TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O RAMO EMPRESARIAL Estudo de caso: Rede Melhor do Brasil

Por:   •  28/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.544 Palavras (27 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 27

UNICALDAS – FACULDADE DE CALDAS NOVAS[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

UILBESSON ALCÂNTARA DE JESUS

        

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O RAMO EMPRESARIAL

Estudo de caso: Rede Melhor do Brasil

CALDAS NOVAS

2018

UILBESSON ALCÂNTARA DE JESUS[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O RAMO EMPRESARIAL

Estudo de caso: Rede Melhor do Brasil

Artigo apresentado como requisito obrigatório à conclusão do Curso de Administração da UNICALDAS - Faculdade de Caldas Novas.

Orientador: Prof. Ms. Valdemir José Pires Barbosa

         

CALDAS NOVAS

2018

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O RAMO EMPRESARIAL

Estudo de caso: Rede Melhor do Brasil

Uilbesson Alcântara de Jesus[1]

Valdemir José Pires Barbosa[2]

RESUMO

A tecnologia da informação tornou-se tão importante em todos os setores e este artigo teve como objetivo analisar a importância que a tecnologia da informação tem para o ramo empresarial. O ramo de supermercados é baseado em informações, já que há muitos dados, processamentos e distribuição de informações são utilizadas, portanto, a tecnologia da informação é necessária para gerenciar todas essas informações. Conclui-se que a empresa Rede Melhor do Brasil, entende essa urgência, só que ela se esqueceu de seus colaboradores, ou seja, esqueceu-se de que todos precisam se capacitar para lidarem com as novas tecnologias. Assim, recomenda-se que a empresa Rede Melhor do Brasil implemente os sistemas de TI e facilite a formação de seus colaborares para lidarem com esses sistemas, o que poderá impactar positivamente os resultados, assim a empresa pesquisada têm que tentar usar a tecnologia melhorada que está disponível. Isso é imperativo, pois a tecnologia está melhorando continuamente e as empresas precisam acompanhar esses avanços para se manterem competitivas.

Palavras-chave: Rede Melhor do Brasil. Tecnologia da Informação. TI. Colaboradores da Empresa.

ABSTRACT

Information technology has become so important in all sectors and this article aimed to analyze the importance that information technology has for the business sector. The branch of supermarkets is based on information, since there is a lot of data, processing and distribution of information are used, therefore, information technology is necessary to manage all this information. It is concluded that the company Rede Melhor do Brasil understands this urgency, only that it has forgotten its employees, that is, forgot that everyone needs to be trained to deal with the new technologies. Therefore, it is recommended that the company Rede Melhor do Brasil implements IT systems and facilitates the training of its collaborators to deal with these systems, which may positively impact the results, so the researched company has to try to use the improved technology that is available. This is imperative as technology is continually improving and companies need to keep pace with these advances to stay competitive.


Keywords: Rede Melhor do Brasil. Information Technology. IT. Company Employees.

1 INTRODUÇÃO

A Tecnologia da Informação (TI) vem do inglês Information Technology, e o primeiro a utilizar essa expressão e que a fez tornar-se conhecida no meio empresarial foi o administrador de computadores Jim Domsic no ano de 1985, a fim de dar um termo mais atualizado ao processamento de dados (ALMEIDA, 2013).

Assim, todas as informações podem ser armazenadas no banco ou na base de dados da empresa, ou seja, sistema que reúne e mantém organizada uma série de informações relacionadas a um determinado assunto em uma determinada ordem (BANCO DE DADOS, 2018), bem como os principais fornecedores, os produtos com os quais a empresa trabalha e o setor em que ela atua, atendendo assim as demandas e otimizando o tempo em relação a compra e venda de produtos, preço, validade, qualidade e oferta.

A tecnologia da informação também é muito útil aos colaboradores, pois ao utilizarem a internet e intranet eles poderão encontrar informações importantes e em tempo real, com isso facilita o desempenho de suas funções e também o suporte necessário ao consumidor em diferentes etapas na relação com a empresa.

A utilização da (TI) é tão importante para o ambiente organizacional que muitas empresas dependem de sistemas de informação como softwares, para desempenhar suas atividades rotineiras e, consequentemente, aumentar a eficiência operacional.

De acordo com Rezende e Abreu (2001, p.78) “Tecnologia da Informação são recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação”. Já para Cruz (2000, p. 24) “Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, que esteja justaposto ao produto que esteja aplicado no processo”.

        Muitas organizações já utilizam a tecnologia como ferramenta de apoio à gestão empresarial, mas existem muitas outras que ainda não a utilizam, algumas por falta de recursos financeiros ou até mesmo por falta de interesse dos gestores. Acredita-se que a utilização da tecnologia possibilita grande melhoria no processo de gestão através da maior velocidade no fluxo de informações, pois oferece um suporte para todos os stakeholders: clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros.

        Segundo Prates e Ospina (2018, p. 04): “O propósito básico da informação, dentro do contexto organizacional, é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos por meio do uso eficiente dos recursos disponíveis”.

O que norteou abordar esse tema e que tem como principal problema apresentado neste artigo é o nível de centralização das decisões gerenciais e a não utilização da (TI) nos processos organizacionais.

        O objetivo geral é analisar a importância do uso da Tecnologia da Informação no ramo empresarial. Já os objetivos específicos são: analisar o impacto da Tecnologia da Informação para a melhoria dos processos de gestão empresarial; identificar as dificuldades de implantação e manutenção da Tecnologia de Informação, de modo que se possam evitar investimentos inadequados para a organização.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (410.7 Kb)   docx (140.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com