TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Definição Sistemas de Compras

Por:   •  10/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera de Sertãozinho

Curso Técnico em Logística

Prof. Maurício

Samira Alline Favaretto RA 1402001706

Sertãozinho

2015

Compras

1.12 Definição Sistemas de Compras

O sistema de compras há variações em função da estrutura da empresa e de sua política. O respectivo departamento de compras, sofre alterações e reformulações em sistemas de empresa tradicional.

Em atualização o sistema sofre alterações como várias características básicas para que seja possível comprar melhor e encorajar novos e eficientes fornecedores.Com esse aperfeiçoamento gera evolução e progresso, mas seus principais elementos permanecem os mesmos, e são classificados como:

  1. Requisição de Materiais (RM)

Seria um documento destinado a formalização dos pedidos de aquisições de bens, de contratação de serviços ou execução de obras.

[pic 1]

2.Solicitação de Compras (SC)

Documento que inicia o processo de compras de materiais produtivos e improdutivos. É solicitada quando há necessidade para dar continuidade a produção, projeto ou até para abastecimento da empresa. Nessa solicitação deverá seguir os critérios destacados abaixo:

  • Produto a ser comprado
  • Quantidade
  • Prazo de entrega
  • Local de entrega

[pic 2]

3.Cadastramento de Fornecedores

É o órgão responsável pela qualificação, avaliação e desempenho de fornecedores de matérias e serviços.

Para isso, acompanha a evolução do mercado, apoia com informação as tarefas do comprador e efetua a manutenção dos dados cadastrais.

[pic 3]

4.Cotação

A cotação é o preço de um determinado ativo num dado momento definida pela oferta e procura do mesmo no mercado. Quando a procura aumenta o preço sobe, quando a oferta é maior o preço cai.

Uma relação de preço, termos de venda e a descrição dos produtos ou serviços oferecidos pelo vendedor para um futuro cliente que no caso seria uma proposta.

[pic 4]

5. Autorização de Fornecimento (AF)

É o contrato simplificado utilizado para compras de entrega imediata e integral dos bens adquiridos, independentes de seu valor do qual não resultem obrigação futuras, inclusive de assistência técnica.

[pic 5]

 

  1. Característica dos Sistema de Compras
  1. Sistema de compras a três cotações: Tem por definição a partir de um número mínimo de cotações para encorajar novos competidores, A pré-seleção dos concorrentes qualificados evita o dispêndio de tempo comuns grande número de fornecedores.
  2. Sistema de preço objetivo: Seria necessário um conhecimento prévio do preço justo, com finalidade de ajudar nas decisões do comprador, proporciona uma verificação dupla no sistema de cotação. Os fornecedores são influenciados a serem competidores e mostra que seus preços estão fora de concorrência.
  3. Duas ou mais aprovações: Duas pessoas são selecionadas com função de decidir seus fornecedores. Estabelece uma defesa dos interesses da empresa com a garantia de um melhor julgamento, protegendo o comprador para que possa revisar a decisão individual.

Documentação Escrita: Uma documentação é anexada ao pedido possibilitando uma segunda assinatura nela, contudo há um período de negociação permitindo a revisão e ficará disponível junto ao processo de compras para esclarecer qualquer dúvida.  

  1. Contratação de Serviços

Pode haver vários enfoques, desde o simples contrato de transporte e armazenagem até o total controle da cadeia de suprimentos de uma determinada empresa.

Esses serviços podem ser tradicionais, ela manutenção, e prestação de serviços contendo qualidade, prazo e proposta que devem ser cumpridas.

  • Prazo de instalação: Destina-se na utilização de compras da mercadoria, com o intuito de saber o prazo determinado para entrega, e instalação.
  • Indicadores de Qualidade do Serviço: Focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto e serviço.
  • Periodicidade de Manutenção: Entende-se por manutenção as ações que contribuam para prever, evitar ou corrigir desvios de operação e continuidade de trabalho apresentado por uma instalação ou equipamento.
  • Certificação dos Profissionais Envolvidos: Propõe uma análise de fornecedores e destacar-se qual está de acordo com o quadro de realização do trabalho.
  • Garantia de Serviços: Mais especificamente está relacionada ao serviço que será prestado, caso haja algum imprevisto, será possível recorrer a empresa prestadora.  

Estoque

Políticas De Gestão De Estoques

Sabemos que a Política de Estoques visa atender o cliente da melhor forma possível, e conforme definição estratégica da Organização. São vários os fatores determinantes na formulação da Política de Estoques, que forçam os estoques mínimos para cima, ou para baixo:

  1. Competência da Cadeia de Fornecimento
  2. Qualidade da Previsão de Demanda
  3. Sistema de Planejamento Logístico de Materiais
  4. Sistema Integrado de Gestão da Organização
  5. Acurácia dos Estoques

1.2 Classificação das Técnicas de Previsão

Podemos citar nesse tópico vendas e consumo e estoque, na qual será dividido nos seguintes itens:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (428.3 Kb)   docx (263.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com