TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação Tributária e Comercial

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  1.950 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Administração Pública

Aluno: Isadora Ferreira Andrade da Silva

Matrícula: 13113110314

Disciplina: Legislação Tributária e Comercial

  1. Pesquise na internet notícias relativas à desconsideração da personalidade da pessoa jurídica. Após, identifique os fatores que determinaram sua aplicação e os possíveis órgãos reguladores das atividades empresariais e apuração de suas responsabilidades. (Não se esqueça de colocar a fonte e a data do acesso todas as vezes que mencionarem páginas eletrônicas).

O artigo 5º do CC/2002 coloca que pode haver desconsideração da personalidade jurídica em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial. O artigo 135, do Código Tributário Nacional, prevê a desconsideração da personalidade jurídica em caso de práticas fiscais delituosas pelo sócio em fraude contra o estatuto, o contrato social, ou ilegais (RODRIGUES, 2011). Portanto, nas notícias pesquisadas, os fatores que determinam a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica são causados por esses fatores citados em lei, como no caso  REsp 1.141.447 do Supremo Tribunal de Justiça (2011), que o credor não conseguiu encontrar bens penhoráveis da devedora e depois com a desconsideração da personalidade jurídica foi descoberto que os bens da empresa executada foram sido postos em nome de outra. Para o ministro Beneti, esse fato, por si só, indicaria malícia, pois estariam sendo desenvolvidas atividades de monta por intermédio de uma empresa com parco patrimônio. Nesse caso, o fator causador foi a confusão patrimonial.

Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. (JUSBRASIL, 2002)

São possíveis órgãos reguladores das atividades empresariais e apuração de suas responsabilidades são as juntas comerciais de cada Estado, já que é onde são registrados os nomes empresariais; Agências Reguladoras; Bacen; Superintendência de seguros privados, entre outros.

  1. No seu bairro, selecione uma sociedade empresarial e, após, determine a espécie dela e analise, ainda, sua denominação social (nome empresarial).

Uma empresa presente no meu bairro é a “Construtora Callo e Comércio ltda”, sua espécie é Sociedade de Responsabilidade Limitada.

O nome empresarial de sociedade Limitada (nesse caso, uma denominação social), que deve ter a palavra final LIMITADA ou LTDA, devendo deixar claro o objetivo social quando denominação social e pode conter o nome de um ou mais sócios no caso de firma ou razão social (UNIFAP, 2011). Nessa empresa escolhida, “construtora” e “comércio” são os objetivos sociais real que a sociedade exerce, já que este deve estar evidente. Real, pois respeita o princípio da veracidade; “Callo”, é o sobrenome de um dos sócios acrescido do tipo societário, que por ser limitada, foi utilizado a sigla “ltda”.

O nome não pode ser idêntico ou semelhante a outro anteriormente registrado, respeitando os princípios da novidade.

  1. Numa papelaria, procure um dos Títulos de Créditos estudados e compare os seus campos de preenchimento com os apresentados na presente obra. Após, preencha-o corretamente e poste na plataforma junto com a atividade.

O Título de Crédito utilizado foi a letra de câmbio. Na presente obra de Rodrigues (2011) os campos de preenchimento são o tomador/beneficiário, que é aquele que se beneficia da ordem de pagamento (RODRIGUES, 2011, p.97); a quantia a ser paga; local e data do saque; a data que o documento foi preenchido; a assinatura do sacado, que é a pessoa que recebe a ordem para pagar, e deve cumpri-la (RODRIGUES, 2011, p.96), e do tomador; e o endereço do sacado. Já a letra de câmbio encontrada por mim, além dessas informações do exemplo, possui também o número da letra de câmbio; informações adicionais como CPF do tomador e do sacado; a data limite de apresentação do documento; e o valor escrito por extenso.[pic 1]

  1. Na Internet, encontre um dos Contratos Mercantis estudados e leia-o atentamente. Destaque ao menos três características específicas que o diferencie dos demais contratos estudados. 

O Contrato Mercantil escolhido foi o de compra e venda mercantil.

-Na compra e venda mercantil, comprador e vendedor são empresários, no desempenho de suas atividades, ou seja, eles que exercem a atividade;

-nesse tipo de contrato mercantil, há o vendedor e o comprador, cuja função do primeiro é transmitir a propriedade de coisa certa, móvel ou semovente e o segundo paga o preço (RODRIGUES, 2011, p.108);

-Como é uma relação de compra e venda, no qual um adquire o bem e o outro oferece-o, constatando um defeito que torne a coisa inútil, ou reduza o seu valor, pode o adquirente, no prazo de 30 dias, a sua livre escolha, pretender ficar com o bem, mediante um abatimento no preço, ou então devolver a coisa, sendo ressarcido do valor pago, acrescido das despesas do contrato (RODRIGUES, 2011, p. 109)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (175.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com