TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS RECICLÁVEIS X ARTESANATOS

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA

FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA

ADMINISTRAÇÃO

Alan Carlos

Alessandro Fonseca

Andreia Moreira

Franciane Novais

Lorraine Eufrásia

Tales

MATERIAIS RECICLÁVEIS X ARTESANATOS

Mariana

2018

Alan Carlos

Alessandro Fonseca

Andreia Moreira

Franciane Novais

Lorraine Eufrásia

Tales

MATERIAIS RECICLÁVEIS X ARTESANATOS

Artigo apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Administração de Mariana, como requisito parcial pra obtenção de título de Bacharel em Administração.

Orientador: Keny Murta

Mariana

2018

MATERIAIS RECICLÁVEIS X ARTESANATOS

Alan Carlos, 4º período, Administração 

Alessandro Fonseca, 4º período, Administração 

Andreia Moreira, 4º período, Administração 

Franciane Novais, 4º período, Administração 

Lorraine Eufrásia, 4º período, Administração

Tales, 4º período, Administração 

 

Keny Murta- Orientadora

Tipo de apresentação: Apresentação oral

Resumo:

O presente estudo aborda o tema artesanatos com o uso de materiais recicláveis, trazendo conceitos, benefícios, impactos ambientais e visão de futuro. Trata-se de uma discussão breve e preliminar, feita através de pesquisa bibliográfica, resumos de assuntos e entrevista com uma artesã.

Palavras chaves: Artesanato. Reciclagem. Reutilização

  1. INTRODUÇÃO

         Para se discutir o tema material reciclável e artesanato, faz-se necessário, antes de tudo, conceituar esses termos.      

Artesanatos – as atividades artesanais são aquelas que as funções caracterizam do produto final e dependem uma grande parte da habilidade do trabalhador.

        O artesanato pode ser definido como um “complexo de natureza manual, através dos quais o homem manifesta a criatividade espontânea” (PEREIRA, 1979, pág.21).

Reciclagem – é o processo no qual resíduos de produtos que já foram consumidos e objetos que seriam descartados no meio ambiente por serem considerados no meio ambiente, por serem considerados inutilizados, são inseridos no ciclo produtivo através da sua utilização como matéria prima para a fabricação de novos produtos.

         “Reciclar e tomar e usar o que já foi usado até em alguns casos infinitas vezes. Assim não é preciso tirar da natureza novamente aquilo que nos deu. Reciclar e combater o desperdício. É garantir o futuro copiando a sabedoria da própria natureza”. (CMRR, 2008, pág.5)

        OBJETIVOS

        O artigo tem como objetivo o estudo do processo de materiais recicláveis e os artesanatos visto que é um tema que se destaca no cenário atual. Cresce a consciência que os recursos do planeta são finitos, e caso não se tome providencias no contexto ambiental e sustentável a vida no planeta se tornará inviável. O artesanato se apresenta como uma das opções para alcançar a preservação ambiental e trazer benefícios, renda a milhares de famílias e ainda proteger o nosso planeta. Além disto é possível mostrar o nosso pais através da criatividade dos nossos artesãos espalhados por diversas regiões.

  1. METODOLOGIA

        Pesquisa Bibliográfica. Entrevista

  1. DESENVOLVIMENTO

O Artesanato é um modo de produção muito antigo faz parte da cultura tradicional dos povos, nos dias atuais tem alcançado um reconhecimento merecido, impondo-se cada vez mais. A cultura brasileira é muito rica, o povo brasileiro é conhecido por sua criatividade, em cada região nos deparamos com uma variabilidade de produtos artesanais, valorando assim cada vez mais a cultura brasileira, proporcionando um desenvolvimento significativo para a economia do país.  De acordo com a pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2006), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Cultura, 64,3% dos municípios brasileiros possuem algum tipo de produção artesanal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com