TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança segundo robbins

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 5

1-Quais as funções básicas do processo de comunicação nas organizações?

controle, motivação , expressão emocional e informação

2-Quais são os elementos principais do processo de comunicação e como você distingue comunicação formal e informal?

Emissor,Receptor ,Mensagem ,Canal, Ruído.

O processo de comunicação segue uma linha que vai de uma fonte (o emissor) para um receptor. A mensagem que o emissor pretende transmitir é codificada (convertida em formato simbólico) e transmitida através de uma mídia (canal) até o receptor, que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor. Esse processo é composto de sete partes: a fonte da comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o ruído e o feedback (ou retroalimentação). O canal ou meio pelo qual a mensagem codificada ira fluir é selecionado pelo emissor. Existem os canais formais, que transmitem mensagens que se referem às atividades relacionadas com o trabalho e os canais informais, que são espontâneos e surgem como respostasas escolhas individuais carregam mensagens pessoais ou sociais.

3:Quais são as diferenças entre comunicação descendente, ascendente e lateral?

R: A comunicação descendente é usada por gestores e lideres que se comunicam com os funcionários para atribuir tarefas, fornecer instruções de trabalho com o objetivo de informar políticas e procedimentos,identificar problemas que precisam de atenção e fornecer feedback sobre o desempenho, e nem sempre precisa ser oral e nem face a face pode ser através de carta e e-mail. É um tipo de comunicação onde só o líder tem o poder da comunicação sem retorno nenhum do colaborador.

A comunicação ascendente é uma comunicação que se dirige aos escalões mais altos da organização. É utilizada para fornecer feedback aos gestores informá-los sobre o processo em relação as metas e problemas que estão ocorrendo.

Diferente da comunicação descendente que só os lideres passam o feedback, na ascendente esse feedback é invertido pois são os colaboradores que transmitem sua opinião aos gestores de como eles se sentem em relação ao trabalho, aos colegas e a organização em geral. Esse tipo de comunicação ascendente e não hierarquizada , além de melhorar a o modo como cada funcionário participa do processo de gestão, propicia ligações afetiva entre os trabalhadores e comprometimento com a organização. Comunicação Lateral é uma comunicação que se dar entre os membros de um mesmo grupo, de grupos de um mesmo nível, entre gestores de um mesmo nível ou quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal.

Diferente da descendente que é o líder que fala e da ascendente que é os colaboradores que passam o feedback para os gestores a Comunicação lateral é a comunicação entres colaboradores que estão no mesmo nível hierárquico estabelecem uma comunicação horizontal é uma maneira de economizar tempo e facilitar a comunicação.

4- Quais são desafios da Comunicação verbal , escrita e não verbal ?

O desafio da comunicação verbal acontece quando ela tem de ser ptranmitida para vários recptores e que ela chegue a todos sem ruídos da mesma maneira que saiu do interlocutor. As desvantagens da comunicação escrita são o tempo pois o interlocutor consegue transmitir muito mais informações em um determinado tempo falando do que escrevendo outra desvantagem é também o tempo do feedback .há também a questão da falta de comunicação não verbal a ausência de emoção na hora da interlocução . A comunicação não verbal tem as desvantagens de não serem exatas nem universais embora muitas veses os gestos possuam os mesmos significados outro desafio é ter que levar em conta a cultura e algumas normas culturais.

5 – Quais são as diferenças e semelhanças entre redes de comunicação e a rede de rumores ?

R : Redes de comunição é uma rede formal e Redes de rumores é rede informal. Porém , as redes comunicação o líder age como condução central de comunicação e as redes de rumores a maioria dos funcionários como fidedigna do que os comunicados formais vindo da cúpula de organização.

As semelhanças entre si permite que todos os membros se comuniquem como forma de canal na redes comunicação de rumores e como telefone sem fio todos se interagem.

6 - Quais são principais formas comunicação eletrônica ? Quais são benefícios e desafios ?

R; email, mensagens de texto , software

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com