TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  2/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas 

Módulo: Liderança 

Aluno: Anna Luiza Marun

Turma: 0121-1_2

Introdução

Seja em um cenário estabilizado ou de crise, o papel do líder na empresa é de suma importância para determinar as diretrizes que a equipe junto companhia irá seguir. Atualmente o modo de liderar vem se reiventando e se adaptando às necessidades da empresa e de suas equipes.

O papeç do líder de hoje é ser um facilitador do processo. Se contextualizar e identificar a particularidade de cada liderado para que assim possa atuar de forma mais efetiva onde é necessário. Os cursos e práticas realizados pelo RH das organizações são formas de preparar e lapidar para exercer o papel de liderança.

Seguindo o melhor direcionamento, o bom líder será assertivo, trazendo melhorias para os processos, motivando seus liderados e como consequência gerando lucros para as empresas.

O presente trabalho tem como objetivo analisar perfis de liderança que foram estudados, suas principais características, vantagens e desvantagens. Somado a isso, serão comentados sobre os principais estilos de lideranças adotados pelas organizações.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

  • Coercitivo

Considerada o modo mais tradicional e antigo de liderar, o perfil coercitivo lidera na base do medo, é o conhecido ‘chefe’. Na maioria das vezes a equipe tem o sentimento de medo, a sensação de que serão desligados a qualquer momento.

As instruções são precisas e certeiras. Há a entrega, os resultados são conquistados, mas, não há comemoração em cima disso. É como se os colaboradores não fizessem mais que a obrigação.

Geralmente os líderes coercitivos preferem concentrar as atividades para si mesmos, apenas delegam e orientam a forma como desejam que sejam efetuadas. Não deixam a equipe a vontade para sair da caixinha e ter uma mente aberta na forma como irão atuar.

Como ponto positivo do modelo tem-se a facilidade de lidar com colaboradores problemáticos e mais difíceis de trabalhar em equipe.

Ponto negativo seria o foco no feedback negativo quando não há resultados ou as orientações não seguiram conforme foi direcionado.

  • Paternal

A liderança paternal segue a linha de construção dos laços nas relações entre líder e liderado. A equipe considera o chefe de forma fraternal, em que as relações são muito humanizadas. As necessidades são bastante levadas em consideração de forma que os resultados vêm naturalmente. Quando ocorre de não ter resultados, os líderes compreendem e tentam encontrar forma alternativa de reverter o cenário.

Oura característica que a forte realação traz é o sentimento de pertencimento à organização, sendo a jornada de trabalho uma boa experiência para o colaborador que irá defender a empresa.

Há muita harmonia na equipe, o ambiente corporativo é visto como segunda casa pois passam mais tempo convivendo entre si do que com a própria família. A colaboração também é presente, poiscomo possuem intimidade, pedir ajuda se torna mais fácil.

Como negativo temos a falta de disciplina e comodismo. Se tratando de sempre ter a compreensão pelos laços afetivos, quando não geram resultados ou há atritos, a intimidade pode causar problemas no diálogo.

  • Centralizador

No modelo centralizador o líder possui dificuldade de delegar as atividades, tomando para si toda a responsabilidade. Todas as tomadas de decisão ficam por sua função. Na maioria das vezes o rendimento da equipe é baixo, não possuem maturidade para tocar as demandas sozinhos. É um estilo de liderança escolhido quando há urgência para algum projeto ou rápidos resultados.

Geralmente é utilizada na primeira experiência de liderança pois o colaborador não está acostumado a delegar. Sendo assim, toma decisões sem consultar opiniões da equipe.

Pode causar uma sobrecarga de trabalho para si pois até mesmo as atividades operacionais não distribui entre a equipe. Dessa forma, pode ocorrer o atraso na entrega das ativididades e o resultado fica oculto para os liderados.

  • Visionário

Criativo, consegue entender através de sínteses o que pode dar certo ou não para a organização. Implementa projetos de grande eficiência para a empresa, identifica como sanar e mitigar os erros de precesso. Possui foco nos resultados futuros, trabalha pensando com um passo a frente.

