TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lançamento Tributário

Por:   •  3/12/2015  •  Artigo  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

Crédito tributário

Como já visto o crédito tributário é o momento de exigibilidade da relação jurídico-tributária. Seu nascimento ocorre com o lançamento tributário (art. 142 do CTN).

- Lançamento tributário

É o instrumento que torna exigível a obrigação tributária, dando-lhe o valor, por isso se diz que o crédito tributário é a obrigação tributária já líquida e certa.

O art. 142 do CTN traz as finalidades ou funções do lançamento:

1) Verificar a ocorrência do fato gerador como fato da vida real, descrito na norma, enseja o nascimento da obrigação tributária.

2) Determinar a matéria tributável: é com o lançamento que se sabe o que é devido.

3) Calcular o montante do tributo devido. Assim, o lançamento torna o crédito tributário, antes inexigível e ilíquido, em crédito exigível e líquido. A liquidez, como é cediço, é atributo daquilo que se define, com precisão, quanto à extensão e limites.

4) Identificar o sujeito passivo: o lançamento tem o condão de demarca concretamente a sujeição passiva, definida, normativa e abstratamente, na lei tributária, no bojo da estrita legalidade (art. 97, III, CTN).

5) Propor, se for o caso, a aplicação da penalidade cabível: é o meio hábil à exigibilidade das sanções por descumprimento da obrigação tributária. Nessa medida, o lançamento particulariza, concretamente, a exigibilidade da multa, definida, normativa, restritiva e abstratamente, na lei tributária (art. 97, V, CTN)

- Modalidade de lançamento tributário

a) Lançamento direto ou de ofício: o Fisco, por meio da autoridade administrativa, tendo dados suficientes em seus registros para efetuar a cobrança do tributo, realiza-o, dispensando o auxílio do contribuinte. (art. 149, I, CTN).

b) Lançamento Misto ou Por Declaração: é aquele realizado com base na declaração do sujeito passivo, que presta à autoridade lançadora as informações necessárias à sua confecção. (art. 147 do CTN).

Envolve a ação conjugada entre Fisco e contribuinte, cabendo a este a prestação de informações faltantes, e àquele, a feitura do lançamento propriamente dito. Nesta modalidade, há a possibilidade de retificação da declaração, por iniciativa do próprio declarante, constante do art. 147, § 1º, CTN.

c) Lançamento por Homologação ou Autolançamento: o contribuinte auxilia diretamente o Fisco na atividade do lançamento, recolhendo o tributo, antes de qualquer providência da Administração, com base em montante que ele próprio mensura. (art. 150, caput, do CTN)

- Crédito tributário e decadência

O verdadeiro fundamento da decadência é a paz social, a estabilidade das relações jurídicas e a própria segurança jurídica, pois as coisas não podem arrastar-se indefinidamente. Em regra geral, a decadência (do latim cadeus, de cadere, na acepção de “perecer, cair ou cessar”) é uma forma de ser extinto o crédito tributário. O prazo de decadência existe para que o sujeito ativo (Poder Público) constitua o crédito tributário sem demoras para não perder o direito de lançar.

O art. 173, I, CTN prevê como marco inicial o primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado; já o art. 150, § 4º, CTN prevê o dies a quo para a data do fato gerador. A ambos somar-se-á o prazo de 5 anos, intitulado, em bom português, “quinquênio, ou lustro” decadencial.

O art. 173, I, CTN é considerado a regra geral de decadência, embora dele não conste, textualmente, o vocábulo “decadência”.

O art. 150, § 4º, CTN é considerado a regra especial de decadência. O preceptivo alcança, com exclusivismo, os tributos lançados por homologação, com a típica antecipação de pagamento. O prazo é de 5 (cinco) anos a contar do fato gerador (NEVES, 2001, p. 193).

No lançamento por homologação, há uma antecipação de pagamento, permitindo-se ao Fisco conferir sua exatidão em um prazo decadencial de cinco anos, contados a partir do fato imponível.

O decurso (ou o passar) do quinquênio decadencial, sem que se faça uma conferência expressa, provocará o procedimento homologatório tácito, segundo o qual perde a Administração Pública o direito de lançar, de modo suplementar, uma eventual diferença.

- Crédito tributário e prescrição

Conforme se percebe da leitura do art. 156, V, do CTN, a prescrição é causa extintiva do crédito tributário.

É um fato jurídico que determina a perda do direito de ajuizamento da ação de execução (fiscal) do valor do tributo. Havendo prescrição, desaparece o direito de pleitear a intervenção do Judiciário, diante da falta da capacidade defensiva, que lhe foi retirada em consequência do não uso dela durante certo interregno, atingido pela força destrutiva da prescrição.

Portanto, havendo a prescrição, nula será a ação judicial (chamada de executiva ou de execução fiscal).

O termo inicial da contagem da prescrição (art. 174 do CTN) se dá na constituição definitiva do crédito tributário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com