TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a filosofia: aprendendo a pensar

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Faça um resumo do capítulo I da obra “introdução à filosofia: aprendendo a pensar”.

O texto relata sobre o que é o conhecimento, seu conceito, seu processo de produção, origem e apropriação e possível utilização. O autor tem como objetivo passar de forma sintética a lógica central do assunto abordado. Para apropriamos do conhecimento de forma indireta e inteligível.

O Tema está problematizado em uma forma de entendimento sobre o conhecimento. A Dificuldade a ser resolvida é a questão da hipertrofia do conhecimento de modo indireto no meio. Como ele é transformado, obscurecido. Como não o problematizamos. O autor assume que o conhecimento é o meio pelo qual se descobre a essência das coisas. Como o conhecimento é exposto na realidade e na forma de compreensão. Ele defende o conhecimento como forma de elucidação da realidade. Que o conhecimento surge de um esforço metodológico de investigação da realidade, que não é transparente por si só. Seu raciocínio foi indutivo, ele partiu de exemplos, fatos para explicitar os argumentos que provavam a verdade da proposição apresentada. A solução refletida é que com disciplina e esforço conquistaremos a compreensão da realidade em razão do bem estar da sociedade. Que esse conhecimento não se dar de forma espontânea.

2 – Defina:

A – elucidação: é o conhecimento, como elucidação da realidade, é a forma de tornar a realidade inteligível, transparente, clara, cristalina. É o meio pelo qual se descobre a essência das coisas que se manifesta por meio de suas aparências.

B – sujeito: é o ser humano que construiu a faculdade da inteligibilidade, construiu um interior capaz de apropriar-se simbólica e representativamente do exterior, conseguindo, inclusive, operar de forma abstrata com seus símbolos e representações.

C – objeto: é o mundo exterior ao sujeito, que é representado em seu pensamento a partir da manipulação que executa com eles.

D – ato de conhecer: é o processo de interação que o sujeito efetua com o objeto, de tal forma que, por recursos variados, vai tentando captar do objeto a sua lógica, a possibilidade de expressá-la conceitualmente.

E – resultado desse ato: é o conceito produzido, o conhecimento propriamente dito, a explicação ou a compreensão estabelecida, que podem ser expostas e comunicadas.

3 – Conforme o texto, como se dá o processo de produção de conhecimento?

O conceito explicativo da realidade nunca está pronto; ele é uma construção que o sujeito faz a partir da lógica que encontra nos fragmentos da realidade. Para tanto, utiliza-se de recursos metodológicos, de meios e processos de investigação. Ele se constrói por meio de longa busca, por meio de esforço de desvendamento. A elucidação do mundo exterior exige imaginação investida, busca disciplinada e metodológica, tendo em vista captar os meandros do real.

4 – Explique o que é apropriação direta e apropriação indireta.

Apropriação direta: o sujeito de apropria cognitivamente da realidade que se dá a partir de enfrentamento direto entre sujeito do conhecimento e mundo exterior. O sujeito é desafiado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com