TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise das Soluções e Medidas Preventivas Para Falta de Ética em Processos Seletivos

Por:   •  23/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz da tarefa individual 2*

Módulo: 2

Atividade: Individual

Título: Analise das Soluções e medidas preventivas para falta de ética em processos seletivos.

Aluno: Antônio Sérgio Custódio

Disciplina: Recrutamento e seleção

Turma: GREAD006 / RJ C

Introdução

                       Este trabalho tem por objetivo principal criar condições para que possamos não só entender, mas de forma abrangente identificar pontos importantes em processo de seleção e recrutamento de candidatos. Sabemos que cada vez mais existe mais competitividade e a necessidade profissional e social de ter um posto de trabalho afim de desenvolvimento dos objetivos profissionais e pessoais.  No entanto entre o sonho de uma posição no mercado e efetivamente estar num posto em uma empresa, existe o processo de seleção.  O qual será realizado por profissional capacitado na área e possivelmente um psicólogo como tem empregado atualmente diversas empresas. Devido a muitas circunstâncias e até mesmo pelo processo competitivo e as mudanças constantes de práticas de mercado, tem havido por parte de muitos candidatos posicionamento contrária e às vezes negativo dos referidos processos. Por este motivo estaremos analisando possíveis soluções e medidas preventivas decorrências da falta de ética nos referidos processos.

                   O que pode ser feito, medidas a serem tomadas, com o objetivo de destacar o que pode ser aplicado nessa linha tênue de possuir ou não um posto de trabalho, decorrente a falta de decoro ou ética Para uma melhor compreensão podemos conceituar recrutamento como o processo de identificar e selecionar candidatos a uma determinada vaga na empresa, de acordo cum seu perfil ou competência. Motivo pelo qual se torna uma importante etapa na vida profissional de um candidato ou mesmo da empresa, considerando o fato de que neste momento um ‘talento’ pode fazer parte de seus quadros profissionais. Para isso também é importante e necessário a definição bem exata do que a empresa busca, para que a seleção seja realizada dentro do perfil que se pretende atender a vaga em aberto. Tem ocorrido segundo levantamentos feitos postura não ética por parte de alguns profissionais no processo de seleção e recrutamento, tais como postura pessoal e profissional sob vários aspectos. Motivos que nos motivo ao desenvolvimento da analise do trabalho.

Soluções para a falta de ética em processos seletivos

                 

              Considerando o fato da importância aplicada ao processo em questão, surgem algumas sugestões / soluções para amenizar os ocorridos. Entendemos que se trata de um momento sensível no que diz respeito a uma atividade da empresa, contudo uma cultura organizacional focada no respeito ao próximo, alinhada com premissas institucionais poderiam criar um ambiente de mais segurança para o candidato. Basicamente seria o alinhamento vertical das estratégias da empresa com a missão e valores bem definidos. Também é de suma importância que o profissional de seleção seja capacitado e realmente instruído a lidar com o publico e entenda que o momento de seleção e recrutamento pode ser para a empresa uma ação técnica, mas que envolve para o candidato sonhos e objetivos pessoais deem o momento delicado, serio e profissional.

                 Partindo deste principio podemos considerar que as pessoas querem ser tratadas de maneira respeitosa e competente, partindo da atenção aos horários e prazos agendados. Não exigir ou não fazer que o candidato fique esperando muito tempo, por ser desrespeitoso o mesmo ocorre para o tempo para ser o que caracterizaria uma falta de respeito pelo não cumprimento de horário.  Para evitar tais posturas o treinamento continuo seria uma forma de atenuar o problema, também muitas empresas preferem contratar terceirizadas para realizar o processo. Outro ponto muito importante que constitui uma das maiores reclamações dos candidatos gerando grande insatisfação é a ausência ou demora nas respostas pela empresa, as quais muitas das vezes não publicam o resultado de forma clara para os candidatos referente ao processo de seleção. 

