TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PROCESSOS

Por:   •  13/2/2016  •  Artigo  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Mensuração do Capital Intelectual em Processos

Lamberto Ricarte Serra Júnior1

1Diretoria-Geral, Assessoria de Projetos e Gestão – Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional, Anexo II CD – 70.160-900 – Brasília – DF – Brasil

lamberto.junior@camara.gov.br

Resumo: A Gestão por Processos e a Gestão do Conhecimento são áreas do conhecimento que visam auxiliar as organizações no seu processo de inovação e de melhoria contínua. Esse artigo analisa como as contribuições de cada uma dessas áreas do conhecimento podem possibilitar a construção de um modelo de maturidade que auxilie as organizações na mensuração do capital intelectual existente nos seus processos de trabalho, criando uma base que permita justificar o investimento em Gestão por Processos.

Abstract: The Business Process Management and Knowledge Management are knowledge areas designed to assist organizations in their process of innovation and continuous improvement. This article examines how the contributions of each of these areas of knowledge can enable the construction of a maturity model to assist organizations in measuring intellectual capital in their existing work processes, creating a foundation that justifies the investment in Business Process Management.

Introdução

No final do século XX, dois grandes temas relacionados às práticas de gestão organizacional passaram por momentos de consolidação dando origem ao que atualmente é denominado Gestão do Conhecimento e Gestão por Processos. Esses não são assuntos novos, motivados por modismos passageiros. Ao contrário, são temas presentes nas agendas dos grandes executivos nos últimos 30 ou 40 anos. Talvez não tenham sido reconhecidos por esses nomes no passado, mas na última década seu corpo teórico tem sido discutido e documentado em muitas publicações produzidas por grandes autores e as práticas relacionadas aos dois temas estão sendo experimentadas em diversas iniciativas organizacionais.

Tanto a Gestão do Conhecimento como a Gestão por Processos visa contribuir para a melhoria organizacional por meio do estímulo à inovação e pelo aperfeiçoamento do uso dos recursos internos da organização. Estão relacionadas a questões humanas e a aspectos tecnológicos e, finalmente, podem ser combinadas para potencializar em uma os efeitos da outra. Assim, ao trabalhar a melhoria de um processo organizacional, um dos principais objetivos da Gestão por Processos, se faz necessário aplicar as técnicas de Gestão do Conhecimento para que a organização possa se apropriar do capital intelectual que orbita o processo e potencializar o uso desses ativos de conhecimento na produção de mais conhecimento organizacional, bem como, permitir que o processo em si possa ter um valor agregado que traga benefícios adicionais à própria organização.

O investimento necessário na melhoria dos processos organizacionais deve ser percebido pela alta administração como algo positivo, cujo resultado trás em si um valor mensurável e que, portanto, pode justificá-lo. Cada processo gerido pela organização, segundo os preceitos da Gestão por Processos, está submetido a ciclos de melhoria contínua que lhe permitem um determinado grau de maturidade ao longo do tempo. Essa deve ser a percepção de valor associada ao processo que a alta administração deve ter. Não se deve esperar que um processo saia do zero a 100% em um único ciclo de melhoria, ou que algo cujo valor para organização era desconhecido passe a ser reconhecido como um ativo de conhecimento imprescindível da noite para o dia. O conceito de maturidade, comum em outras áreas do conhecimento, pode ser a chave para uma boa avaliação do ganho obtido pela organização em relação aos ativos intangíveis associados aos processos de trabalho.

Conceitos básicos

Para que possamos entender como a Gestão do Conhecimento e a Gestão por Processos se relacionam, temos que estabelecer um entendimento básico dos conceitos existentes em cada uma dessas áreas do conhecimento.

Esse artigo irá apresentar apenas alguns conceitos considerados fundamentais para a sua fundamentação, entretanto, há na literatura especializada excelentes textos introdutórios sobre Gestão do Conhecimento e Gestão por Processos que poderão esclarecer outros conceitos que por ventura falte ao estimado leitor. Para entendermos o que é conhecimento usarei a definição formulada por Probst (2006),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com