TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Serviço Social Planilhas

Por:   •  7/11/2016  •  Seminário  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Brasília

Introdução ao Serviço Social

Nome: Jarlene Mariano da Silva

Matrícula: 12/0170531

Fichamentos

Textos: Questão social, família e juventude.

        Assistência jurídica e serviço social.

Questão social, família e juventude.

        

Foi com o processo de institucionalização da profissão que se notou a presença do Serviço Social na área sociojurídica atuando junto ao Juízo de Menores e alguns serviços no Poder Executivo.

Uma nova crítica do serviço social foi se aprofundando com as lutas democráticas que resultou num novo ordenamento expressado na Constituição de 1988 refletindo nos espaços ocupacionais viabilizando novas formas de exercer os direitos sociais.

Foi criado o ECA que, substituiu o Código de Menores, garanti proteção integral à criança e ao adolescente.  Mas o assistente social trabalha para inverter a contradição de que nem todos os direitos podem ser atendidos, pois precisa ter a “boa vontade” politica dos governantes.

A mídia mostra as crianças e os adolescentes das classes desfavorecidas como ameaça a ordem pública, e um dos desafios do assistente social é mostrar que eles são sujeitos que tiveram seus direitos esquecidos tentando achar vias para uma reconstrução de raízes que são esses direitos humanos que envolvem todas as relações sociais e combatendo todos os tipos de preconceitos, violência e desigualdades. A família é de grande importância no sentido de que é um meio de socialização e formação desses indivíduos. Tendo em vista que cada indivíduo tem sua particularidade o profissional tem o comprometimento de conhecer a realidade dos mesmos.

Sabendo que foi com as lutas social que a questão social conquistou a legalização dos direito e deveres sociais pela interferência do Estado, o serviço social tenta captar as formas de pressão dadas pelo Estado. Com a interferência do Estado e com as mudanças na organização e produção do trabalho uma precarização se acentuou e o assistente social vai trabalhar de uma forma a dar condições aos indivíduos que não tem acesso aos seus direitos uma acessoria para esclarecer, planejar, pesquisar negociar na defesa de seus direitos e no acesso a meios de exercê-los.

Assistência jurídica e serviço social.

O conceito de cidadania vem se modificando de acordo com os momentos históricos vividos, e a assistência jurídica é um mecanismo de proteção e efetivação dos direitos humanos tendo em vista que o principio da cidadania é fundamentar que todos somos iguais perante a lei. Mas a cidadania só poderá ser plenamente exercida quando houver uma grande mudança estrutural na sociedade.

A assistência jurídica sempre foi vista como um benefício e caridade e não como dever do Estado. A partir da Constituição de 1934 aqui no Brasil que passou a ser responsabilidade do Estado com exceção do ano de 1937 no Novo Estado.

A falta de informação de seus direitos amedronta o sujeito a reivindicar suas necessidades. É de grande importância o conhecimento das leis para ter consciência de que seus direitos estão sendo exercidos.

O serviço social coloca em foco todo esse contexto da questão social, cidadania, viabilização social para entender as necessidades de seus usuários e trabalhar para que o direito a cidadania esteja sendo cumprido mesmo com as dificuldades para sua realização.

É preciso uma ação viabilizadora para que o direito não esteja somente na Constituição mas também na vida dos indivíduos das classes subalternas que são os esquecidos pela sociedade capitalista e individualista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com