TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização do Layout para melhoramento de gestão em pequenas empresas

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA DE CIDADE TIRADENTES

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

A aplicação do layout para melhor utilização do espaço na administração de pequenas empresas

Alexandre Frange de Brito

Arnon Vinicius de Lima Andrade

Hortencio José de Lima Neto

Kleyton Fernandes Lousado França

Yuri Martins Pereira

SÃO PAULO

–JUNHO DE 2012–

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA DE CIDADE TIRADENTES

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Aplicação do layout para melhor utilização do espaço na administração de pequenas empresas

Alexandre Frange de Brito

Arnon Vinicius de Lima Andrade

Hortencio José de Lima Neto

Kleyton Fernandes Lousado França

Yuri Martins Pereira

        

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do Certificado de Técnico em Administração à Escola Técnica de Cidade Tiradentes.

        

SÃO PAULO

– JUNHO DE 2012 –

                 FOLHA DE APROVAÇÃO

ALUNOS

 TEMA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para a obtenção do Certificado de Técnico em Administração à Escola Técnica de Cidade Tiradentes.

COMISSÃO JULGADORA

Prof.

Instituição

Prof.

Instituição        

Prof.

Instituição

Professor Orientador – Presidente da Banca Examinadora

São Paulo,      de                  de 2012


Dedicamos esse trabalho primeiramente a todos que nos apoiaram e nos prestaram ajuda quando necessário ao decorrer de nossas vidas e deste curso, e a todas as pessoas que não apenas passaram por nossas vidas, e sim marcaram as mesmas, pessoas que estarão para sempre conosco, em nossas boas lembranças, e no conhecimento e experiência que nos passaram.


AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos os professores que nos ajudaram na realização desse trabalho e que abriram nossas mentes, disponibilizando mais conhecimento para facilitar nossa trajetória até o presente momento, e que continuaremos levando durante toda a nossa carreira no mercado de trabalhoe em nossa vida pessoal.


A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção)

disponíveis. Está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas

ou executadas (métodos de trabalho), afim de que os recursos (pessoas, máquinas,

matéria-prima etc.) sejam aplicados da forma mais racional possível.

Chiavenato (2000, p. 58).

ABSTRACT

In the following work will be represented entire the course of analyzing and solving problems that the company chosen after a detailed study of the organization, using our knowledge acquired during the course and in studies to define a possible solution to the study case, we evidenced some problems relevant to the subject of study, which generated many negative factors as; wrong physical arrangement, difficulty of the products on display, handling, among other problems. Some of these errors were clearly visible, as the inefficient flow of people and materials, visual pollution, inappropriate organization and arrangement to the physical parameters of the company. We studied and compared all types of layout, functionality and applicability, to then find the most appropriate to the object of study, we made a theoretical application of all the physical arrangements and compared which was the most efficient in the view of the management, and the primary interest is profit, no matter if be short, medium or in long time. Employees want
have a better environment to perform tasks and services, and to provide a greater customer comfort. The solutions were the complete modification of the physical arrangement, making it the environment favorable to all sides. It resulted in a continuous improvement in the medium and long time. After the application was perceived a more pleasant environment for employees and customers, better visualization and handling of products, facilitating to customer access the chosen products.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Keywords: Physical Arrangement, Organization, Product Exhibition, Pleasant Environment, Employees, Sales and Profit.


RESUMO

No Trabalho a seguir, será representada toda a trajetória de analise e solução dos problemas da empresa escolhida. Após um estudo detalhado da organização usando como base os nossos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e nas pesquisas realizadas, definimos uma possível solução para o estudo de caso. Evidenciamos alguns problemas relevantes em nosso objeto de estudo, os quais geravam diversos fatores negativos como a desorganização do local, dificuldade na exposição dos produtos, movimentação, dentre outros problemas. Alguns desses erros foram claramente perceptíveis, como o fluxo ineficaz de pessoas e materiais, poluição visual, má organização e arranjo físico inapropriado aos parâmetros da empresa. Estudamos e comparamos todos os tipos de layout e suas funcionalidades e aplicabilidades para então encontrarmos o mais apropriado às necessidades deste objeto de estudo. Fizemos uma aplicação teórica de todos os arranjos físicos e comparamos qual era o mais eficiente na visão da gestora, sendo que o interesse primordial é de obter lucro, independente de ser a curto, médio, ou longo prazo, já os colaboradores querem obter um melhor ambiente para executar suas tarefas e serviços, e para o cliente proporcionar um maior conforto. As soluções encontradas foram à reformulação total do arranjo físico, tornando-o o ambiente, mais favorável a todos os lados, o que resultou em uma melhora continua a que possivelmente se estendera a médio e longo prazo. Após a aplicação foi percebido um ambiente mais agradável para os colaboradores e clientes, uma melhor visualização e movimentação de produtos, e também facilitou o acesso às mercadorias escolhidas pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com