novos paradigmas sociais. Quando mais técnicas são descobertas, mais capacidade o indivíduo tem acesso para desenvolver novos saberes. Essa cadeia do conhecimento contribui de forma significativa para o desenvolvimento da percepção do homem e para o progresso.

              A pesquisa científica pode ser muito eficiente na construção do conhecimento do acadêmico e um despertar para a formação do aluno leitor, e ou, futuro pesquisador.  Por isso se faz necessário, sempre que possível, que o professor mande algum tema para pesquisa relacionado com o conteúdo, a fim de contribuir na construção da aprendizagem e da autonomia do educando. O importante é que o mundo valorize esse tipo de trabalho e perceba como o trabalho científico contribui para a formação do indivíduo e da sociedade em geral.

              Esta presente pesquisa procura averiguar, por meio de pesquisas bibliográficas pertinentes, a relação entre a pesquisa científica e o mundo social em que vivemos, percebendo os conflitos existentes e as possibilidades de uma educação voltada para a transformação social.

2 INTRODUÇÃO À PESQUISA

              A pesquisa não se realiza fora da vida social, ela não é isolada da realidade, está presente nas atividades normais do profissional das ciências humanas e deve ser usada como instrumento de enriquecimento do conhecimento. Os problemas de pesquisa nascem geralmente a partir de um conjunto de teorias científicas que funciona como um conhecimento de base. Ou seja, a formulação e a resolução de problemas científicos só podem ser feitas por quem tem um bom conhecimento das teorias científicas de sua área. A pesquisa tem por objetivo contribuir com a evolução dos saberes humanos em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada através de rigorosos critérios de processamento das informações.

              Deve-se sempre considerar em uma pesquisa, a escolha do tema que precisa ser adequado às possibilidades do pesquisador, levando-se em consideração o material bibliográfico suficiente, disponível, atual e sua complexidade, haja vista que se muito complexo, exigirá um tempo maior para a realização do trabalho, fato que talvez não represente tanta viabilidade.

              Revisão da literatura para que possa ser explorada por meio de uma releitura que implica em alargar a profundidade dos conhecimentos então adquiridos. Uma boa justificativa consiste em apresentar motivos suficientes para a realização do trabalho, cujo intuito principal é que o leitor adquira visões semelhantes àquelas do pesquisador, partindo de alguns princípios básicos.

              A formulação do problema faz-se necessário que o pesquisador tenha a clara ideia do problema que deseja resolver, pois caso contrário sua pesquisa ficará sem direcionamento à efetivação dos resultados que se almeja obter.  A determinação dos objetivos é exatamente por meio deles que se estabelece o tipo e a natureza do trabalho, os métodos a serem empregados e as obras e documentos a serem estudados. Para Severino (2007, p. 17-18) o trabalho científico:

[...] refere-se ao processo de produção do próprio conhecimento científico, atividade epistemológica de apreensão do real; ao mesmo tempo, refere-se igualmente ao conjunto de processos de estudo, de pesquisa e de reflexão que caracterizam a vida intelectual do estudante [...].

              A metodologia de uma pesquisa representa os métodos necessários à obtenção de dados que desenvolverão os raciocínios, os quais resultarão em cada parte do trabalho final, juntamente com a análise e discussão dos dados representa a forma pela qual os dados obtidos serão devidamente analisados, os quais poderão refutar ou confirmar a hipótese levantada. Com a conclusão da análise dos resultados sintetiza os resultados obtidos e evidencia as conquistas alcançadas com o trabalho. A pesquisa objetiva encontrar respostas a respeito de um determinado problema para o qual não se têm informações concretas para solucioná-lo. Pedro Demo define a pesquisa científica como "[...] a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com