TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAIS SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: MAIS VIDA

Por:   •  5/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade o aprofundamento dos temas relevantes à formação de um bom administrador, como local de trabalho apto, responsabilidade social, direitos humanos, trabalho decente e modos de atuação socialmente responsáveis. Trata-se de temas de extrema relevância para a classe trabalhadora e para os gestores das organizações.

O local de trabalho deve ser um lugar apto para o desenvolvimento de tal atividade. Por alguns motivos adversos por algumas vezes o local de trabalho torna-se maléfico causando assim doenças ocupacionais e outros problemas. Um trabalho decente envolve muitos requisitos que aqui são descritos.

2 DESENVOLVIMENTO

O local de trabalho deve ser um ambiente propicio para o desenvolvimento das atividades ali designadas, quando não se atinge esse ambiente propicio, ocorrem alguns malefícios ao trabalhador exemplo disso são a insalubridade, as exaustivas jornadas de trabalho e as doenças ocupacionais que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido.

De acordo com o artigo 189 da Constituição Brasileira, Lei Nº 6514, de 22 de dezembro de 1977,

Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. (Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6514.htm).

Este direito está previsto em nossa constituição e deve ser respeitado por todos.

São doenças ocupacionais a asma ocupacional, as dermatoses ocupacionais, o LER/DORT-Lesão por Esforços Repetidos / Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, a Intoxicação por metais pesados, a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) e entre outras. A asma ocupacional ocorre com trabalhadores que, durante suas atividades profissionais, entram em contato com produtos químicos ou agentes biológicos que causam alergia ou irritação no aparelho respiratório. Dermatose ocupacional é qualquer alteração da pele, mucosa e anexos, direta ou indiretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho. As longas jornadas de trabalho também podem causar danos ao trabalhador e acidentes de trabalho, pois o empregador ao ficar excessivas horas executando a mesma pode confiar muito e não prestar muita atenção no que está fazendo ou pode também haver um esgotamento físico ou mental, onde em ambos os casos podem ocorrer acidentes ou danos ao trabalhador. Isso tudo acima descrito afeta a responsabilidade social de uma empresa, visto que esta visa a promoção de forma voluntaria, da melhoria em termos de posturas, comportamentos e ações da empresa na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros.

Para se falar em trabalho decente recorre-se ao seu conceito, que segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) é o seguinte:

O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: (I) liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; (II) eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (III) abolição efetiva do trabalho infantil; (IV) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social. (Disponível em http://www.oitbrasil.org.br/content/o-que-e-trabalho-decente)

Em seu primeiro objetivo, o conceito trata sobre o respeito aos direitos humanos, que atualmente está sendo um dos mais difíceis de se atingir, visto que grande maioria das empresas ainda vem violando alguns destes direitos, uma forma de amenização dessa situação seria o pensar mais humano, pensar no trabalhador como pessoas humana, que deve ter seus direitos respeitados. Trata-se de executar politicas que melhorem as questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com