TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS PROTECIONISTAS DAS NAÇÕES E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  6/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 2

A discussão deste fórum irá refletir sobre as medidas protecionistas e o processo de globalização.

A globalização promove a integração mundial, processo respaldado por dois grandes fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. Desta forma, pode-se afirmar que a globalização modificou o cenário internacional. Do ponto de vista financeiro, o capital passou a circular pelo mundo de forma rápida, uma vez que, os investidores têm a possibilidade de alocar os seus recurso na economia, que no momento, for a mais atrativa. A produção passou a ser segregada, como ocorre com as multinacionais que aloca as suas unidades produtivas em outros países.

O protecionismo é uma estratégia de proteger a economia nacional da concorrência externa. Com o processo de globalização o protecionismo foi enfraquecido, uma vez que, o comercio internacional ganhou força e passou a ser estimulado, entretanto, ainda existem situações em que ações protecionistas são utilizadas por economias menos favorecidas.

Com base no contexto descrito acima, vamos analisar a seguinte questão: de que forma o processo de globalização e as ações protecionistas influenciam na configuração cenário internacional atual?

Vamos lá! Estou aguardando a interação de vocês!

O processo de globalização proporcionou aos países uma tranquilidade em questão de comercio, visto que alocar empresas em solos de países em desenvolvimento seja mais barato e a mão de obra também ajuda. O que podemos observar que acontece bastante no Brasil que estávamos (estávamos porque estamos passando nos dias de hoje por um processo de recessão) onde muitas empresas se alocaram aqui, além de trazer empregos, os objetos de consumo que as próprias empresas produzem.

Quando está pautado o protecionismo, falamos basicamente que o s países se fecham para o comercio internacional valorizando o mercado interno. Que maior parte dos produtos externos são vendidos mais baratos, economicamente falando para gerar dinheiro no pais interno precisamos dar apoio ao mercado doméstico.

Como mencionei no começo estamos passando por uma recessão, não apenas no Brasil. Mas no mundialmente falando, visto que com o crescimento deliberado da pandemia atingiu grandiosamente o mundo todo. Com isso acaba que os países que estão se desenvolvendo irão para essa pratica do protecionismo, para fazer o dinheiro rodar internamente dentro dos países, para assim ser gerado empregos e receita. Além logicamente de ser taxado as mercadorias externas, já que com isso o mercado internacional estaria tendo receio e automaticamente o mercado interno seria maior valorizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com