TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO EMPRESA

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Introdução.............................................................................................. 02

Entendendo as teorias, se realiza a prática .......................................... 03

INTRODUÇÃO

Iremos expor na primeira etapa o conceito dos quatros importantes fundamentos administrativos que são: planejar, organizar, dirigir e controlar e a sua função na empresa e o planejamento estratégico que é a forma eficiente de se alcançar o objetivo ficara.

Na segunda etapa veremos a sobre a organização do ponto de vista da ação empresarial seus efeitos no dia-a-dia, os tipos de autoridade e sobre a cultura empresarial

Entendendo as teorias, se realiza a prática.

O processo administrativo tem quatro fundamentos importantes para se alcançar bons resultados tais como planejar, organizar, dirigir e controlar.

O planejamento é o caminho a ser traçado para atingir tal objetivo, especificando melhor o planejamento ele é dividido em dois conceitos, o estratégico que é o caminho traçado pela hierarquia da empresa que tem longo prazo a ser cumprido e o tático que visa organizar as condições reais e futuras para se alcançar o objetivo.

Próximo conceito é organização, que também são separados em dois conceitos tais como formal que é a divisão do trabalho de acordo com a competência e função de cada pessoa na empresa e o informal, que acontece naturalmente na interação das pessoas com o trabalho em equipe. A organização tem um grande papel pois é através dela que acontece a divisão do trabalho, interação dos colaboradores de diferentes níveis hierárquica e setores de trabalho, pois é da união que nasce a força para progredir.

Outro conceito é a direção, se resume em liderança, é uma pessoa mantendo em ordem, direcionando o trabalho de toda equipe. O papel de um líder não é fácil, lidar com a relação entre pessoas e muito mais complicada do que possam imaginar, o líder tem que saber lidar com as pessoas em diferentes situações, saber coordenar a equipe para que sejam bem executadas as tarefas, manter sempre com pulso firme e manter sempre atualizado e flexível para que consiga sempre lidar com as inovações constantes do mundo, principalmente as inovações tecnológicas, assim dirigindo a uma equipe com pessoas motivadas e sempre dispostas a dar o seu melhor em seu trabalho.

E por ultimo conceito de controlar, que tem como principal objetivo medir, corrigir, supervisionar, inspecionar e proteger a empresa.

Saindo do foco de fundamentos administrativos o conceito de estratégia que é a ação que define na empresa o rumo a seguir no futuro.

Um bom planejamento estratégico pode gerar vários benefícios para a empresa, muitos acham que gestão estratégica e planejamento estratégico é a mesa coisa, mas não são mesmo tento nomes parecidos, ambos têm sua definição na visão empresarial. O planejamento é a formulação de objetivos, utilizando as condições internas e externas da empresa, são os propósitos pela qual foi criada e existem no mercado, sendo assim a definição de sua missão, visão, valores, metas... Já a gestão acontece de acordo com os fatos ocorridos no dia- a – dia, no decorrer do trabalho são implantadas novas ações de acordo com as necessidades, podemos dizer que é uma avaliação constante do trabalho.

Toda decisão, estratégia ou ação tomada na empresa tem que ser feita com muita precaução, é por isso que gestores (administradores) fazem a analise do ambiente. Nessa analise são observadas as oportunidades que são fatores positivos, as ameaças que são fatores negativos, as forças que são as vantagens internas e as fraquezas as desvantagens internas.

Analisando os fundamentos administrativos e a estratégia, podemos observar que não basta apenas saber o significado de cada coisa, é preciso entender e saber aplicá-las no dia-a-dia, pois é na pratica que as dificuldades vão surgindo, assim percebemos que não é tão fácil quanto na teoria, a ausência desses fundamentos pode gerar conseqüências negativas para a empresa.

Etapa 2

Como já dito anteriormente é através da organização que é feita a divisão do trabalho, a interação dos colaboradores e a progressão do trabalho, porém agora iremos falar da organização de outro ponto de vista onde ela depende de outras funções para atingir o processo de administrativo.

Classificando a organização em níveis podemos obter três, assim sendo em nível global que atinge a empresa por completo sem excluir nenhum departamento, já o nível departamental abrange separadamente cada departamento da empresa e por ultimo o nível das operações que tem suas atividades focadas em tarefas ou operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com