TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING, PESQUISAS DE MERCADO

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.876 Palavras (20 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4 

 MARKETING     _        4

3 PESQUISA DE MERCADO _        10

 PROJETO DE PESQUISA......................................................................................10

4 NEGOCIAÇÃO......................................................................................................20

5 CONCLUSÃO.......................................................................................................25

6 REFERÊNCIAS.....................................................................................................26



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho realizado em grupo foi embasado por uma pesquisa na empresa de transporte VIAMETRO TRANSPORTES URBANOS LTDA, a referida instituição existe ha 10 anos, tendo sua fundação em 2003. O grupo foi recepcionado pelo gerente administrativo que disponibilizou as informações contidas neste trabalho.

No mundo competitivo e com constantes mudanças alguma empresa tem seguido uma estratégia de planejamento, buscando atingir mercados chaves, com potencial de longo prazo, ao invés da busca da lucratividade de curto prazo, onde ás negociações influencia o desempenho de toda organização.

Dentro deste ambiente a pesquisa de mercado é uma estratégia que se tornou um dos cernes para a competitividade das empresas. Para muitas empresas fornecer seus serviços com qualidade, eficiência, e mais efetivamente é a grande meta competitiva.

Evidências provam que o marketing tem um impacto significativo na qualidade, e satisfação do consumidor, e na vantagem competitiva.  Através deste processo a empresa irá atingir novos mercados, introduzir inovações e aumentar seu potencial competitivo.


  1. desenvolvimento

No mundo globalizado a economia provocou significativas mudanças no mercado. Gerando assim, consumidores mais exigentes que buscam qualidade, agilidade e melhores preços. Além do que, a empresa deve estar atenta as novas preferências dos seus consumidores, uma vez que as mudanças no mercado são constantes.

As novas transformações econômicas e tecnológicas impõem as mais diversas empresas mudarem seus modelos organizacionais para se adaptarem ao novo contexto, seja pela exigência da concorrência ou mesmo pela necessidade de conciliar, qualidade, flexibilidade e produtividade em suas funções administrativas, para satisfazerem às necessidades do mercado e, principalmente aos seus clientes.

Assim, para se adequar as novas exigências do mercado consumidor, as empresas passaram a pesquisar as reais necessidades dos clientes, proporcionando a estes um atendimento de qualidade, conquistando assim a satisfação e a conseqüente fidelidade dos consumidores. Dessa maneira, a empresa que presta um bom atendimento consegue obter maiores retornos financeira, alcançando uma vantagem competitiva em relação às outras organizações.

A Organização cedente é a empresa de transporte VIAMETRO TRANSPORTES URBANOS LTDA, situada na Avenida Governador Roberto Santos, s/nº, Centro – Ilhéus/BA, Razão social 104844, CNPJ 05907604000130. Caracteriza-se como empresa privada de médio porte, que realiza transporte intramunicipal.

A chefia direta é representada por Isaac Silva, gerente geral, o qual está cursando atualmente superior em administração.

Como se trata do ramo de atividade de transporte coletivo, os produtos adquiridos pela empresa são em maioria pneus, combustível e peças automotivas. Os fornecedores são Michellan, Pirelle, Petrobrás, Auto-Bat comércio de baterias, Bressan Distribuidora de peças automotoras, e alguns fora do país que se encarregam de trazer novidades em tecnologia para a empresa.

O preço é uma ferramenta efetiva de marketing, pois afeta a demanda, influencia a imagem do produto e pode ajudar a atingir o seu mercado alvo. Ao considerar o preço a ser praticado é importante saber que o preço não deve ser baseado na produção mais alguma margem, como geralmente se faz. O preço depende do valor do seu produto do ponto de vista do consumidor. O preço está relacionado ao benefício percebido pelo consumidor.

O preço da passagem se dá através do Decreto Municipal nº 062 o prefeito da cidade reajusta o valor da Tarifa Única para o Transporte Coletivo do Município de Ilhéus.

O reajuste no preço da tarifa do sistema de transporte coletivo do Município de Ilhéus é aprovado pela Câmara Municipal de Ilhéus, em cumprimento à Lei Orgânica do Município de Ilhéus.

Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas quais o produto é colocado à disposição do consumidor. O propósito do processo de distribuição é levar ao consumidor o que ele precisa

Os canais de distribuição da empresa Viametro se da através da divisão entre duas empresas de transportes na cidade, as empresas tem horários e bairros a cumprir, a Viametro atende alguns bairros, distribuindo sua frota e atendendo a necessidade dos passageiros.

A promoção é um estímulo ao marketing utilizado para gerar demanda do produto ou serviço. O propósito da promoção é poder dizer ao público que você tem aquele produto ou serviço que satisfaz a demanda do consumidor. Os objetivos da promoção são: Informar; Persuadir.

Jose Luiz Gandini diz que se deve atentar-se a seus concorrentes análise da concorrência permite identificar quem é e avaliar seus respectivos pontos fortes e fracos. Conhecendo as ações de seus concorrentes, você terá um melhor entendimento sobre como e o que oferecer a seu cliente; como poderá anunciá-los de maneira eficaz; e como poderá posicionar sua empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com