TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Layout de Uma Empresa

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A localização das empresas é uma decisão estratégica fundamental para o sucesso da administração de uma empresa. Para a maximização dos resultadosé importante considerar fatoresque influenciam direta e indiretamente osganhos desejados, tais como o mercado consumidor, mão de obra e fornecedores, incentivos fiscais, logística, influência sindical, entre outros fatores específicos. Decisões estratégicas mais precisas são vitais para a permanência da empresa no setor e alcance da liderança no mercado competitivo. Palavras Chave: Localização, Estratégia, Demanda, Capacidade Instalada, Competitividade.

DESENVOLVIMENTO

        Com o surgimento das grandes indústrias, predominava-se um conservadorismo de mercado onde as empresas eram centralizadas em regiões específicas e preservavam-se as diretrizes originalmente enraizadas.

        Em consequência das mudanças geradas pela globalização, as organizações sentiram a necessidade de expandirem-se para outros países surgindo as multinacionais, onde espalhadas por vários continentes, reportavam seus lucros para uma única matriz central.

        Com os avanços tecnológicos, diversidade de mercado e competitividade entre as empresas, tem-se a necessidade de as organizações renunciarem o método conservador para superarem a barreira da multinacionalidade e tornarem-se transnacionais, sendo estas focadas nos lucros que são reportados no próprio país.

        Analisando o cenário da localização, deve-se considerar a medida da capacidade, determinação da demanda, determinação da capacidade a instalar, identificação e avaliação das alternativas e seleção da alternativa mais adequada.

        A medida da capacidade é o máximo de produção que a empresa pode alcançar com seus recursos disponíveis, sendo dividida em capacidade do projeto (capacidade teórica) e capacidade efetiva (real).

A determinação da demanda exige uma projeção da necessidade produtiva da empresa, com planejamentos e estimativas em longo prazo. A determinação da capacidade a instalar utiliza-se dessas estimativas projetadas, juntamente com a avaliação econômico-financeira, de modo a determinar a capacidade a ser instalada para suprir as exigências do mercado.

Para a identificação e avaliação das alternativas, considera-se a influência local para elaboração de modelos distintos que possibilitam múltiplas comparações. A seleção da alternativa mais adequada contempla variáveis de custo, mercado, transporte e distância, sendo condições estratégicas e táticas, e analisar os objetivos obrigatórios e desejáveis para obter-se a escolha do modelo mais adequado.

Um fator considerado para o sucesso de um empreendimento éa localização, e a existência de empresas do mesmo segmento na mesma região tem uma influência positiva para que o ponto de referência e foco da sua localizaçãosejam favoráveis.

        Com relação às empresas industriais nota-se que vários fatores influenciam na localização, como disponibilidade de pessoas qualificadas, interferência sindical, mercados para consumidores, localização dos fornecedores e transportes. Além destas, temos por grande importância a questão de ofertas disponibilizadas, sendo isenção de taxas/impostos e ofertas de serviços existentes (saneamentos básicos, energia elétrica, telecomunicações, cursos técnicos, hospitais, entre outros). Entretanto, as empresas de serviços visam mais as questõeslogísticas e de comunicação, tendo maior proximidade dos seus clientes e concorrentes.

        O fator competitivo de cluster determina a semelhança entre empresas pertencentes ao mesmo ramo, mantendo o mesmo foco em suas atividades econômicas e objetivos competitivos. As vantagens do cluster resultam na proximidade de instituições de apoio, disponibilidade de fornecedores e profissionais na área, cultura local, colaboração entre as organizações e reciclagens ligadas. Para obtençãodo avanço no método de cluster é preciso que a comunidade tenha compatibilidade ou histórico em comum, como por exemplo, valores, tradições e culturas, para assim alcançar um objetivo comum de competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com