TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAYOUT DE EMPRESAS INDUSTRIAIS

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

AMANDA GRAZIELA FERREIRA

LAYOUT DE EMPRESAS INDUSTRIAIS

ADM. Produção e Operações II

Mogi das Cruzes, SP

2018

Introdução

Devida grande competitividade no setor industrial, a organização voltada aos estudos variados em busca de melhorias e melhor aproveitamento de insumos, homens e processos atividades, elemento constantes de quaisquer indústrias.

A capacidade de produção de uma fabrica esta ligada ao melhor aproveitamento do tempo de produção, quanto menos tempo gasto nas paradas para troca de ferramentas, limpeza, manutenção e movimentação de materiais melhor será a produtividade, com o Layout adequado, cerca de 30% do tempo destinado a produção é desperdiçado com  transporte de matérias e produtos com a escolha certa de um layout é possível é possível solucionar problemas de produção, posicionamento de maquinas, equipamentos e o pessoal envolvido de todo o processo produtivo.

1. Layout de uma fabrica

O Layout de uma fabrica é a disposição física, arranjo físico é a maneira em que se encontram fisicamente dispostos os recursos utilizados para agregar valor a um produto ou serviço. Podendo ser uma mesa, um centro de trabalho, uma pessoa, uma maquina um departamento, um escritório, entre outros.

Os tipos de arranjos físicos (layout): Posição fixa, funcional, celular e de produto ou linear. 

  1. Layout posição fixa

Que por posição física ou por localização fixa do material, o produto transformado fica parado enquanto o maquinário, pessoas e equipamentos movem-se ao seu redor a medida do necessário. Quem sofre o processamento fica parado, enquanto equipamentos, maquinários, instalações e pessoas se movimentam da forma ideal para execução do processo, exemplos: sala de cirurgia, aviões de grande porte.

  1. Layout funcional

Arranjo físico definido pela sequencia de fabricação, facilidade de acompanhamento da produção, não há possibilidades de mudança no sistema. Agrupam em uma mesma área todos os processos e equipamentos do mesmo tipo e função, exemplos: supermercados.

  1. Layout Celular

Células de manufatura definidas através de similaridades em processo e geometria, maior facilidade de acompanhamento da produção, fluco interno na célula bem definido

2. Resultados

Para sempre quando for fazer um layout precisam ser seguidas algumas normas como distancia entre postos de trabalho, norma NR 12 que significa norma regulamentadora numero 12 do ministério do trabalho. Outra coisa que deve ser evitado nos Layout são os cruzamentos de materiais e produtos, é o tipo que complica o fluxo da produção e sempre evitar o risco de acidentes, facilitando a movimentação e circulação de pessoas, materiais e produtos.

Quando nos falamos sobre layout de fabrica estamos referiando ao arranjo físico do maquinário, pessoas e matérias necessários para desenvolver uma atividade ou fabricar um produto específico, dessa forma o arranjo físico preocupa com a localização dos recursos usados na fabricação dos produtos, e ele também exerce impacto direto nos custo da produção e do produto final.

Para escolhermos o melhor arranjo é necessário que tenhamos a planta física da fabrica, terreno, as vias de acesso, atividades, processo a serem feitos durante os processos de fabricação ali desenvolvidos, isso porque uma vez escolhido o layout de produção é prioritário que não seja sua troca a curto prazo, pois fica muito e difícil manipular sua logística para uma possível alteração em caso de erro ou falha na implantação do modelo ou por uma dificuldade dos funcionários no ambiente de fabrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com