TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING EMPRESARIAL: COMO USÁ-LO PARA MANTER-SE À FRENTE DA CONCORRÊNCIA

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

MARKETING EMPRESARIAL: COMO USÁ-LO PARA MANTER-SE À FRENTE DA CONCORRÊNCIA.

Tucano-BA

2014

ISRAEL SANTANA LISBOA

jORGE LUIS SANTOS DE SANTANA

jOACI MATOS DOS SANTOS

RODIGO ARAUJO FERREIRA SANTOS

Vagner Gois do Carmo

[pic 4]

Trabalho interdisciplinar apresentado às disciplinas Marketing; Pesquisa de Mercado; Negociação; Metodologia Cientifica; da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Professores: Gisleine Fregoneze, Henry Nonaka, Marcos Marques, Elisete Zampronio, Rodrigo Trigueiro.

[pic 5]

O presente trabalho objetiva conhecer, através de entrevista, duas empresas em ramos comerciais diferentes, a fim de perceber como elas desenvolvem suas atividades de marketing, diante dos crescentes concorrentes que surgem a cada dia. Com isso, pretende-se descobrir os pontos positivos e negativos de cada empresa para, assim, propor soluções para os “problemas” enfrentados por elas, detectados na entrevista.

Antes de prosseguir com o relato, é importante frisar que foram entrevistadas duas empresas do setor terciário, que atendem pelos nomes fantasias: Comercial São Jorge e JCont, respectivamente. A primeira oferece aos seus clientes um mix de produtos, que facilita a vida das pessoas, pois vai do gênero alimentício à padaria e panificadora, à farmácia, à frigorífico, à hortifruti, assim como produtos de limpeza e higiene pessoal. Já a segunda oferece aos clientes prestação de serviços na área contábil.

O Comercial São Jorge está localizado na Rua João Ferreira Santos, na cidade Tucano – BA, possui 1 (um) proprietário e 30 (trinta) funcionários. A empresa apresenta uma estrutura física ampla, procurando atender da melhor forma possível seus clientes. De acordo com o proprietário, Jorge Luíz, o comércio disponibiliza uma mix logística trabalhando com a comercialização de produtos derivados: mercearia, frutas, verduras, padaria, lanchonete e farmácia. Com a oferta de uma ampla variedade de produtos e serviços em um único local, possibilita a frequência de um maior número de clientes, com características peculiares.

Sendo assim, além de possuir uma ampla estrutura, a empresa gera 30 (trinta) empregos diretos/indiretos, caracterizando-se, de acordo com o conceito do SEBRAE, como uma PEQUENA empresa. A mesma obtém um lucro real, ou seja, consiste em calcular o imposto de renda através do lucro obtido pela empresa.

A empresa do Sr. Jorge possui um banco de dados de seus clientes, com o intuito de conter informações sobre os mesmos, de modo que, assim, os consumidores possam efetuar suas compras através do crediário, atendendo suas necessidades diárias e pagando mensalmente.

Assim como toda instituição lucrativa, este comércio determina seus preços a partir dos gêneros ali comercializados. Cada setor de produto possui uma média de preço que varia de acordo com o imposto em cima dele e a influencia da inflação sobre ele. Ou seja, os gêneros alimentícios, os produtos limpeza e de higiene pessoal, as bebidas, os laticínios, as verduras, enfim, cada produto tem participação diferenciada nos lucros do comércio.

Ainda no que diz respeito aos lucros da empresa, é necessário perceber que o marketing tem grande influencia nisso, uma vez que, como é sabido, ele é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. Sua finalidade é criar valor e satisfação ao cliente, gerando lucros para ambas as partes.

As atividades de um gestor  de marketing abrangem um leque de atividades, desde o estudo de mercado, à definição de uma estratégia, publicidade, vendas, assistência pós-venda, assim como nas técnicas de manutenção da fidelização dos clientes, que atualmente constituem um departamento de extrema importância em qualquer empresa e exigem ferramentas de marketing adaptadas.

Os meios mais utilizados na empresa COMERCIAL SÃO JORGE são os mais comuns na região. Ao utilizar carros de som, panfletos, propagandas e anúncios nas rádios a empresa consegue alcançar uma boa parte da população, sendo assim, pode ser considerado um dos melhores mercados da cidade. Além destes serviços, utiliza-se, também, a propaganda interpessoal, a qual você lida com o cliente no momento da venda, sempre procurando atender da melhor maneira possível, fidelizando seus clientes pelo bom atendimento a ele concebido.

Ter clientes fieis é a maneira mais inteligente e racional da empresa estar alinhada com os desafios de um mercado altamente competitivo. E não é segredo para ninguém, que clientes fieis é a outra denominação de clientes satisfeitos. Bom atendimento e produtos em promoção são peças chaves para que isso aconteça.  

Um ponto importante que a empresa citou foi o monitoramento de seus concorrentes, diante de um mercado tão competitivo como este, a mesma procura estar atenta a todo instante, observar os pontos fracos e fortes da concorrência, determinar as necessidades e desejos dos públicos-alvos e satisfazê-los com mais eficiência do que os concorrentes. Com isso, a empresa busca realizar pesquisa pessoal ou por telefone para identificar a satisfação de seus clientes, usada também para identificar falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços, procurando melhorar suas tomadas de decisões ou encontrar alguns problemas existentes na empresa, assim, seu administrador poderá tornar seu processo decisório mais rico e preciso.

É perceptível, ainda, que a empresa não busca outros métodos de pesquisa para sua melhoria ou para seu desenvolvimento, bem como não explora integralmente seu banco de dados. Com isso, a mesma acaba não sendo fiel a seu cliente. Para solucionar este problema, é necessário que se faça uma pesquisa mais aprofundada. Entre as diversas pesquisas existentes no mercado, pode-se citar três que ajudam o administrador a obter uma visão ampla no ramo:

A participação de mercado (market share) – usada para medir a força da empresa e de seus concorrentes no mercado, direcionar os esforços promocionais, a força de vendas e a propaganda –; potencial de consumo – usada para avaliar a demanda de produtos e serviços e embasar decisões de entrada em mercados desconhecidos – e a pesquisa de segmentação – que tem o objetivo de conhecer o perfil do público que se pretende atingir –.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com