TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança parece ser um dos determinantes críticos da eficácia organizacional e também do grau de satisfação envolvimento dos indivíduos na organização

Por:   •  28/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

                                                 Capitulo 14

Resumo: Liderança

Liderança parece ser um dos determinantes críticos da eficácia organizacional e também do grau de satisfação envolvimento dos indivíduos na organização, não importa o tipo de organização, seja ela uma indústria, uma igreja, um time de futebol ou uma organização militar. Talvez isto explique o crescente interesse que presenciamos na literatura que lida com a teoria das organizações e com comportamento organizacional. Entre tanto, trata-se de um fenômeno relativamente ressente.

Ralph Stogdill define a liderança como um processo de influenciação voltado para o atingimento de um objetivo. Podemos extrair três elementos fundamentais da definição simples:

  • Existe um forte componente interpessoal, uma relação entre líder e liderado, em que o primeiro procura influenciar e conduzir o comportamento do segundo;
  • Estabelece a liderança em um contesto social, em que existe líder e liderados;
  • Estabelece critério essencial ou um papel a ser exercido pelo líder: o de atingir objetivos.

Liderança é um processo de desenvolver ideias e uma visão, viver de acordo com valores que deem suporte a paz ideias e visão, influenciando terceiros a imcorporarem-nas em seus próprios comportamentos, bem como tomar decisões difíceis sobre pessoas e demais recursos. O líder é aquele que reflete os atributos específicos da liderança- ideias, visão, valores, influencias sobre as demais pessoas com que trabalha, tomando decisões vitais que afetam a vida da organização e de seus subordinados. O contraste eentre as características da gerencia e da liderança, apoiado em cinco categorias julgais e relevantes: processo de pensamento, estabelecimento de um direcionamento para as ações, relações com os empregados, modo de operação e métodos de decisão. Pois ainda que ambos- lideres e administradores- sejam importantes na condução da vida e perpectuidade das organizações, seus papeis são muito diferentes.

Existem dois modelos de liderança que acabam servindo de base para todos os demais. São eles:

  • Traços da liderança;
  • Modelo comportamental da liderança.

Ao analisar esses dois modelos básicos, iremos concentrar nossa atenção nos modelos que chamamos de contingenciais, que escolhemos três para analise: o continuum de liderança de Tannenbaum Schmidt; o modelo contingencial de Fiedler e o modelo da liderança situacional, de Hersey e Blanchrd. Essa escolha esta ligada ao fato de serem os mais citados na literatura administrativa e na vida organizacional. Nossa intenção era a de que ele fosse um modelo inspirador para as ações organizacionais de alta   performance de parte dos dirigentes organizacionais.

Um modelo dos traços e baseado na observação das características de inúmeros lideres- tanto os bem sucedidos quanto aqueles que fracassaram. Existe alguma evidencia de que cinco traços são compartilhados pela maioria dos lideres bem sucedidos:

  • Inteligência: apresentam um nível de inteligência geralmente superior ao dos subordinados;
  • Maturidade: normalmente apresentam um grau de maturidade mas elevados quanto comparado ao de seus liderados;
  • Amplitude de interesses: operam com a variedade de interesses e áreas do conhecimento;
  • Alto Motivação e necessidade de realização: são altamente voltados para obtenção de resultados. Quando completam um projeto, já estão se preparando para o próximo. Não dependem de seus subordinados para se motivarem para alcance de seus objetivos;
  • Honestidade: tende  a ser pessoas integras, mostrando coerência entre os valores que incorporam e defendem, e suas praticas organizacionais. Quando isso não ocorre tal fato é rapidamente detectado pelos subordinados, com consequência danosas tais como stress, indecisão e desconfiança, já em curto espaço de tempo.

Comportamento de liderança concentra-se naquilo que os lideres realmente fazem e como fazem. Há varias versões deste modelo, mas o que iremos aqui examinar sugere que o líder eficaz ajuda os indivíduos e os grupos a alcançarem seus objetivos de duas maneiras: Primeiro lugar ele estabelece relações centradas nas tarefas com seus subordinados, focando na qualidade e na quantidade dos resultados a serem alcançados. Em segundo lugar eles cultivam uma alta sensibilidades para identificar quais as necessidades e objetivos pessoais de seus subordinados, como pode apoia-los, incentivando-os nesta busca.

O modelo Comportamental salienta duas dimensões. A primeira delas é a dimensão consideração, ou seja, a extensão em que os lideres cultivam relações de trabalho baseados em confiança mutua, em comunicação bilateral, respeito pelas ideias do subordinados, e empatia com os sentimentos dos mesmos. Lideres com este estilo valorizam com satisfação das necessidades dos empregados: encontram tempo para ouvir, não hesitam em mudar o que precisa ser mudado e apresentam um comportamento amigável em relação a seus liderados. A segunda dimensão é ao estabelecimento da estrutura, isto é, a dimensão em que o líder define e prescrever tanto os próprios papeis quanto o de seus subordinados para estabelecer e implementar os objetivos em suas respectivas áreas de responsabilidade. Os lideres que utilizam este estilo direcionam os grupos e os indivíduos a eles subordinados através do planejamento, comunicação, atribuição de tarefas, ênfase nos prazos e através de ordens.

Para melhor entender a aplicação das suas dimensões do modelo comportamental, vamos nos dar conta que a variável consideração esta centrada no subsistema social da organização, enquanto a outra variável , como próprio nome indica, concentra-se no subsistema estrutural. Aqui podemos ver a principal do modelo comportamental: a falta de atenção dedicada aos efeitos da situação no estilo de liderança. Seu foco estava concentrado nas relações entre lideres e liderados, com pouca atenção a situação em que tais relações ocorriam.

O modelo dos traços, bem como o modelo comportamental ambos procuram identificar características que se aplicam na maior parte das situações de liderança. Já os modelos contingenciais, estes procuram identificar variáveis que permitem que certas características de liderança e comportamento sejam efetivas em situações especificas dadas. De acordo com Hellriegel, Slocum e Woodman exitem quatro variáveis citadas como tendo influencia no comportamento do líder, a saber:

  1. As características pessoais do líder;
  2. As características pessoais dos empregados;
  3. As características da equipe
  4. A estrutura e as tarefas da equipe de departamento ou da organização. Estas variáveis contingenciais não agem independentemente, mas interagem para influenciar a eficácia do estilo comportamental do líder.  

Os Professores Robert Tannenbaum e Warren Schmidt propuseram um modelo no qual o aspecto liderança variáveis no correr de um continuum, em um extremo como sendo autocrático indo ate democrático no outro. O líder deveria se posicionar – dependeria, segundo eles, de três conjuntos de forças?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com