Motivam seus liderados com racioncínios claros e lógicos, apresentando como se fosse de forma óbvia a construção de suas ideias.

O grupo consegue entender qual é o seu objetivo na função, e isso traz eficiência aos processos e resultados.

Negativo: Dificuldade de manter seus liderados motivados constantemente, podendo comprometr os resultados esperados.

Alguns dos estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional

  • Democrático

O líder democrático é capaz de extrair as melhores qualidades de seus liderados e delegar as atividades de forma a trazer maior produtividade para a equipe e a empresa.

A partir de um bom relacionamento, os colaboradores cooperam entre si, se ajudando na execução das atividades.

A relação líder e liderado é de troca de experiências, ideias e se sentem a vontade para pedir suporte ao líder. As discussões sobre a que conclusão chegar são frequentes e bem recebidas, trabalhando e desenvolvendo a equipe. Fica evidente que a comunição é bastante presente e a confiança é uma característica que se destaca no modo de liderar.

Costuma ser utilizada quando a equipe é multidisciplinar, podendo cada um contribuir de uma forma distinta até se chegar em um consenso.

Como ponto negativo, há muito tempo gasto com reuniões e, por vezes o consenso pode não ocorrer, gerando indecisões a qual caminho seguir.

  • Instrutor

Definidor de direções. Em seu modelo de gestão, o líder se coloca como um exemplo a ser seguido, sendo assim, se importa em qual imagem passar. Se preocupa em como agir diante da equipe, pensando sempre em ser o que gostaria que fossem com ele.

Tem a postura de protagonista na organização, e geralmente, o profissional é especialista em determinada área, tendo facilidade na resolução.

É existente empatia entre líder e liderado, consciência e diálogo.

Em lado negativo, o modelo funciona apenas quando o lado da equipe quer aprender, evoluir e aceita ser direcionado. Somado a isso, não contribuem muito com ideias em projetos.

  • Liderança Liberal

Utilizado em equipes com alto índice de maturidade. Sendo o líder apenas um suporte, a equipe possui total liberdade para seguir com as atividades como acredita que seja eficiente. É bom para desafiar a equipe e perceber como caminham sozinhos, sendo possível identificar quem se destaca e até tem possibilidade de virar líder no futuro.

Ao ter liberdade, sugrem muitas ideias entre a equipe, permitindo a inovação dentro da empresa e constante desenvolvimento dos funcionários.

É fundamental que o gestor que escolha esse modelo, conheça seus funcionários a fundo para que não corra riscos de colocar a pessoa errada em uma função que não está ao seu alcance.

Somado a isso, o acompanhamento constante para ver de perto se está correndo da forma como esperado é fundamental. Assim, não há comprometimento no resultado das entregas.

Considerações finais

Entendemos que não há necessariamente um modo de liderar ‘mais correto’ e sim, a junção dos fatores mais positivos de cada estilo ou, a necessidade de que o cenário da equipe ou organização irão direcionar a forma mais adequada de liderar naquele momento.

O mesmo líder pode assumir mais de uma forma de liderar, em momentos sendo mais firme, em outros, sendo mais flexível. O que determina o sucesso é o termômetro que o líder deve possuir para medir quando utilizar cada estilo.  

Com a função de direcionar a equipe, o ideal é identificar a necessidade e, criar um planejamento de acordo com os objetivos e valores da companhia.

É importante ressaltar que o sucesso da forma de liderança irá depender dos liderados. O time tem papel fundamental quando se trata do famoso espírito de equipe e de fazer dar certo. Com os colaboradores motivados, o aumento de produtividade será uma consequência.

Referências bibliográficas

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns

Dias, Carolina. O papel da liderança nas organizações.  https://caetreinamentos.com.br/blog/carreira/papel-da-lideranca-nas-organizacoes/#:~:text=Logo%2C%20o%20papel%20da%20lideran%C3%A7a,longo%20de%20um%20determinado%20tempo.

Goleman, Daniel. Tipos de liderança https://amenteemaravilhosa.com.br/principais-tipos-de-lideranca-daniel-goleman/

Liderança https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/tipos-de-lideranca/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com