TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA FINANCEIRA

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  1.817 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO 03

• MATEMÁTICA FINANCEIRA 04

• FINANÇAS E ORÇAMENTO 04

• PROJETO EMPRESARIAL 07

• RELATÓRIO 08

• CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

• REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo questionar e analisar a importância dos conteúdos de matemática financeira, finanças e orçamento e qual a importância de cada um deles no desenvolvimento de um projeto empresarial e também para a vida das pessoas, mostrando a necessidade de estar embasado nessas disciplinas tendo o conhecimento dos significados desses conceitos para a tomada de decisões adequadas e conscientes diante das facilidades de crédito proporcionadas pelo comércio e por financeiras.

MATEMATICA FINANCEIRA.

A Matemática financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro. Com isso a necessidade de saber como funciona cada item onde podemos exemplificar como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros, outros profissionais e ate mesmo pessoas normais no dia-dia em suas tomadas de decisões na aquisição de bens. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias e é ai que seu conhecimento pode ajudar a empresa nas tomadas de decisões.

Conhecimentos específicos sobre como calcular juros simples e compostos, seqüência de pagamentos, amortização e formas e tipos de investimentos ajudam a empresa a projetar seu futuro. Quando comprar, como pagar, se é viável ou não investir em um projeto futuro ou aplicar o seu dinheiro, quanto será pago ao final de uma aquisição, se seu projeto terá um lucro esperado, qual a melhor forma de financiamento.

FINANÇAS E ORÇAMENTO.

O orçamento empresarial é um instrumento de gestão necessária para qualquer tipo de empresa, independente de seu porte ou atividade econômica. Assim técnica orçamentarias projetará prováveis receitas, verificando se a empresa terá suporte para se sustentar no mercado.

Podemos definir planejamento orçamental como quantificação do planejamento estratégico de uma empresa.

O planejamento financeiro, representado pelo orçamento, é o processo que decidi o que a empresa ou pessoa pretende aplicar em prazo de tempo determinado. Para isso é traçado alguns planos.

O principal dispositivo, ferramenta formal para fazer planos na empresa ou no dia-dia é o orçamento, que é uma demonstração dos planos em termos financeiros.

Ex. em órgão publico o orçamento (governo) consiste num plano elaborado contendo todas as atividades do governo durante a gestão. Ele compreende todas as receitas e despesas para um período fiscal definido. O governo tem que submeter proposta de orçamento anual ao congresso, cobrindo todas as receitas e despesas federais durante o próximo ano fiscal.

O seu objetivo é prever os fluxos de caixa, os resultados e a situação patrimonial da empresa e controlar esses itens afim de que sejam atingidos.

No processo de gestão da empresa, pode se ver a atuação mais forte de finanças e orçamento.

É feito um controle de desempenho onde se encontra e se padroniza os resultados.

Com isso pode se enxergar onde a empresa está perdendo ganhos uma vez que padronizando seus serviços de uma forma que todos seus colaboradores trabalhem padronizados.

Algumas áreas e ferramentas usadas no processo de gestão:

Planejamento estratégico: abrange toda uma organização como um sistema único e aberto. Neste tipo de planejamento encontramos várias características, planejados a empresa como uma totalidade, atingindo objetivos globais da sua organização; corresponde ao plano maior ao quais todos os demais planos, apresentar resultados, ou seja, é o sentido da excelência organizacional

Planejamento operacional: se refere a cada tarefa ou atividade em particular e suas características a curto prazo, normalmente lida com o cotidiano; as suas atividades preocupa-se em alcançar metas específica; é votado para a eficiência na execução de suas tarefas ou atividades, a prioridade é fazer bem feito e de forma correta, esta dentro da experiência operacional.

Execução: colocar em pratica todo o plano traçado.

Controle: controlar todo o processo de execução do que foi planejado.

Finanças e orçamento atuam no presente da empresa visando o seu futuro. Ela planeja o que será feito, como e quando.

Planejamento orçamentário visa o conhecimento antecipado de resultados e servem de guia para ações a serem executadas.

Abaixo segue um artigo da revista exame sobre como fazer um bom planejamento orçamentário.

Qual é o passo a passo para fazer um bom planejamento orçamentário?

Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

Conforme foi discutido anteriormente, setembro é um bom momento para iniciar o planejamento orçamentário da sua empresa para o próximo ano. Isso porque um bom planejamento requer tempo para se pensar em estratégias para obtenção de sucesso e possíveis fugas para as armadilhas que podem surgir.

Para facilitar o processo, este planejamento pode ser dividido em algumas áreas. Para cada uma delas, é preciso responder às seguintes questões:

Plano de Marketing: Como serão as vendas, de quais produtos, a quais valores? Como eles serão divulgados e distribuídos e como será o comissionamento da equipe comercial?

Plano de RH: O que precisa ser feito para capacitar os colaboradores da empresa? Com quantos e quais recursos teremos que contar? Em algum momento teremos que contratar mais gente ou faremos horas extras? Ou ainda, aumentaremos um turno? Quanto custará cada uma dessas alternativas? Como reter os melhores talentos? Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com