TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos PARALIMPICOS

Por:   •  8/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Com Precedentes em Stoke Mandeville, na Inglaterra em 1948 com o intuito de reabilitar soldados que serviram na segunda guerra mundial o neurologista alemão de origem judia Ludwig Guttmann promoveu com exclusividade o primeiro evento esportivo direcionado a portadores de deficiências. Que ganhou notoriedade após 2 arqueiros paraplégicos participaram da competição. O evento já era conhecido como Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, que ao longo dos anos ganharam força até ocorrerem fora do local de origem em 1960, onde foi sediada junto as olimpíadas em Roma na Itália.

O Brasil teve sua estreia em 1976, porém somente nos jogos seguinte conquistou sua primeira medalha através do esportista Clodoaldo Francisco da Silva também conhecido como Clodoagua que bateu recorde em natação. Nascido em Natal no Rio Grande do Norte, Clodoaldo portador de paralisia cerebral, devido à falta de oxigênio durante o parto, o que afetou sua coordenação motora e mobilidade das pernas. Nesse ano Clodoaldo ganhou mais 5 medalhas de ouro.

Outro ícone do esporte brasileiro é a arremessadora de peso Roseane Ferreira dos Santos, também conhecida como Rosinha. Essa tornou se ícone nos jogos paralímpicos nacional ao conquistar 50 medalhas de ouro ao longo de sua carreira e obter dois recordes mundiais nas paralímpiadas de 2000. Rosinha teve sua perna amputada devido a um atropelamento de caminhão dirigido por um motorista embriagado.  Após aceitar sua nova condição de vida Rosinha conheceu o técnico Francisco Raimundo Matias que após muito esforço, convenceu a frequentar a ADM-PE (Associação dos Deficientes Motores de Pernambuco), onde aprendeu a lançar arremesso de peso, lançamento de disco e de dardo.

Contudo, a grande vitória dos jogos paralímpicos não encontrasse somente nas medalhas e sim na superação e esperança que cada atleta passa para milhões de outros portadores de deficiência, que através desses esportistas encontram força e otimismo para alcançar sua autoestima e quebrar tabus, para aqueles que vivem estigmatizados devido a suas deficiências físicas e visuais alcançando cada dia mais um espaço de merecimento na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com