TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM GESTÃO ESTRÁTEGICA DE PESSOAS

Por:   •  22/8/2019  •  Resenha  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRÁTEGICA DE PESSOAS

Resenha Crítica de Caso

Cássio Glauco Freitas dos Santos

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas

                                                                     Tutor: Prof. João Luiz Carvalho

Salvador - BA

2019

RESENHA CRITICA: UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Referência: HARVARD BUSINESS SCHOOL. Uma nota sobre o processo de equipe. Harvard Business School, 407-P02, 04 de outubro de 2011. Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina de Gestão de Pessoas. Acessado em 25 de maio de 2019.

Introdução

O presente estudo de caso, aborda sobre a importância do trabalho em equipe e o seu impacto no mundo organizacional. O texto relata de forma clara e objetiva, essa forma de trabalho e mostra cada ponto que deve ser adotado para alcançar os melhores resultados possíveis. No decorrer do texto são apresentados, o processo de construção de uma equipe eficaz e suas habilidades, o desenvolvimento da equipe, trabalho em equipe e globalização e finaliza apontando as diversas características para composição de uma equipe eficaz para alcançar os resultados desejados.

Processo de Equipe Eficaz

Um grupo de pessoas, unidas em prol de um mesmo objetivo é o que podemos definir como uma equipe. As equipes são constituídas por indivíduos, cada um com suas particularidades, sentimentos, opiniões e expectativas, que desenvolvem relacionamento que podem ser favoráveis ou prejudiciais. Saber identificar e intervir nesses relacionamentos é essencial para que a equipe se torne eficaz e consiga alcançar os objetivos em comum.

Para alcançar a eficácia no processo de equipe, é necessário seguir quatro aspectos fundamentais, são eles: tomada de decisões, participação, influência e conflito.

Tomada de decisões: Trata-se de optar pela melhor escolha dentre várias alternativas. É um processo que envolve tanto a razão como a emoção dos integrantes da equipe. O processo de tomada de decisões envolve quatro etapas. Identificar e explorar o problema, gerar soluções possíveis, aperfeiçoar e criticar as possíveis soluções e através das opiniões e críticas geradas pelos membros da equipe, implementar a solução.

Participação: Para obter uma equipe eficaz, a participação de todos é essencial. Sabemos que naturalmente nas equipes, existem aqueles que por diversos motivos, seja por obter mais conhecimento, por estar em uma posição social mais alta ou simplesmente por ser mais falante, acabam sendo mais participativos. Entretanto, o desequilíbrio no processo de participação em uma equipe pode indicar um grande problema.

Em uma equipe, a participação de todos os membros é de fundamental importância, pois para obter eficácia e garantir as metas estabelecidas, todos os integrantes devem estar totalmente comprometidos, e buscando trazer os resultados esperados, mesmo que uns contribuam mais quem os outros.

Influência: A influência é a ação que alguém pode ter sobre outra pessoa. Diferente da participação, pessoas que falam menos podem ser muitas vezes mais influentes no processo de equipe, pois quando falam prendem a atenção dos membros do grupo. Enquanto outras podem falar muito e não serem muito ouvidas. O cuidado que deve se ter nesse caso, é para que pessoas influentes demais dentro do grupo, não acabem fazendo com que as outras sugestões não sejam totalmente exploradas e com isso a eficiência do grupo possa reduzir.

Conflito: A capacidade de enfrentar conflitos produtivos é vital para uma equipe se tornar produtiva. As diferenças de opiniões e a discussão honesta entre os componentes de uma equipe, tendem a gerar decisões mais firmes e mais criativas. Porem os conflitos nem sempre são positivos, pois podem gerar desgaste, cansaço emocional e divisão entre os membros da equipe. Esses são os conflitos conhecidos como interpessoais e pode arruinar totalmente a eficácia de uma equipe. Um bom relacionamento interpessoal dentro das equipes é essencial para o seu perfeito funcionamento.

Para se ter uma equipe eficaz, deve-se buscar por conflitos de tarefas e minimizar os conflitos afetivos, sem deixa-los de lado, tratando para que esses conflitos afetivos não venham a atrapalhar o desenvolvimento do processo de equipe.

Desenvolvimento da equipe

Para alcançar uma equipe eficaz, é necessário passar por um processo de construção, pois as coisas não acontecem da noite para o dia. A construção de uma equipe eficaz passa por um ciclo de vida com três fases: começar, realizar e monitorar.

Começar: As primeiras reuniões são decisivas para construção de uma equipe, iniciar com pessoas motivadas, comprometidas e coordenadas também é essencial para construção de uma base solida capaz de enfrentar as dificuldades da vida em equipe. O ideal é que não se componha uma equipe com muitos membros, pois fica mais complicado de se ter debates e obter a participação de todos. Os membros da equipe devem se sentir aceitos e incluídos no processo, participando ativamente das metas e objetivos traçados. Nesse ponto o papel do líder se torna fundamental para articulação e união de todo grupo.

Realizar: No desenvolvimento do trabalho, é necessário se estabelecer metas, um método de trabalho que seja consensual e influencie a cultura da equipe, estabelecer regras sobre a distribuição de poder e da influência, sobre os padrões de comunicação do grupo, sobre a legitimidade dos assuntos a serem discutidos e como serão gerenciados os possíveis e necessários conflitos. Após construída a estrutura básica, os membros devem desenvolver os trabalhos que forem designados para si.

Monitorar: É importante que a equipe, reserve sempre momentos para falar sobre o andamento dos processos, esse auto-exame permite uma aprendizagem continua e também ajuda a identificar pontos que podem ser nocivos ao desenvolvimento dos trabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com