TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DO LAYOUT A FAVOR DA EMPRESA.

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 14

tema: layout

- USO DO LAYOUT A FAVOR DA EMPRESA.

resumo

Este artigo contextualiza questões referentes à layout ideal devido a exigência no mercado e os objetivos das empresas. Mostraremos a historia do layout e sua importância nos dias de hoje, suas ferramentas para diversificações que poderão ser implantadas para que possa assim ser vantajosa a empresa. A visualização de um layout tem como objetivo a analise do ambiente, tempo e garantindo redução de custos, avaliar as vantagem e desvantagem em cada ponto de layout especifico, utilizando técnicas para um controle melhor de custo assim podendo entrar em um mercado competitivo com o menor custo possível.

Layout, Mercado competitivo, Custos.

summary

This article analyzes issues of ideal layout due to demand in the market and the objectives of the companies. Show the history of the layout and its importance nowadays, its tools for diversification that can be implemented so that it can thus be advantageous to the company. Viewing a layout aims environmental analysis, time and ensuring cost savings, evaluate the advantage and disadvantage at every point of specific layout using techniques for better cost control thus can get into a competitive market with the lowest possible cost.

Layout, Competitive Market, Costs.

[pic 1]


1  INTRODUÇÃO

Nosso objetivo com essa pesquisa é almejamos a importância do layout em qualquer tipo de empresa passando por uma pequena empresa até uma multinacional. Esperamos deixar claro que o espaço significa uma redução de custo muito significativa a empresa, assim como a maior integridade, interação ou privacidade entre os colaboradores. Aplicando modelos e variações corretas do layout, analisando que uma escolha certa pode fazer toda diferença no valor final do produto, assim oque veremos agora é a historia, alguns modelos, estudos e analises para temos uma melhor escolha.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 História e surgimento do Layout

Desde a existência do homem no planeta Terra já existia o arranjo físico (layout), porém não era consciente sua nomenclatura. Com o passar do tempo ocorreu a evolução e surgiu a necessidade de estudos para que os locais e seus espaços, onde havia a comercialização, tivessem mais fluidez e agregassem valor a seus serviços e produtos, então a arquitetura começou a suprir essa necessidade e desenvolveu estudos apropriados de arranjos físicos e layouts para que os comerciantes pudessem gerar espaços mais eficazes e seus serviços mais eficientes. Apesar de existir de o início da raça humana o arranjo físico (layout), foi mesmo ganhar atenção na época da Revolução Industrial, onde o desenvolvimento da tecnologia era maior que anteriormente, posterior a isso, foi percebido que havia muito erro em relação ao planejamento e execução de um arranjo físico pra determinados setores, hoje em dia não existe um arranjo físico (layout) ideal, pois cada setor é único e de espaço e necessidade diferente, o que faz o arquiteto trabalhar unicamente a cada planejamento de layout. A partir dessa percepção, surgiu técnica de arranjo físico e outros estudos relacionados ao layout, apesar dessa informação, nem todas empresas conseguem planejar e executar um projeto de layout com sucesso, de modo correto, o que ao invés de ajudar, prejudica e muito os resultados financeiros finais de uma empresa, fazendo com o que o tempo e investimentos na reestruturação do layout acarrete custos irreparáveis e desnecessários.

  1. Definição de Layout

O layout é compreendido como um “molde” do armazém trata-se, portanto, de um planejamento do espaço físico com a finalidade de obter acessibilidade (facilitação do fluxo), localização e mantimento da qualidade dos produtos estocados.

Outros aspectos tornam-se importantes de serem observados na medida em que o projeto do layout passa a assegurar a utilização máxima do espaço, além da diminuição dos locais de áreas obstruídas, do aumento da eficiência da mão-de-obra, da contínua segurança do pessoal e do armazém.

  1. A importância de um estudo antes de se aplicar a ferramenta Layout

Fazer um estudo de layout pode trazer consequências benéficas se forem observadas algumas recomendações. A melhor justificativa para todo o cuidado em estudos dessa natureza é o fato de que a mudança de uma mesa e cadeira de um ponto da sala para outro pode causar um conflito maior do que a transformação estrutural de uma organização. É certo que o espaço físico que utilizamos é de muita importância para nós mesmos. É possível considerar que o brasileiro, em geral, zela muito pelo espaço que utiliza e cada vez mais tem necessidade de maior conforto. Haja vista a constância de remodelações ambientais sobrepondo-se a reformas de outra ordem. Contudo, não é apenas o aspecto visual e de conforto que deve prevalecer no estudo de aproveitamento do espaço físico; mais do que isso, importa o fluxo existente entre pessoas e papéis, genericamente falando. (DE ARAUJO, 2001) A configuração de instalação (layout) estabelece a relação física entre as várias atividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar até se obter a disposição mais agradável de um ambiente. No entanto, este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planeamento de layout.

  1. Oque é layout e seus objetivos

Layout (ou leiaute) é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projeto ou pode ser o projeto em fase de desenvolvimento. Ou seja, uma prévia do serviço pronto antes de executado, onde se pode alterar sua disponibilidade sem danos a nenhuma das partes envolvidas no processo (designer e cliente) para que o serviço seja produzido de acordo com o gosto de cliente, para apenas ao término do desenvolvimento e obtenção de aprovação, se leva a público. 
O termo layout pode também configurar-se como projeto envolvendo diferentes cadeias associativas e técnicas visuais sempre com objetivo e função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (619 Kb)   docx (293.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com