TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTO POLÍTICO POR UM BRASIL MELHOR

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CIÊNCIA POLÍTICA

MANIFESTO POLÍTICO POR UM BRASIL MELHOR

Natielly Vitor de Oliveira

Somos um país com autoridade governamental e independente, mas com pouca participação da sociedade de interferir nas decisões políticas. Um país rico, livre, mas com graves indicadores de violência, desigualdade e pobreza.  Somos a nona maior economia do mundo, mas não conseguimos dar educação de qualidade e garantir bom atendimento de saúde para todos. A recuperação econômica do Brasil é frágil, ainda somos vulneráveis, e que cada avanço que estamos fazendo podem nos levar ao abismo.

É preciso ouvir a população em algumas decisões governamentais que foram pautadas para aprovação. Temos como exemplo o fim do Auxílio Moradia para Deputados, Senadores e Juízes, essa ideia recebeu mais de 20.000 apoios e foi transformada na sugestão nº 30 de 2017, que está em consulta pública e em tramitação na CDH. Se for aprovado, estaremos dando início à moralização na utilização dos recursos provenientes dos impostos pagos pelo povo. Um país mais justo, igualitário e sem privilégios.

No final de maio de 2018, a população foi a rua, na verdade os caminhoneiros entraram em greve, para exigir uma redução nos preços do óleo diesel - que subiram mais de 50% nos últimos 12 meses. A principal reivindicação era que os impostos que incidem sobre o combustível, como o PIS-Cofins. Eles também exigiam a fixação de uma tabela mínima para os valores de frete. Foram 10 dias de greve, conseguiram a baixa nos preços por um determinado tempo. O que adianta tanto sacrifício se os políticos não nos ouve? É preciso mais compreensão, apoio, dedicação a população, somos nós cidadãos que os elegemos, e somos nós que devemos cobrar o que nos prometeu.

O alto índice de violência só aumenta no brasil, seja contra as mulheres, crianças, homosexuais, etc. Sendo que a maioria são cometidos com armas de fogo. A pergunta é, por que os politicos não fazem nada?.

O que tem de jovens cometendo crime é um absurdo, mas eles estão protegidos pelo estatuto da criança e adolescente, lei na qual dispõe sobre a proteção integral deles. Tendo esses como punições, advertência, atividades socioeducativas, trabalhos sociais, acompanhamento social ou psicológico, detenções ou internações em instituições correcionais ou reformatórios, etc. Punições essas para qualquer crime que o adolescente menor de 18 anos cometeu, seja estupro, assalto, roubo, assassinato etc.

A redução da maioridade penal diminuiria esses atos violentos dos jovens, sendo que eles pode exercer o direito de votar aos 16, e por que não responderem pelos seus crimes também. Presenciei jovens relatando que não tinha menor receio de cometer crime, pois não ia preso. Fazem é chacota dos policiais, e traficantes os recrutam para o crime, principalmente para o tráficos das drogas.

De acordo com a revista época negócios de novembro de 2018, a desigualdade no Brasil voltou a crescer após 15 anos, mostra relatório da Oxfam Brasil, indicando que taxa da população pobre voltou a crescer, assim como desigualdade entre homens e mulheres, e negros e brancos, principalmente em relação a renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (479.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com