TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livre Comercio Bloco econômico

Por:   •  19/11/2018  •  Artigo  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Bloco econômico é resultado da união de vários países, geralmente de uma determinada região com países vizinhos, que estabelecem relações privilegiadas entre si, onde praticam isenções tributárias do comercio, desenvolvimento tecnológicos, livre comércio e serviços, e também a pratica de uma única moeda entre seus membros, no caso a União Européia com o EURO.

O mundo já era divido em dois blocos na época da guerra fria, de um lado o capitalismo com o EUA e do outro o socialismo com a União Soviética, porem na década dos anos 90 com a divisão da poderosa União Soviética e por fim do socialismo, permaneceu apenas um grande bloco que é o liderado pelo EUA.

O primeiro bloco econômico surgiu em 1956 na Europa em sua formação os membros eram Bélgica, Alemanha Ocidental, Países Baixos, Luxemburgo, França e Itália, conhecido como CECA (Comunidade Européia do Carvão e Aço), e este foi a base para a constituição da tão forte e conhecida hoje União Européia, atualmente os integrantes do bloco são 28 países.

As zonas de livre comércio nasceram após a segunda guerra mundial, diversos países se uniram para formação de geopolítica e econômica, as zonas de livre comercio tem como objetivo reduzir e até mesmo eliminar taxas alfandegárias, união aduaneira (abertura de mercados internos entre os países membros ou com nações externas) ou de mercados comuns (livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais).

De maior integração entre os países membros, determinada mercadoria produzida em um país possa ser vendida em outro sem qualquer impedimento fiscal, respeito as e soberanias do outro.

Entre os blocos de livre comércio encontra-se o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), criado em 1991, com o objetivo de instalação de zona de livre comércio, eliminação de barreiras alfandegárias e união aduaneira. Seus membros são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Exemplo: uma pessoa pode transitar, trabalhar livremente ao outro país vizinho sem necessidade de vistos, passaportes. Uma pessoa pode viajar para a Argentina portando somente o documento de RG, que é um documento de porte obrigatório do Brasil.

Hoje o MERCOSUL é uma união aduaneira imperfeita, visto que a Tarifa Externa Comum, possui uma enorme lista de exceções, ou seja, ninguém quer ter o perde-perde, sempre o ganha-ganha, há muitos interesses conflitantes entre os países membros, gerando algumas barreiras comerciais.

No texto do TG há um problema com um déficit na balança comercial da Argentina, onde está saindo mais capital, dinheiro do país do que entrando, O PIB ta diminuindo e isso ruim para o país, O Brasil exporta mais do que importa da Argentina, com isso o governo Argentino reduziu as importações do Brasil para contem esta evasão do país que afetou diretamente os fabricantes no Brasil.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com