TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Irrelevancia pratica da agricultura

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9
  • Desenvolvimento agrícola no Brasil acarretou a expulsão da imensa maioria dos atuais  pequenas agricultores e assalariados rurais

  • Capitalismo

  • Anos 70 agricultura familiar – agricultura na tradição Chayanov- agricultura como espaço de uma produção familiar -adotando uma lógica que resistia á transformação do capitalismo. Esta concepção desenvolveu-se basicamente em países Europeus Continentais (França e Polônia).
  • 1) Protótipo- (PESQ)- produtor familiar Chayanoviano é o Camponês- semi-indepedente na transição entre feudalismo e o capitalismo – situação da agricultura russa no fim do século XIX.

2) Segundo linha se baseia-se em uma tradição originário nos Estados Unidos  - Produtor Familiar-pequeno capitalista arrojado- em ascensão após a independência dos EUA.

*Produtor familiar- pequeno empreendedor ousado, pequeno industrial inovador – “FARMER” – pequeno burguês que está presente desde a colonização norte-americana.

Produtor Chayanov – virtude do produtor familiar – Chayanoviano – Resisti a transformação inovadora do capitalismo – ao passo  que a do norte americana promove-la.

Chayanoviano – Camponês semi-feudal . Foi atualizado nos EUA – Acompanhamento a evolução das bases tecnológicas e financeiras da produção capitalista na agricultura – grande ( e pequeno) fazendeiro capitalista que utilizava principalmente o trabalho da própria família.

Conceito Produção Familiar – Norte americano – Produção capitalista – Empresa familiar , Não teria a existência a característica do tipo Não – Capitalista .

Pelo ao contrário, para a sua sobrevivência é necessário acompanhar o desenvolvimento dos padrões técnicos e econômicos do sistema capitalista (Nikolitch, 1969)

*Empresas mais eficiente que outras na agricultura familiar eficientes mais que as outras com menor custo social, sendo assim denominada Empresa familiar pelo autor Nikolitch

*Pequenos Agricultores e trabalhadores rurais, poderiam ser preservados no interior do capitalismo – desde que apoiados por uma política agrícola adequada (esperança utópica – impossível de ser realizada)

Os pequenos agricultores brasileiros foram iludidos sendo induzidos a lutar pelo objetivo ilusório e impossível de ser alcançado, pois implica que todos os pequenos agricultores atuais poderiam transformar-se em prósperos  “FARMERS”, sem que uma parte expressiva tivesse que ser expulsa da agricultura.

Os dois primeiros são diferente frontalmente, mais ambos pressupõem  que a agricultura familiar esta imersa ao sistema capitalista

Chayanoviano – tem caráter familiar – suas motivação e resultado de produção  é diferente ao modo do capitalismo pois sua produção não visa LUCRO -mais é necessário um pensamento um pouco capitalista para se ter a MANUTENÇÃO DA FAMILIA

Produção Americana – ideias norte – americano possui um caráter totalmente americano , trabalhando com alta produção na agricultura – alta eficiência técnica – taxa de lucro

O Chayanoviano ele dispensa o lucro, Agricultura familiar – tem capacidade de gerar lucro

Brasil

Este enfoque no Brasil predominou nos anos 70/80 a Produção Familiar.

Nos anos 90 começou a prevalecer a Norte – Americana.

Dando início a evolução da agricultura – Modernização Tecnológica e Econômica ocorreu no início nos anos 70 procedida por um longo período de crise na agricultura exportadora tradicional e de multiplicação de formas da pequena produção agrícola mercantil em bases tecnológicas tradicionais.

O Chayanoviano parecia ser mais parecido com a situação brasileira. O “FARMER” o grande capitalista agrícola não existia ou não se destacavam no cenário brasileiro. O pequeno trabalhador brasileiro poderia ser identificado a tipo não capitalista com base na pequena expressão do TRABALHO ASSALARIADO.

Com a expansão econômica e tecnológica agrícola a partir dos anos 70 como a pequena produção como a grande produção exportadora tradicionais foram ofuscada pela expansão da produção capitalista próximo ao farmer americano como em termos tecnológicos, como em tipo de produto.

Ao lado de um produtor tradicional há um novo tipo de produtor familiar no Brasil, que não tem nenhuma associação ao Chayanoviano e sim seguindo mais com a linha de pensamento de produção norte-americana – Novo Produtor Agrícola Moderno – Capitalista.

O surgimento do capitalismo agrícola do tipo Farmer  a partir do anos 70, uma grande propriedade exportadora tradicional renovou-se  a técnica e economia e manteve a antiga Hegemonia da produção em grande escala, mais com base no trabalho ASSALARIADO.

A estrutura agraria brasileira atual é expressada por grandes empresas capitalistas, porém esta realidade agraria brasileira faz parte  apenas parcialmente da agricultura brasileira

Agricultura Familiar Brasileira

Agricultura dos países capitalista – Empresa desenvolvida e Familiar/assalariada ambas com grande porte e tecnológico avançado. Ambas são capitalistas

A agricultura na fase do capitalismo apresentação mista, porque formada por dois tipos, ambas capitalistas

1) Empresa/familiar

2) apenas familiar

Produção tipicamente capitalista ou empresa desenvolvida

Empresa capitalistas agrícola desenvolvidas / Produtor familiar = Desenvolvimento em grande escala, com tecnologia avançada e elevada produtividade do trabalho, com trabalhos integrados em organismo de produção coletivas (cooperação ou divisão técnico do trabalho sob coordenação especializada) em contingentes geralmente numerosos.

Este o estágio que representa o avanço da agricultura no ponto de vista social e econômico  sob configuração capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com