TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa e sua Contribuição no Aumento dos Índices Financeiros da Apple e Guaraná Antarctica

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Nos últimos anos, a logística reversa adquiriu maior importância, tanto no contexto internacional quanto nacional. Motivados pelo potencial de crescimento desta área, o presente trabalho apresenta os benefícios da logística reversa, seu conceito e ganhos da empresa no tocante à redução de custos por meio da reciclagem e/ou reaproveitamento do material descartado.

INTRODUÇÃO

A mudança na cultura de consumo por parte dos clientes tem incentivado a pratica da logística reversa pois os consumidores estão cada vez mais exigindo um nível de serviço mais elevado das empresas e para estas, como forma de diferenciação e fidelização dos clientes, estão investindo nesta ferramenta. Uma política empresarial bem estruturada de receber os produtos de volta de forma eficiente pode se tornar uma arma poderosa de marketing e influenciar substancialmente o acréscimo das vendas. Além do aumento da eficiência e da competitividade das empresas.

As organizações que se anteciparem quanto à implantação da logística reversa em seus processos irá se sobressair no mercado, porque passará para a sociedade uma imagem de empresa ecologicamente correta, inovando e revalorizando seus produtos, uma vez que podem atender seus clientes de forma melhor e diferenciada de seus concorrentes. O mercado exerce pressão sobre as companhias, devido aos consumidores que exigem produtos com custos mais baixos e ao mesmo tempo cause menor dano ao meio ambiente. Para enfrentar este ambiente, as empresas buscam, entre outras cosias, melhorar o gerenciamento do fluxo reverso de bens e ao mesmo tempo construir e preservar sua imagem corporativa. Assim, a fidelização de clientes obtidas com o uso da logística torna-se importante, por representar uma vantagem competitiva sustentável.

Neste trabalho, são apresentadas as vantagens econômicas e os benefícios ambientais proporcionados pela sua adoção.

LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa é a área da logística empresarial que visa equacionar os aspectos logísticos do retorno dos bens ao ciclo produtivo ou de negócios por intermédio da multiplicidade de canais de distribuição reversos de pós-venda e de pós– consumo.

É uma ferramenta estratégica que bem explorada pelas organizações, auxiliará na preservação do meio ambiente, contribuirá para o desenvolvimento econômico e social, além de agregar valor à imagem corporativa e aumento em seus índices financeiros.

A logística reversa pode ser entendida como um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem.

A aplicação do processo de logística reversa oferece um melhor desempenho para redução dos custos, devido à obtenção de economia com a utilização de embalagens retornáveis e reaproveitamento de materiais. Ao se adotar uma postura economicamente correta, os ganhos financeiros e logísticos são apenas um dos benefícios que a logística reversa é capaz de proporcionar.

“Neste enfoque, a melhor solução na destinação dos resíduos é aquela em que o binômio meio-ambiente e lucro estejam combinados de tal forma que tanto as diretrizes do meio-ambiente quanto o resultado financeiro sejam satisfatórios, consolidando esta visão com a visão de reciclagem. Podem-se também adicionar os ganhos à imagem institucional da companhia atraindo a preferência dos clientes.

O objetivo econômico da implantação da logística reversa pode ser entendido como a motivação para a obtenção de resultados financeiros por meio de economias obtidas nas operações industriais, principalmente pelo aproveitamento de matérias-primas secundárias, provenientes dos canais reversos de reciclagem, ou de revalorizações mercadológicas e nos canais reversos de reuso e de manufatura, além dos benefícios de economia de energia para a produção e o menor investimento em fábricas, para produção têm resultado em ganhos que estimulam essas iniciativas, sendo o reaproveitamento de materiais um dos processos com mais possibilidades para se agregar valor aos materiais retornáveis no processo de logística reversa.

Assim, a implantação da logística reversa é uma grande oportunidade de se desenvolver a sistematização dos fluxos de resíduos, bens e produtos descartados, seja por intermédio do fim de sua vida útil, seja por obsolescência tecnológica, e o seu reaproveitamento, dentro ou fora da cadeia produtiva que o originou, contribui para a redução do uso de recursos naturais e dos demais impactos ambientais.

O CASO DA APPLE

Uma das maiores companhias de tecnologia do mundo dá um grande exemplo da aplicação na prática de princípios como responsabilidade compartilhada e logística reversa. De quebra, não vai gastar nenhum centavo com a medida e ainda deve garantir a venda de mais produtos novos investindo na reciclagem dos produtos mais antigos.

Na sexta feira dia 30 de agosto de 2013 a Apple anunciou que seus clientes poderiam levar seus iPhones antigos para serem avaliados por funcionários especialistas em qualquer uma de suas lojas nos Estados Unidos. Depois de avaliado o cliente recebe então o valor do aparelho em forma de crédito para comprar qualquer produto na loja Apple. Os aparelhos antigos serão encaminhados então para o setor de reciclagem.

Com esta medida, a Apple assume a reciclagem de seu produto obedecendo o princípio de responsabilidade compartilhada e também garante a logística reversa ao fazer seu produto que possivelmente poderia ser descartado e misturado ao lixo comum, ter um valor de mercado. Os usuários sabendo que podem lucrar com a devolução do aparelho vão preferir levar até a loja para receber seus créditos. Caso não façam questão disso e lancem o aparelho nas lixeiras da cidade, quem coletar estes resíduos e ver o aparelho certamente vai levá-lo à alguma loja da empresa. O interessante é que neste sistema, quem não tem responsabilidade ambiental acaba fomentando a lucro de pessoas de baixa renda.

Neste ponto, o grande ganho da empresa ao implementar essa medida é poder fazer um enorme marketing ambiental, atraindo cada vez mais seus clientes por mostrar políticas ambientais corretas.

A presença de iPhones antigos no mercado pode afetar negativamente a venda de aparelhos novos. Por outro lado, se um cliente tem um iPhone antigo e pretende comprar outro smartphone

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com