TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  4/3/2019  •  Resenha  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

John Paulo Barbosa Moreira

Comunicação e Estratégia Empresarial

Tutor: Prof. Cláudia Márcia Pereira Moreira

Carmo da Mata

2019

Estudo de Caso de Harvard: Samarco: o papel da empresa no empoderamento das pessoas

Referência: Rosa Maria Fischer

Naquela manhã tudo decorria naturalmente, o conselho de Administração da Samarco resgatava a missão da empresa onde as pessoas que viviam em redor da empresa pudessem se engajar e participar de alguns projetos socioambientais e fortalecer a parceria da comunidade junto com a empresa para que todos pudessem prosperar e criar oportunidades, favorecendo tanto a empresa como a comunidade, é nesse papel que se baseia este estudo de caso.

Tudo começou quando o atual Gerente do meio ambiente da Samarco Sérgio Dias foi chamado para apresentar suas propostas para sua área, Sergio estava animado pois a a empresa vinha trabalhando junto com a comunidade para melhorar as condições de vida das pessoas. Ele tinha uma proposta que sabia que encontraria muita resistência para implementar e por isso estava procurando uma melhor forma de apresentar, mostrando os benefícios para o meio socioambiental e empresarial.

Ao iniciar sua apresentação ele adotou uma nova abordagem mostrando que a proposta atendia o interesse de todos o interessados ( stakeholders). Vinculou essa nova proposta a um programa já existente que por sinal era liderado por ele chamado de Programa de Educação Popular, que tinha sido implantado no ano anterior e tinha ajudado um pequeno vilarejo, onde teve grandes resultados. Ao término de sua apresentação foi convidado para almoçar pelo atual gerente financeiro da empresa para que pudessem alinhar suas idéias a respeito do projeto apresentado.

José Ramos ao analisar o projeto demonstrou preocupação, pois com esse projeto a Samarco atuaria diretamente com a comunidade, e sabia que isso era muito importante para novos projetos a serem implantados no futuro, pois a empresa tinha planos de ampliação e instalação de novas unidades, fez comparação dos dois recentes projetos da empresa o de Bento Rodrigues e o Salvamar, considerando esse ultimo melhor pois nesse projeto a empresa não trabalhava tão junto e forte a comunidade local. Sergio levou em consideração tudo o que foi passado a ele naquela reunião, e começou a se questionar se era o momento de implementação de um projeto daquela magnitude, mas se lembrou das palavras contidas no texto institucional da empresa onde reforçava o papel da Samarco no empoderamento das pessoas, sabia também que encontraria muita resistência mas esrava disposto a levar em frente sua proposta.

ATUALIZAÇÃO SOCIAL DA SAMARCO

A Samarco foi fundada em 1974, desde sua fundação a empresa sabia que iria enfrentar dificuldades para exercer a atividade de mineração, pois esse tipo de atividade agredi muito a natureza e o meio ambiente, acarretando em sérios problemas ambientais e até sociais. Para melhorar suas atuações e poder praticar suas diversas atividades co

M menos problemas possíveis a empresa sabia que teriam que ter uma forte atuação na área social. Com isso começou a investir e criar propostas e projetos sociais também fazendo doações, destacando principalmente os projetos já citados que são os de Bento Rodrigues e o projeto Salvamar.

O programa de educação popular de Bento Rodrigues foi implementado pela empresa em 1997 no município de Mariana em Minas Gerais e seu líder era Sérgio Dias, que na época era o gerente de Meio Ambiente, onde foi feito uma barragem e os moradores da região criando obstáculos por conta do medo da barragem romper, com isso foi criado esse projeto que consistia em esclarecer para a população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com