TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Pode Nos Ajudar a Pensar

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  2.137 Visualizações

Página 1 de 4

1-Segundo Platão a prática das virtudes- a prudência, a fortaleza e a temperança- causa um equilíbrio e promove uma nova virtude, a justiça. Ao analisarmos o contexto escolar e político brasileiro fica claro que esta teoria não faz parte da nossa realidade; para Platão o homem exerce bem essas virtudes quando se subordina ao estado e se purifica da matéria, e podemos observar que esse é um problema sério na atualidade. A educação deve ser baseada em valores morais, em oposição aos valores materiais. A razão tem que guiar nossos desejos e paixões, de forma a não permitir que tenhamos vontades que venham provocar dor e sofrimento em outras pessoas. Com o apetite descomedido dos políticos, sem a virtude da temperança, temos sofrido com os cortes nos  recursos já tão escassos da área da educação, demissão de professores, cortes de tutores, contratação de mão de obra com baixa ou nenhuma especialização, na tentativa de “baratear” as folhas de pagamento, Sabemos que a verba para a educação existe, mas também existe a ganância, os desvios dessa verba pela corrupção, através de políticos que priorizam a matéria, ao contrário do que ensina Platão,  empurrando para cada vez mais longe da sociedade brasileira, o alcance da quarta virtude, a justiça.

2-a) A filosofia pode nos ajudar a pensar, refletir e tomar decisões através da Ética, pois através dela é estudada a moral, ou os conceitos morais da sociedade, a prática da ação humana, com princípios imutáveis de direito à vida e a liberdade, devemos sempre refletir a respeito da tomada de decisões, ponderando se as mesmas não estão ferindo os direitos e a liberdade dos outros, pois temos liberdade e também consequências sobre os nossos atos e decisões.

             Os valores morais de uma sociedade variam de acordo com a época e o lugar, não se pode impor os mesmos valores praticados no oriente médio, no Paquistão por exemplo, aos europeus, onde o aborto já é permitido pela legislação, são valores completamente diferentes, aplicáveis a situações distintas cultural e politicamente.

               Portanto a filosofia pode sim nos ajudar a refletir nas tomadas de decisões relevantes da nossa vida, devemos fazer sempre análises críticas, problematizarmos tudo o que nos aparece, refletir se nossas ações serão boas ou más de acordo com a questão: O que vou fazer vai tornar minha vida melhor?

2-b) Ética é a área da filosofia que estuda o valor das normas e regras que orientam a conduta das pessoas em uma sociedade. E moral são as regras e normas de fato, em outras palavras a Ética é a disciplina filosófica que estuda a moral, o comportamento humano, ou conduta. A prática educativa deve estar voltada para um convívio democrático; o ambiente escolar abriga uma diversidade de costumes e crenças; famílias diferentes, costumes diferentes, longe de querer julgar se são certos ou errados, essa ou aquela família, ou religião, o docente tem a função de mediador, tem portanto a oportunidade para através do diálogo, promover a resolução de conflitos de interesses individuais. Para isso, esse docente deve ter um caráter imparcial, respeitando as opiniões, inclusive contrárias às suas. Devemos ensinar os alunos a refletirem sobre seus atos, se são bons ou maus, e incentivá-los a diminuir o consumismo exagerado que a mídia os impõe.

                 Na Grécia antiga as pessoas eram educadas para atuar na pólis, utilizava-se nos debates políticos a prática do relativismo ético; hoje não estamos muito longe desta realidade, assim como Sócrates temos o dever de ensinar com o diálogo, motivando a formação de um indivíduo crítico, reflexivo, e que democraticamente aceita e se relaciona com as diferenças, e que uma vez formado, possa transformar o ambiente sociopolítico em que vive.

3-

1-Melhores investimentos na educação.

2-Organização de aulas de reforço utilizando como mão de obra os pais dos alunos, trazendo os pais para dentro das escolas dos seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com