TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Por:   •  26/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno: DILSON LUIS DE MATOS GOMES

   Trabalho da disciplina: LOGÍSTICA HOSPITALAR

                                           

     Tutor: Prof. MARCELO JOSE PINHO BARBOSA

Local: Salvador- Bahia

Ano: 2016

Estudo de Caso :

Betapharm Corp.

A Betapharm era uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, detinha entre 5% e 10% do mercado farmacêutico mundial, comparando-se com a Pfizer, Merk e J&J Pharmaceuticals Group.

A Betapharm era responsável por cerca de 7,5 bilhões de euros em despesas anuais de produção e visava reduzir suas despesas de compras em aproximadamente 12,5% durante o ano de 2004.

Antes de adotar o sistema Emptoris ePass, a Betapharm testou os leilões reversos com os hotéis e usufruindo de um e-sourcing para identificar e testar as principais redes hoteleiras e os principais fornecedores. Com isso para cada compra a Betapharm formava um grupo de sourcing interfuncional com representantes das áreas de compras, qualidade, técnica, finanças e logística. Eram ferramentas utilizadas nos contratos industriais que permitiam que a empresa identificasse da melhor maneira, fornecedores favoráveis.  Betapharm vendia um pequeno número de produtos. A maior parte das drogas teriam patentes expiradas em dois anos e a empresa não queria perder a capacidade de continuar em crescimento,

Pela utilização do seu modelo de negócios atual a Betapharm tinha um custo de 80% com as viagens de seus representantes, portanto, a empresa decidiu modificar a maneira que seus negócios eram feitos.

O problema da Betapharm era usufruir deste e-sourcing e de seu sistema de procura e leilão online para as suas necessidades.

Inicialmente não havia certo pessimismo em relação ao processo, tanto a alta administração como o grupo de compras que estava empenhado nesse processo. A gerência leiloou aproximadamente €2,5 bilhões de gastos durante 2003.


Para um produto ser leiloável, tinha que se prestar à negociação, dispor de, ao menos, três fornecedores dispostos a concorrer e possuir especificações e requisitos claramente documentáveis. Nos leilões, o custo era apenas uma parte da equação de compras.


A Betapharm comparava o risco de determinada estratégia de compras com o valor do gasto associado (ou seja, reduções potenciais no custo de propriedade total; uma dada estratégia de compras era adotada se o valor do gasto excedesse o risco).

Elaborar uma negociação conforme os requisitos e premissas estabelecidos pela empresa Betapharm, documentando/informando todos os tópicos no Escopo.

Portanto, a melhor maneira que a Betapharm encontrou para reduzir os custos e praticar bons negócios foi utilizando do e-sourcing para os dois mercados e usar suas práticas de leilão reverso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com