TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kaizen Ferramenta de Melhoria da Qualidade

Por:   •  22/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 KAIZEN

  De acordo com Hortiz (2010, pag.29) Kaizen é uma palavra japonesa para “melhoria contínua”. O kaizen envolve todos os empregados de uma empresa os quais se concentram nas melhorias de processo.

   O objetivo do kaizen é melhorar continuamente, em pequenos passos, os processos na organização. Parte-se do pressuposto de que os trabalhadores na empresa cometem erros. Objetiva-se, então, ver o erro como chance para a melhoria. Um pré-requisito importante é uma relação de confiança entre as pessoas dos diferentes níveis da empresa. (kaufmann, 2008, p.113)

  A ideia de melhoria contínua, que consiste no objetivo principal desse conceito, é que qualquer processo pode ser aprimorado, e que as pessoas que delem fazem parte têm condições de identificar as mudanças necessárias. Lélis ( 2015, p.155) afirma que para isso,estas ações podem ser desenvolvida: treinar os funcionários nos métodos de CEP (controle estatístico de processsos) e em outras ferramentas de aperfeiçoamento de qualidade e desempenho e incorpoar os métodos de CEP as operações rotineiras; criar equipes de trabalhos e estimular o envolvimento dos funcionários, aplicar ferramentas de solução de problemas as equipes de trabalho; e encorajar um sentido de propriedade nos trabalhadores envolvidos.

  A filosofia Kaizen está baseada na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos de trabalho, com foco na busca pela melhoria contínua. Os caracteres japoneses que significam a palavra Kaizen, de origem japonesa conforme Sharma (2003, p.109), significa Fazer Bem (KA = mudar; ZEN = bem). Custodio ( 2015, p.69) afirma, que o sucesso dessa metodologia depende do engajamento de todos os níveis da organização na busca pela melhoria contínua na qual o trabalho em equipe é estimulado e os funcionários são reconhecidos como importantes para o sucesso da organização.

  A filosofia kaizen é aplicada, em algumas empresas, especificamente aos custos; isso significa que o foco da melhoria contínua nessas empresas é diminuição de custos. De acordo com Albertin, (2016, p.96) Os programas de kaizen não tem uma metodologia única e específica. Eles iniciam após a identificação de anomalias, que podem ter diferentes fontes, como reclamações, sugestões, análise de indicadores, gráficos e tabelas.

  Às vezes, melhorar um processo não significa muda-lo completamente, mas reduzir o desperdício de recursos matérias e humano - isso inclui o desperdício de tempo – e melhorar a qualidade dos resultados. É preciso melhorar sempre - as pessoas, os ambientes, os processos – e quem pode fazer isso melhor do que ninguém, são as próprias pessoas envolvidas no ambiente e nos processos. Hortiz ( 2010, p.32) Logo, em essência, trata de ensinar e orientar as pessoas para que se torne melhores no que fazem em todos os aspectos de seu trabalho.  

  O kaizen é uma grande contribuição da gestão da qualidade ao campo dos estudos da inovação. As diferenças entre a inovação incremental e a melhoria contínua do kaizen provêm de características dos processos de aprimoramento constante: foco, alvo, expertise, necessidade de capital, progresso, resultados, visibilidade, envolvimento, cooperação e reconhecimento organizacional. (Andreoli, 2017, p.161)

  A filosofia envolve a definição de padrões e melhorá-los continuamente. Na verdade, ela prega que a mudança seja realizada diariamente sempre visando o melhoramento em algum lugar na empresa ou na vida pessoal. IMAI (1994, p. 6) afirma, ainda que o melhoramento é dividido em kaizen e inovação. “kaizen significa pequenos melhoramentos feitos no “status quo”, como resultados dos esforços contínuos. A inovação envolve um melhoramento drástico no “status quo”, como resultado de um grande investimento em nova tecnologia e/ou equipamento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com