TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RECICLAGEM; REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PET

Por:   •  30/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.

CAMPUS MANAUS- ZONA LESTE

CURSO: TÉCNICO EM FLORESTAS

JÉSSICA AMANDA RIBEIRO MENDES

RECICLAGEM; REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PET

MANAUS

JULHO/2019

JÉSSICA AMANDA RIBEIRO MENDES

REAPROVEITAMENTO DE GARRAFAS PET; RECICLAGEM.

Projeto apresentado como requisito para obtenção de nota, da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e Elaborações de Projetos do curso Técnico em Florestas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus- Zona Leste. ProfªMsc Thelma Lima da Cunha Morreira.

MANAUS

 JUNHO/2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        8

5.        METODOLOGIA        13

6.        CRONOGRAMA        13

7.        CONCLUSÃO        14

8.        REFERÊNCIAS        15

RESUMO

O projeto buscou o reaproveitamento das Garrafas PET descartadas no meio ambiente – devemos lembrar, no entanto que, na maioria das vezes de forma incorreta – para a fabricação de móveis (pufes, cadeiras, mesa, sofá, etc.) com o uso de uma metodologia diferenciada. O acoplamento da garrafa PET, alcançando com isso uma melhor rigidez no resultado do produto final. Deixamos claro que este é um método eficiente, bastante firme, útil e que não apresenta custo elevado por ser executado com apenas garrafas, fita adesiva, cola, tecido, estilete e tesoura. Além disso, o presente trabalho teve como um dos objetivos sensibilizar a população para a preservação ambiental a partir do uso de garrafas Pet dois litros transformando-as em móveis, levando à criação do novo.

 Palavras-chave: Reciclagem. Garrafa PET. Meio ambiente.

Abstract

 The project sought the reuse of PET bottles discarded in the environment, most often incorrectly in an inappropriate, for the manufacture of furniture (puffs, chairs, table, sofa etc.) using a different methodology. This new methodology is based on the use of screws for coupling the PET bottle, achieving a better stiffness in the final product. We point out that it is an efficient method, making the product firmer, useful and cheaper, since it uses only bottles, screws, box cutters and scissors. In addition, this paper was done in order to sensitize population towards the environmental preservation through the use of pet bottles turning them into furniture, creating new products.

 Keywords: Recycling. PET bottles. Environment.

  1. INTRODUÇÃO

A busca pelo equilíbrio sustentável entre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem sido um desafio para o homem. Uma vez que desenvolver sustentabilidade é necessário para se ter uma natureza equilibrada. Mas, como desenvolver de forma sustentável em uma sociedade que visa o lucro e o consumismo de forma desordenada, induzindo às empresas a produção excessiva? E a desobediência as leis ambientais? Pensando nisso, foram criadas formas alternativas como: redução, reutilização e reciclagem na tentativa de minimizar a produção excessiva, o descarte incorreto e diminuir os impactos ambientais.

Apesar de 53% da produção não ser reaproveitada, especialista também lembra que a própria reciclagem não é a melhor opção.

A reciclagem tem um custo muito alto para o Meio Ambiente, para ela a reciclagem gera um gasto muito elevado de energia e água o que é benéfico por um lado, mais ao mesmo tempo nocivo por outro, a redução da produção seria a mais indicada.

Nesse contexto analisando os efeitos que a garrafa PET ocasiona na natureza o seu descarte de forma incorreta, devido a sua durabilidade no Meio Ambiente que é equivalente a 400 anos.

Pensando nisso proponho um projeto para o reaproveitamento de forma artesanal das garrafas PET em confecções de puffs e outros objetos, acreditando que minimizará o descarte de forma incorreta, a degradação do Meio Ambiente, o surgimento de doenças e gerará renda, auxiliando economicamente famílias que querem aumentar sua renda.

  1. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL;

Analisar o meio ambiente, com a reciclagem de garrafas PET, gerar empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável, e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem, e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS;

Enfatizar com a população de forma consciente e em prol de um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, pode após o consumo de garrafas PET agregar um valor tanto de cunho pessoal, comercial, social ou de uso no dia a dia, para esse material citado acima, destinado a ele uma serventia, a fim dele ser reduzido do passivo ambiental do planeta.

Modificar o volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos.

Estabelecer com a população que, todavia, não tem o conhecimento de como reaproveitar o PET e findam por descartar de forma incorreta em vez de usar em seu benefício próprio.

  1. JUSTIFICATIVA

A embalagem de PET quando reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens do ponto de vista da energia consumida, consumo de água, impacto ambiental, benefícios sociais entre outros.

Reaproveitar ou reciclar embalagens plásticas é uma forma de reduzir a quantidade de lixo. Desta forma, dispõe sobre um projeto de intervenção que terá por objetivo o desenvolvimento e implementação de propostas de geração de renda através dos resíduos sólidos produzidos pela própria família participante. Nesta perspectiva, surge com a proposta de conscientizar a sociedade para o real problema da disposição dos resíduos sólidos, abordando a importância de um desenvolvimento baseado na sustentabilidade de seus recursos. A oficina ambiental visa o meio ambiente em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com