TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística e Administração Pública

Por:   •  13/4/2015  •  Tese  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DISCIPLINA: GESTAO DE OPERACAO LOGISTICA I

PROFESSOR (A): WELLINGTON TAVARES

ALUNO: PAULO LUIS OLIVEIRA DA SILVA     MATRÍCULA: 13.1.9834

Atividade 01 Logística e a administração pública

Administração Pública já é um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos a fim de alcançar os objetivos organizacionais, ou seja, geri recursos públicos. A logística para a Administração Pública implica não só prestar serviço ou executa-lo mais também, dirigir, governar, exercer a vontade com os objetivos de obter um resultado útil para a sociedade. Com isso a Administração gera o movimento de bens e serviços ao público alvo, em decorrência disso a geração das chamadas utilidades de tempo e de lugar como fatores fundamentais para a aplicação das funções de logísticas na organização. Essa logística associa estudo e administração de fluxos de bens e serviços em movimento, com objetivo de vencer o tempo e a distância na entrega de forma eficaz, eficiente e efetiva. A missão do gestor é estabelecer o nível de atividades logísticas necessárias para atender ao público no tempo e local certo e nas condições desejadas dos recursos públicos.

A logística na Administração Pública necessita de um sistema de informações gerenciais e de planejamentos do plano plurianual, uma forma de conhecimento dos principais resultados obtidos na execução dos beneficiarão a sociedade. Esse sistema é aplicado nas atividades administrativas como forma de interagir implicando em um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidade, levando em consideração todo o ambiente no qual a organização está inserida.

A logística realiza a integração da administração de matérias com a logística organizacional, com a distribuição física ou prestação de serviços e com as atividades relativas ao retorno de matérias. Cabe recordar que a logística é componente essencial da gestão de políticas públicas, uma vez que grande parte das políticas públicas depende da movimentação de materiais, documentos, informações e pessoas. Além da oportunidade o que lhe abre grandes possiblidades de integração e otimização de esforços, elemento central neste novo paradigma de gestão pública. Com tudo isso contribuem para a ampliação do repertório do gestor público na busca de eficiência e qualidade dos serviços.

Vale lembrar ainda que diferente da administração privada em que logística aparece como uma nova forma de cortar custos e aumentar lucros a logística a administração pública o foco também é cortar gastos, mas devendo ser assegurados elementos como garantia de direitos, promoção do acesso da população e garantia da legalidade nos procedimentos que regem a gestão pública. Enquanto o setor privado tem flexibilidade para escolher e negociar com seus fornecedores conforme o seu desejo, o setor público possui um componente adicional e grande delimitador a ser considerado, a legislação, que na grande maioria dos casos, exige realização de procedimentos licitatórios para a seleção e compra de materiais. Tem que considerar a legislação para definir o que pode ser feito. Tudo isso na administração em função dessas particularidades, os custos dos pedidos são muito significativos, além de ampliarem os prazos de reposição dos estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (121.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com