            Conhecer de forma clara os critérios e as métricas a serem utilizadas em concordância com a alta direção da empresa, torna-se um ponto de bastante destaque, pois partimos do pressuposto que todos precisam de treinamentos específicos relativos as técnicas que estarão empregando nos processos de seleção juntamente com profissionais da área e não amadores.

               Criar condições internas para que os profissionais envolvidos nesta atividade sejam sempre auditados ou confrontados acerta do profissionalismo empregado nas ações de recrutamento e seleção, visto a necessidade e o novo tempo pelo qual transitamos.

Acredito que há uma necessidade profunda e intensamente humana de confiança, honestidade, integridade e conduta ética com as pessoas com quem criamos importantes relacionamentos. Além do mais, acredito que esse imperativo moral deve motivar empresas a se esforçarem para satisfazer essa necessidade que diz respeito a todos os seus constituintes, clientes empregados, enfim todos os que dela dependem. E, finalmente, acredito que as empresas que são mais consistentemente éticas em sua conduta serão, em media, mais bem-sucedidas, afirma : James Burke, 1987, apud AGUIAR, 1996, p. 11-12

Medidas preventivas

                Visto a necessidade de desenvolvimento da importante ação a ser desempenhada na empresa através do processo de recrutamento e seleção, que destaco pontos que podem ser utilizados como mecanismos ou como medidas antiéticas para alguns profissionais, que necessitam ser enquadrada a fim de evitarem posição ou situações de constrangimentos para os candidatos ou até mesmo a empresa.

 

  • Alinhamento com as estratégias corporativas e políticas de RH
  • Clareza na divulgação da vaga e do processo de seleção
  • Assegurar confidencialidade do processo
  • Detalhamento das vagas em aberto e posterior a seleção divulgação dos selecionados, indicando notas ou algo que justifique uns terem conseguido a vaga e outros não.
  • Divulgação de forma ampla das politicas e código de conduta da empresa
  • Instituir um canal de ‘COMPLIANCE’
  • Mecanismos de avaliação posterior do processo seletivo
  • Posterior entrevista de seleção
  • Realização de Workshops para melhoria do serviço
  • Treinamento continuo dos profissionais que se envolvem no processo

Conclusão

              É necessário ter valores e limites que se tornam cada vez mais importantes  nas empresas , na sociedade  e na comunidade como um todo. Um processo de seleção e recrutamento envolve regras e posturas éticas dos que nele estão envolvidos, o que estabelece politicas e condutas a serem utilizadas. Conciliar os interesses da empresa somente no processo sem o envolvimento pessoal e com tratamento digno e humanizado. Utilizar a valorização do ser humano a tomo momento é uma forma de a empresa tornar o processo de seleção envolvente e ao mesmo tempo inibir que qualquer possibilidade de favorecimento ocorra. Vimos que se torna imprescindível à capacitação continua e a reciclagem constante dos profissionais envolvidos. Aliados a uma postura clara, transparente e objetiva do processo de seleção, uma vez que  atualmente ocorre  processos caracterizados como poucos éticos desgastando a imagem institucional da empresa e a confiança dos candidatos.

Referências bibliográficas

RECURSOS HUMANOS • Ética nos processos de recrutamento e seleção

FGV APOSTILA RECURSOS HUMANOS

LACOMBE, F.J.M. (2004). Recursos humanos: princípios e tendências. Rio De Janeiro: Saraiva

CAXITO, Fabiano de Andrade. IESDE, ed. Recrutamento e seleção de pessoas2008 1 ed. Curitiba: [s.n.] 9788538722564

LODI, J. B. (1967). Recrutamento de Pessoal. São Paulo: Pioneira

BULGACOV, S. (2006). Manual de Gestão Empresarial. São Paulo: Atlas

FRANÇA, A. C. L. (2009). Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos 1 ed. São Paulo: Atlas

CHIAVENATO, I. (1999). Planejamento, recrutamento e seleção e pessoal: Como agregar talentos à empresa 4 ed. São Paulo: Atlas

GEORGE, B.; Snell, S. (2011). Administração de Recursos Humanos 14 ed. São Paulo: Cengage Learning

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com