TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, METODOS QUANTITATIVOS ETICA, POLITICA E SOCIEDADE

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.025 Palavras (17 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2 Microeconomia e Macroeconomia 1................................................................4

2.1.1 Inflação........................................................................................................4

2.1.2 Taxa de Juros..............................................................................................4

2.1.3 Taxa de Cambio ..........................................................................................5

3 Métodos Quantitativos 2....................................................................................6

a) Medidas Descritivas.3....................................................................................6

I. Medidas de Tendência Central..................................................................6

II. Medidas de dispersão................................................................................. 7

III. Técnicas de Amostragem Probabilística..............................................8/9/10/11

a) Números-Índices 4.............................................................................................11

b) Deflação de dados 5...........................................................................................12

4 Ética Politica e Sociedade 6...............................................................................13

5 CONCLUSÃO 7......................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

1.1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado para demostrar de maneira clara e objetiva, em alguns campos administrativos. E relacionados nesse trabalho, como macroeconomia e microeconomia, envolvendo alguns aspectos da economia. Analisar os métodos quantitativos á gestão empresarial dando uma visão em diversos ângulos, que nelas se englobam, formando entre se um conceito, Seguindo a mesma dimensão o conceito de ética empresarial ira analisar o que se diz a suas regras, e sua metodologia.

DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 1

2.1.1 INFLAÇÃO

A inflação representa um aumento de preços nos produtos no país ou determinado região, durante um período. A inflação esta sendo um dos maiores problemas da economia brasileira, porem deve – se ter uma atenção e acompanhamento do governo e da sociedade. Os trabalhadores mais pobres como não conseguem aplicar o seu dinheiro não estão sujeitos à correção inflacionária.

O aumento exagerado dos preços no mercado representa uma queda do poder de compra. Existem algumas formas para se medir o índice de inflação de um país. No Brasil o cálculo é feito através de médias estatísticas móveis. A inflação no mês de setembro de 2013 teve um aumento de 0,35%, pela a primeira vez em seis meses, com isso um valor mais baixo de 6% em 12 meses.

Existem vários fatores que altera a inflação, como o petróleo e a energia elétrica, o seu alto consumo contribui no aumento da inflação. Outro fator que contribui para o seu aumento próprio governo que gasta mais do que arrecada dos impostos. “Segundo o site globo.com a inflação em Fortaleza fecha com a maior inflação do país em Abril/14”, e o que contribui para esse aumento foi às frutas e legumes. E mesmo com essa noticia o mercado financeiro espera menos inflação e mais crescimento para o Brasil este ano.

2.1.2 TAXA DE JUROS

A taxa de juros é um índice utilizado na economia e nas finanças, para registrar os rendimentos da poupança ou o custo de uma operação de crédito, caso uma pessoa ou empresa que decide a fazer um empréstimo. Na poupança a taxa de juros é calculada em porcentagem e seus rendimentos são de forma mensal ou anual. Sendo assim os rendimentos a partir das poupanças, dará um ganho mensal de acordo com a quantidade de dinheiro investida e o tempo durante. Já nas operações de credito, se uma empresa ou pessoa fizer um empréstimo de para obter dinheiro, os banco que fizer a operação do mesmo, aplicará uma taxa de juros sobre o dinheiro emprestado que dependerá do tempo em que se compromete em devolver e da quantidade de efetivo que se estenda ao interessado. Existem dois tipos de indicadores que permitem medir a taxa de juros. A taxa de juros nominal ou TIN, que é a porcentagem aplicada na hora de realizar o pagamento dos juros. E a taxa anual equivalente ou TAE, que mede qual é o ganho ao final de um dado ano, de forma padrão. Conforme noticias do site G1.com. Copom eleva taxa básica de juros em 11% ao ano para controlar a inflação. ” O Copom (Comitê de Política Monetária) elevou novamente a taxa básica de juros da economia em 11% ao ano. O comitê decidiu acrescentar 0,25, ponto percentual aos juros, o nono aumento consecutivo da Selic. Agora, a taxa chega aos 11%, o maior patamar desde janeiro de 2012. A taxa de juros cresceu para auxiliar no controle da inflação. No mês de fevereiro, o acumulado em 12 meses foi de 5,68%, mas o mercado espera que a alta chegue a 6,3% até o fim do ano. Um percentual que quase esbarra no teto da meta, que é de 6,5%.

2.1.3 TAXA DE CAMBIO

A taxa de cambio é uma relação de entre duas moedas. Que significa que troca de moedas de acordo aos seus valores. Onde você pode compra e também pode vender. Que se resume em compra e venda de moedas. Essas trocas podem ser feitas no banco casas/agências de câmbio, de acordo a taxa de cambio. Algumas empresas dizem que a taxa de cambio real esta prejudicando as exportações, pois as exportações respondem mais às condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com