TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Klemp jr

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMPUS – RANGEL

COMPORTAMENTO DE LIDERANÇA SEGUNDO KLEMP JR.

SANTOS

2016

[pic 2]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CAMPUS – RANGEL

Carolina Ligia Ribeiro                 B3641C-0

 Caroline Perales N. da Silva         B19CHD-7

Ivan Carvalho Santos                B2351A-9

Valéria Almeida Neves                B2351A-9

COMPORTAMENTO DE LIDERANÇA SEGUNDO KLEMP JR.

Este trabalho foi proposto pelo Profº Daniel Dutra Amaral, valendo como nota do 8º Semestre da turma STU do curso de Administração de Empresas.

SANTOS

2016

Sumário

  1. Introdução4
  2. Comportamento de Liderança Segundo Klemp Jr5
  3. Estudo de Caso8
  4. Conclusão 9
  5. Bibliografia10

  1. Introdução

Este trabalho tem o intuito de explicar o conceito de competência de liderança dentro das organizações, com base na visão de um psicólogo e consultor Geoge Klemp Jr., devido ao fato de o mundo organizacional necessitar de líderes para a condução bem sucedida dos processos e tarefas dentro das organizações.

        Destacando as idéias de George Klemp Jr., as características de um líder através de um conjunto coeso de comportamentos, valores, filosofia de vida, princípios éticos, visão do mundo, posturas e posicionamentos que tornam cada ser humano único e original, somando seus frutos de experiências, vivências, sensações, percepções e sentimentos, elementos estes que constituem a sua essência.

        Para Klemp Jr.(1999) um bom gestor precisa manter os colaboradores motivados contribuindo para um ambiente empresarial saudável, e ao mesmo tempo garantindo que os objetivos organizacionais sejam alcançados. E com base nesse pensamento criou a Cambria Consulting, para que assim pudesse estudar o comportamento e características do ser humano e a sua gestão.

        Levando em consideração esses aspectos foi criado o “Modelo dos nove baldes” sendo eles recipientes coletores de informações, destrezas, habilidades e características dos lideres, estes “baldes” podem armazenar estas qualidades que somadas são denominadas práticas ou atributos.

        Por fim, este trabalho mostra através das pesquisas baseadas nas idéias de Klemp que liderar representa a maneira mais eficaz de renovar e revitalizar as empresas e impulsioná-las rumo ao sucesso e a competitividade.

  1. Comportamento de Liderança Segundo Klemp Jr.

Quais são as características de um líder? Essa questão circula em grandes empresas nos últimos anos.

Baseando-se nesse questionamento o George Klemp Jr., formado em psicologia na Univertsity of  Wisconsin e PhD em Psicologia e estatísticas na University of Yale, em 1997 e 1998 estudou  62 modelos de competências de liderança de grandes empresas mundiais, entre elas AT&T, Dupont, Ford, General Electric, HP e Unilever, para auxiliá-los nesta procura, apontando as práticas e os atributos mais procurados em um líder na avaliação dessas empresas.

Através desta pesquisa, Klemp criou a Cambria Consulting, firma de consultoria nos EUA que ajuda os clientes a desenvolver qualidades de liderança que são essenciais para suas estratégias de negócios em busca do sucesso.

Tendo em vista que a liderança é essencial para o sucesso de uma organização, é importante compreender o que é liderança, segundo CHIAVENATO (2004, p. 446) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes".

Com base neste fato, os estudos feitos por Klemp Jr. (1999) resultou em alguns dados importantes para direcionar um líder com base no que é valorizado pelas grandes organizações, como:

Com relação aos atributos:

  • Integridade/sinceridade/ética: 77%
  • Capacidade de realização: 76%
  • Habilidade de lidar com pessoas: 73%

Com relação a práticas:

  • Desenvolver pessoas: 64%
  • Obter resultados: 55%
  • Concentrar-se no cliente: 52%

O autor através destes resultados propõe um modelo completo de competências de liderança, que é chamado de “Modelo dos Nove Baldes”.

Para Klemp Jr. competência de liderança está divido em atributos e práticas. Os atributos são subdivididos em cinco metacompetências e quatro metacompetências referentes às práticas. Segundo Maurício Louzada (2009), profissionais meta-competentes são aqueles profissionais que vão além das competências, das expectativas e dos resultados esperados.

Para melhor compreensão, as práticas referem-se as atitudes e execução das funções do profissional e atributos são os conhecimentos e técnicas que permitem a execução das tarefas com qualidade.

Tendo em vista tal fato, criou-se o “Modelo dos Nove Baldes”, como segue abaixo:

Os cinco atributos são:

Balde 1 “QI” (capacidade mental) – A liderança eficaz exige um alto grau de inteligência para gerenciar as complexidades inerentes a um papel executivo. Por exemplo: capacidade de compreender conceitos, capacidade de análise, pensamento estratégico e habilidade de fazer julgamentos rápidos em situações ambíguas ou novas.

Balde 2 “IE” (inteligência emocional) – Percepção das próprias emoções, pontos fortes e fracos, sendo capaz de entender a reação das outras pessoas, ter contato com amoral e o ambiente de trabalho, estar ciente da dinâmica interpessoal e a política entre as pessoas em toda a organização.

Balde 3 “Conhecimento” (conhecimentos técnicos e do negócio) – Um bom know-how da área de atuação e uma ampla visão de como operar o negócio, conhecimentos de assuntos financeiros, técnicos ou funcionais são fundamentais, tendo em vista que um bom líder deve ter conhecimento dos mais diversos âmbitos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (289.2 Kb)   docx (177.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com