TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jovens e adultos

Por:   •  23/11/2015  •  Monografia  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

ANA PAULA SECCO RU 727202

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

CHOPINZINHO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

ANA PAULA SECCO RU 727202

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório de Seminário Final de Estágio apresentado a Uta- Diversidade Cultural no curso de pedagogia a distância do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tutor local: Vanderléia Verdi

Pólo de apoio Presencial: Chopinzinho

CHOPINZINHO

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2         DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................09

REFERÊNCIAS....................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

Durante o curso pudemos conhecer a realidade das escolas e aos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs), e também de outros espaços que contribuem com a educação no nosso país.

Vimos à importância do estágio para o acadêmico, estar em contato com crianças, professores e equipe pedagógica nas diversas instituições nos leva a refletir que trabalho como educadoras pretendemos fazer.

Durante o estágio para a Unidade Temática de Aprendizagem (UTA): infância e ludicidade foram observadas o trabalho com as crianças na creche e como desde cedo elas são preparadas para o mundo mais sociável e adquirindo muito mais experiência.

No estágio para a UTA: didática foi observada como são as aulas de formação docente para o magistério.

E por fim a UTA: organização escolar foi observada que a organização do trabalho pedagógico também acontece a partir da discussão, construção e efetivação do projeto politico pedagógico da escola, foi observado que a participação efetiva da comunidade escolar: pais, alunos, professores, pedagogos diretores e funcionários implicam em todas as dimensões do trabalho pedagógico.

Este relatório mostra como foi os estágios de infância e ludicidade, didática e organização escolar e como foi à contribuição para a formação acadêmica e profissional para educadores.

  1. DESENVOLVIMENTO

          Educar nunca foi tarefa fácil, uma tarefa que deve começar ainda nos primeiros anos da nossa vida, o estágio- infância e ludicidade desenvolveram- se na instituição CMEI Creche Empresa, situada a Rua: Frei Everaldo, Bairro Centro, CEP: 85560-000 está localizado em Chopinzinho, estado do Paraná o contato com o CMEI pode ser realizado pelo telefone 3242-3991e pelo e-mail escolaexcelencia@chopinzinho.pr.gov.br 

A concepção pedagógica do CMEI e a do sócio- interacionismo na linha de Vygotsky, durante o estágio o que nos chamou a atenção foi o cuidado e a preocupação dos professores com os alunos, o cuidado na hora da chegada o carinho com que elas são recebidas, o cuidado na hora da troca de fraldas.

Algumas professoras cantam musicas infantil com os bebês, para que esse momento seja uma hora agradável para eles, muitas crianças não gostam de ser trocadas, vimos também o cuidado na hora de oferecer a mamadeira cada um tem a sua e são estimuladas a segurar a sua mamadeira, sempre com a supervisão dos professores.

O cuidado na hora de oferecer alimento, para que as crianças que já podem segurar a colher sejam estimuladas a se alimentar sozinhas, é claro que sempre tem alguém para cuidar dessas crianças, para que não aconteça nenhum acidente com elas como se afogar por exemplo.

Nesta fase do maternal um tem crianças de seis meses, há um ano e seis meses e o cuidado e o mesmo, a diferença ocorre na hora do alimento, os bebês de seis meses ainda deve-se dar comida na boca, já as crianças que seguram a colher são estimuladas a se alimentar sozinhas, mas sempre com a supervisão dos professores.

Na hora das atividades lúdicas as crianças são posicionadas sentadas em cima de um tapete no chão da sala, as crianças que ainda não ficam sentadas sozinhas e não se equilibram são colocadas sentadas entre meio a calças cheias de espuma dentro, para melhor um melhor apoio e segurança das mesmas.

Assim a professora de uma maneira segura pode apresentar a eles brincadeiras lúdicas, saudável e divertida como dar a eles potes transparentes grandes, médios e pequenos, para que possam abrir e fechar encaixar um dentro do outro, durante o estágio foi observado também brincadeiras com bolinhas coloridas para ir trabalhando as cores foi feita uma contagem para as crianças ter noção de quantidade e ir se familiarizando com os números.

Foi usado livros com som de animais, carros e alto-relevo, elas usaram também DVD de acordo com a faixa etária deles, como por exemplo, Xuxa, Galinha Pintadinha, Patati Patatá os quais ensinam a eles as cores, os números, as letras fala sobre os alimentos, pois são DVDs educativos e divertidos.

As crianças, que já estão na fase de engatinhar e caminhar e até mesmo de falar é estimulado todos os dias, para que elas se desenvolvam corretamente, afinal as atividades lúdicas são a essência da infância, observamos também que apesar do pouco tempo disponível para os professores eles desenvolveram essas atividades da melhor maneira possível.

Os professores tem consciência de que é brincando, que as crianças desenvolvem o lado cognitivo e emocional, ultrapassa obstáculos e são estimuladas a sua imaginação e coordenação motora e isso requer um espaço amplo e adequado para que algumas atividades possam ser realizadas, não importa a fase em que a criança está vivendo, todo criança tem o direito de brincar, para que no futuro ela não seja um adulto frustrado, é brincando que elas aprendem regras e como ser mais sociável com as pessoas.

Observamos também que a brincadeira é primordial na vida da criança, faz com que a criança seja espontânea, ajuda a desenvolver a sociabilidade ter mais facilidade para fazer amigos, ajuda no desenvolvimento escolar e também na vida familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com