TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lançamento diario

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB

NOME DO ALUNO: DILMAR CZERNICHOVSKI DE SOUZA

SEMESTRE: 2º

                            ATIVIDADE

  1. Conceitue e Cite exemplos de Usuário Interno e Usuário Externo. (10 pontos)

RESPOSTA: Temos usuário interno e usuário externo.

- Usuário Interno: São os administradores que planejam, executam e controlam as atividades da instituição, inclusive as pessoas que decidem sobre preços, alocam recursos entre as diversas unidades, exemplo: administradores, gerentes, acionistas, sócios e etc.

- Usuário Externo: São instituições financeiras que emprestam recursos para as entidades e precisam saber quais as chances de recuperar esses valores emprestados e os juros que receberam por isso, exemplo: Bancos, fornecedores, fisco e etc.

  1. Conceitue  e Cite exemplos dos  três os possíveis tipos de atividade de uma entidade. (10 pontos)

RESPOSTA: Temos três tipos possíveis de atividade de uma entidade, são elas: Financiamento, investimento e operação.

- Financiamento: é quando uma entidade obtém financiamento através de empréstimos com terceiros ou recursos dos proprietários, exemplo: financiamento que serão usados para construção de prédio, máquinas e equipamentos.

- Investimentos: diz a respeito à alocação do dinheiro obtido na atividade financiamento em recursos necessários para entrar em operação, exemplo: no inicio das atividades da empresa irá necessitar muito, como movéis prédio, veículos e outros. Esses recursos possuem vida útil longa e auxiliam a entidade nos anos iniciais.

- Operações: diz a respeito ao uso dos recursos aplicados nos investimentos, exemplo: em uma empresa podemos citar as transações de compra e venda de mercadorias.

  1. “A contabilidade informa aos usuários, ao final de cada período, através de instrumento denominado de DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. As Três demonstrações mais importantes são”. De acordo com o SILVA, 2012, cite e explique as três demonstrações mais importantes apresentadas no livro Contabilidade Geral. (10 pontos)

RESPOSTA: Existem três tipos de demonstrações, são elas: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercicio e Demonstração dos Fluxos de Caixa.

- Demosntração do Resultado do Exercicio: Chamada de (DRE) é uma demonstração contábil, que destina-se a evidenciar a formação de resultado liquido de um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas.

- Balanço Patrimonial: O balanço patrimonial apresenta os ativos e os passivos, inclusive o patrimônio líquido de uma entidade ou uma instituição em um período de tempo especifico. Entre os ativos temos os terrenos, computadores, veículos, mercadorias que serão vendidas.

- Demonstração dos Fluxos de Caixa: DFC é uma demonstração que tem por finalidade evidenciar as transações ocorridas em determinado período e que provocam modificações nas disponibilidades da empresa, exemplo: caixa, bancos e aplicações imediatas.

  1. Os índices de atividades procuram estudar o processo de produção da empresa..  De acordo com o Livro de Contabilidade Geral, temos 04 Indicadores de Atividade. Conceitue cada um dos Indicadores e apresente as fórmulas de cada um deles. (10 pontos)

RESPOSTA: Temos quatro indicadores de atividade, são elas: Prazo de Estocagem, Prazo para Pagamento, Pazo de Cobrança e Ciclo Financeiro.

- Prazo de Estocagem: Esse indicador mede quanto tempo o estoque ficou na empresa.

Fórmula:           × 360[pic 3]

  - Prazo de Pagamento: Esse indicador diz a respeito ao tempo que a empresa leva para pagar os fornecedores.

Fórmula:   × 360[pic 4]

Quanto ao valor das compras, podemos obter por meio da expressão:

Compras = Despesa com Estoque + Estoque Final – Estoque Inicial

     - Prazo de Cobrança: Esse indicador mede quanto tempo a empresa leva para receber de seus clientes.

Fórmula:     × 360[pic 5]

- Ciclo Financeiro: Esse indicador mede a política de capital de giro de uma empresa.

Fórmula:

[pic 6]     

O ciclo Financeiro pode ser Obtido da seguinte forma:

Ciclo Financeiro = Prazo de Estocagem + Prazo de Recebimento – Prazo de Pagamento                                    

  1. Explique Contas Patrimoniais e Contas de Resultado. (10 pontos)

RESPOSTA:

- Contas Patrimoniais: São aquelas contas que representam o Ativo (indica a existência de Bens e Direitos) e o Passivo (indica a existência de Obrigações e Patrimônio Líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os prejuízos acumulados). São essas contas que representam o Patrimônio da empresa, através do Balanço Patrimonial.

- Contas de Resultados: São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).

Orientações: Para resolver o exercício 6 - ler a Unidade 2 do livro Contabilidade Geral.

  1. A Empresa Alpha, do ramo de prestação de serviço em manutenção de informática, iniciou suas atividades em 01/01/2014. (50 pontos)

01/01/2014- No primeiro dia do mês algumas pessoas decidiram criar uma empresa que recebeu a denominação de Alpha. Para isso, juntou R$ 100.000,00 de recursos para o seu capital em dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com